Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101996
Resumo: Neste trabalho, dirigimo-nos para a formação do acadêmico que atua nas licenciaturas em Ciências e Matemática, procurando compreendê-la a partir de uma situação em que pesquisadores em Biologia, Física, Química, Matemática e Educação Científica participam de um projeto de formação continuada de professores de uma escola pública, no qual coordenavam grupos de trabalho e assumiam a orientação de pesquisas realizadas pelos professores da escola. Nosso olhar volta-se para a dupla interação, uma, entre acad~emicos que pesquisam nessas diferentes áreas da Ciência, e outra entre eles e os professores da Escola. Defendemos a tese de que situações caracterizadas pelo trabalho conjunto entre professores da universidade e professores da escola são potencialmente ricas para que os primeiros produzam conhecimento sobre objetos relacionados à docência. Consideramos que tais objetos estão, na maioria dos casos, muito distante do universo do acadêmico que atua nas licenciaturas e que somente podem ser constituídos dentro de uma rede de relações que é justamente produto da interação entre o universo acadêmico e escola. Obras de Paulo Freire e Pierre Bourdieu ajudaram-nos a abordar a formação no sentido da transformação. quando levamos em conta que os sujeitos/agentes estão inseridos em estruturas estruturantes que perpassam valores, os quais são assumidos através de suas representações. Enquanto acadêmica participante do projeto, constituímos o cenário de nossa pesquisa em ambiente natural, elegendo como dados transcrições de registros, em áudio, de reuniões que ocorreram durante o sexto ano de realização do projeto. Através da análise de conteúdo, pudemos reconhecer que os propósitos da pesquisa do professor não são veiculados apenas pelas boas intenções dos que se propõem a orientá-las, mas também pelas estruturas a que eles estão sujeitos.
id UNSP_a168ae046e63e4c499874e6ab6017f29
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101996
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitárioProfessores universitários - FormaçãoEducaçãoNeste trabalho, dirigimo-nos para a formação do acadêmico que atua nas licenciaturas em Ciências e Matemática, procurando compreendê-la a partir de uma situação em que pesquisadores em Biologia, Física, Química, Matemática e Educação Científica participam de um projeto de formação continuada de professores de uma escola pública, no qual coordenavam grupos de trabalho e assumiam a orientação de pesquisas realizadas pelos professores da escola. Nosso olhar volta-se para a dupla interação, uma, entre acad~emicos que pesquisam nessas diferentes áreas da Ciência, e outra entre eles e os professores da Escola. Defendemos a tese de que situações caracterizadas pelo trabalho conjunto entre professores da universidade e professores da escola são potencialmente ricas para que os primeiros produzam conhecimento sobre objetos relacionados à docência. Consideramos que tais objetos estão, na maioria dos casos, muito distante do universo do acadêmico que atua nas licenciaturas e que somente podem ser constituídos dentro de uma rede de relações que é justamente produto da interação entre o universo acadêmico e escola. Obras de Paulo Freire e Pierre Bourdieu ajudaram-nos a abordar a formação no sentido da transformação. quando levamos em conta que os sujeitos/agentes estão inseridos em estruturas estruturantes que perpassam valores, os quais são assumidos através de suas representações. Enquanto acadêmica participante do projeto, constituímos o cenário de nossa pesquisa em ambiente natural, elegendo como dados transcrições de registros, em áudio, de reuniões que ocorreram durante o sexto ano de realização do projeto. Através da análise de conteúdo, pudemos reconhecer que os propósitos da pesquisa do professor não são veiculados apenas pelas boas intenções dos que se propõem a orientá-las, mas também pelas estruturas a que eles estão sujeitos.In this work, we address the education of scholars who teaches in Science and Mathematics Techer Education programs. We approach this subject through a situation in which Biology, Physics, Chemistry, Mathematics and Science Education researchers participate in an in-service teacher education project that took place in a public school, by coordinationg work groups and advising school teacher researches. We focused on a double interaction, among scholars of different areas of Science and Mathematics, and between them and the school teachers. We defend the thesis that situations characterized by scholars and school teachers cooperative work are potentially rich for the formers to produce knowledge about objects related to instruction. We believe both that such objects, in most of the cases, are too far from the universe of scholars who teach in Teacher Education programs and that they only can be constituted inside a relation web produced during the interaction between university and school. Writings by Paulo Freire w Pierre Bourdieu helped us to approach education in the sense of transformation, when we considered that individuals/agents were placed in structuring structures which enclose values, assumed through their representations. By being one of the scholars who participated in the project, we constituted our research setting in a natural environment, by electing data from transcriptions of audio-recorded meetings that occurred during the sixth year of the project. Through conten analysis, we were able to recognize that the purpose of teacher research are not accomplished by the good intentions of those who are willing to advise it, but also by the structures they are submitted to.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2008-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis140 f. : il.application/pdfFREITAS, Zulind Luzmarina. Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário. 2008. 140 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101996000553526freitas_zl_dr_bauru.pdf33004056079P02571977671030681Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:03:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101996Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462023-09-30T06:03:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário
title Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário
spellingShingle Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário
Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Professores universitários - Formação
Educação
title_short Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário
title_full Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário
title_fullStr Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário
title_full_unstemmed Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário
title_sort Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário
author Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
author_facet Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores universitários - Formação
Educação
topic Professores universitários - Formação
Educação
description Neste trabalho, dirigimo-nos para a formação do acadêmico que atua nas licenciaturas em Ciências e Matemática, procurando compreendê-la a partir de uma situação em que pesquisadores em Biologia, Física, Química, Matemática e Educação Científica participam de um projeto de formação continuada de professores de uma escola pública, no qual coordenavam grupos de trabalho e assumiam a orientação de pesquisas realizadas pelos professores da escola. Nosso olhar volta-se para a dupla interação, uma, entre acad~emicos que pesquisam nessas diferentes áreas da Ciência, e outra entre eles e os professores da Escola. Defendemos a tese de que situações caracterizadas pelo trabalho conjunto entre professores da universidade e professores da escola são potencialmente ricas para que os primeiros produzam conhecimento sobre objetos relacionados à docência. Consideramos que tais objetos estão, na maioria dos casos, muito distante do universo do acadêmico que atua nas licenciaturas e que somente podem ser constituídos dentro de uma rede de relações que é justamente produto da interação entre o universo acadêmico e escola. Obras de Paulo Freire e Pierre Bourdieu ajudaram-nos a abordar a formação no sentido da transformação. quando levamos em conta que os sujeitos/agentes estão inseridos em estruturas estruturantes que perpassam valores, os quais são assumidos através de suas representações. Enquanto acadêmica participante do projeto, constituímos o cenário de nossa pesquisa em ambiente natural, elegendo como dados transcrições de registros, em áudio, de reuniões que ocorreram durante o sexto ano de realização do projeto. Através da análise de conteúdo, pudemos reconhecer que os propósitos da pesquisa do professor não são veiculados apenas pelas boas intenções dos que se propõem a orientá-las, mas também pelas estruturas a que eles estão sujeitos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-05
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Zulind Luzmarina. Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário. 2008. 140 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/101996
000553526
freitas_zl_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
identifier_str_mv FREITAS, Zulind Luzmarina. Um projeto de interação Universidade-Escola como espaço formativo para a docência do professor universitário. 2008. 140 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000553526
freitas_zl_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
url http://hdl.handle.net/11449/101996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826303444897497088