Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP], Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200006
http://hdl.handle.net/11449/26483
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores da universidade que atuam em licenciaturas de Física, Biologia e Matemática, procurando compreendê-la a partir de sua participação em um projeto de formação continuada de professores da rede pública de ensino. O referencial teórico, apoiado em Pierre Bourdieu e Paulo Freire, possibilitou a constituição de instrumentos para caracterizar o processo de formação como construção coletiva de uma estrutura formativa. Para isso, foi necessário considerar tanto a interação de professores da universidade entre si como aquela entre eles e os professores da escola. Os resultados revelaram que o envolvimento dos professores da universidade no projeto possibilitou-lhes a produção de conhecimento em um domínio para o qual normalmente não são chamados a fazê-lo, na prática da vida universitária, a saber: a docência.
id UNSP_82e464079dd8c234204c4cc6aa563645
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26483
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escolaEducation of university professors in the context of university-school interactionFormação de professoresFormação de formadoresTeacher educationScience educationUniversity-SchoolEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores da universidade que atuam em licenciaturas de Física, Biologia e Matemática, procurando compreendê-la a partir de sua participação em um projeto de formação continuada de professores da rede pública de ensino. O referencial teórico, apoiado em Pierre Bourdieu e Paulo Freire, possibilitou a constituição de instrumentos para caracterizar o processo de formação como construção coletiva de uma estrutura formativa. Para isso, foi necessário considerar tanto a interação de professores da universidade entre si como aquela entre eles e os professores da escola. Os resultados revelaram que o envolvimento dos professores da universidade no projeto possibilitou-lhes a produção de conhecimento em um domínio para o qual normalmente não são chamados a fazê-lo, na prática da vida universitária, a saber: a docência.This article presents results of research on education of university professors who work in Undergraduate Physics, Biology and Mathematics Education Courses, starting from their participation in a project of continuing education for public school teachers. The theoretical framework, supported by Pierre Bourdieu and Paulo Freire, allowed us to construct instruments in order to characterize the education process as a collective construction of a formative endeavor. For this purpose, it was necessary to consider both the interaction among university teachers and the interaction among them and the high school teachers. The research results show that the involvement of university teachers in the project enabled them to produce knowledge in a domain that they are not normally called to do it, in the practice of everyday university life, namely, the teaching.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de EngenhariaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de EngenhariaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP]2014-05-20T15:07:22Z2014-05-20T15:07:22Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article323-334application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 323-334, 2012.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648310.1590/S1516-73132012000200006S1516-73132012000200006S1516-73132012000200006.pdf257197767103068126878728249648610000-0003-4001-5592SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T15:41:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:16.255627Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola
Education of university professors in the context of university-school interaction
title Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola
spellingShingle Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola
Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Formação de professores
Formação de formadores
Teacher education
Science education
University-School
title_short Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola
title_full Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola
title_fullStr Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola
title_full_unstemmed Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola
title_sort Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola
author Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
author_facet Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação de formadores
Teacher education
Science education
University-School
topic Formação de professores
Formação de formadores
Teacher education
Science education
University-School
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores da universidade que atuam em licenciaturas de Física, Biologia e Matemática, procurando compreendê-la a partir de sua participação em um projeto de formação continuada de professores da rede pública de ensino. O referencial teórico, apoiado em Pierre Bourdieu e Paulo Freire, possibilitou a constituição de instrumentos para caracterizar o processo de formação como construção coletiva de uma estrutura formativa. Para isso, foi necessário considerar tanto a interação de professores da universidade entre si como aquela entre eles e os professores da escola. Os resultados revelaram que o envolvimento dos professores da universidade no projeto possibilitou-lhes a produção de conhecimento em um domínio para o qual normalmente não são chamados a fazê-lo, na prática da vida universitária, a saber: a docência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
2014-05-20T15:07:22Z
2014-05-20T15:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200006
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 323-334, 2012.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26483
10.1590/S1516-73132012000200006
S1516-73132012000200006
S1516-73132012000200006.pdf
2571977671030681
2687872824964861
0000-0003-4001-5592
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200006
http://hdl.handle.net/11449/26483
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 323-334, 2012.
1516-7313
10.1590/S1516-73132012000200006
S1516-73132012000200006
S1516-73132012000200006.pdf
2571977671030681
2687872824964861
0000-0003-4001-5592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 323-334
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128410594050048