Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102155 |
Resumo: | Nesta pesquisa promovemos uma discussão a respeito da identidade cultural do professor de matemática aquele que surge da pertença à cultura escolar. Para isso, entrevistamos dez professores de matemática da rede de ensino público de Rio Claro dois professores em cada década, no período compreendido entre 1950-2000 que, através de suas narrativas permitiram a utilização da história oral, como um procedimento de pesquisa. A memória foi suscitada através de entrevistas que, depois de transcritas, por nós, e validadas pelos entrevistados, serviram de base para a confecção das textualizações que motivaram a elaboração de quatro tendências históricas. Estas sugerem que o sujeito professor de matemática passou por vários descentramentos que levaram à fragmentação da sua identidade. Isso significa que o sujeito professor de matemática é oblíquo, transversal e parcial em suas crenças e verdades; a sua identidade é constituída a partir disso. As tendências mostram que, apesar dos descentramentos, algumas características permaneceram, embora parcialmente. A identidade apenas nos deixou de ser una, estável, previsível; tornando-se uma celebração móvel formada e transformada continuamente em relação às suas práticas docentes e posições sociais. Assim, estudamos as formas pelas quais os professores são representados ou interpelados no sistema cultural em que vivem. |
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Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000)Matemática - HistóriaHistoria oralEducação matemáticaMathematics EducationNesta pesquisa promovemos uma discussão a respeito da identidade cultural do professor de matemática aquele que surge da pertença à cultura escolar. Para isso, entrevistamos dez professores de matemática da rede de ensino público de Rio Claro dois professores em cada década, no período compreendido entre 1950-2000 que, através de suas narrativas permitiram a utilização da história oral, como um procedimento de pesquisa. A memória foi suscitada através de entrevistas que, depois de transcritas, por nós, e validadas pelos entrevistados, serviram de base para a confecção das textualizações que motivaram a elaboração de quatro tendências históricas. Estas sugerem que o sujeito professor de matemática passou por vários descentramentos que levaram à fragmentação da sua identidade. Isso significa que o sujeito professor de matemática é oblíquo, transversal e parcial em suas crenças e verdades; a sua identidade é constituída a partir disso. As tendências mostram que, apesar dos descentramentos, algumas características permaneceram, embora parcialmente. A identidade apenas nos deixou de ser una, estável, previsível; tornando-se uma celebração móvel formada e transformada continuamente em relação às suas práticas docentes e posições sociais. Assim, estudamos as formas pelas quais os professores são representados ou interpelados no sistema cultural em que vivem.In this study, we promote a discussion regarding the cultural identity of the mathematics teacher - that which arises from belonging to the school culture. We interviewed ten mathematics teachers from the public school system in Rio Claro, São Paula. Brazil - two teachers from each decade in the period 1950-2000. Their narratives were used as a basis for using Oral History as a research methodology. Memories were aroused through the interviews which, after transcribed, and later validated with the interviewees, served as a basis for creatinq the texts that lead to the elaboration of four historical tendencies. These suggest that the subject mathematics teacher went through various descentramentos (sensations of disconcertion or disorientation) that lead to the fragmentation of their identity. This means that the subject mathematics teacher is oblique, transversal, and partial in his/her beliefs and truths; it is the basis for the constitution of his/her identity. The trends show that, in spite of the descentramentos, some characteristics remain, albeit partially. The identity is simply no longer one, stable, predictable, becoming a mobile celebration, continuously formed and transformed in relation to his/her teaching practices and social position. Thus, we studied the ways in which the teachers are represented or questioned within the cultural system in which they live.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2004-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis259 f. + 1 CD-ROMapplication/pdfSILVA, Silvia Regina Vieira da. Identidade cultural do professor de matemática a partir de depoimentos (1950-2000). 2004. 259 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.http://hdl.handle.net/11449/102155000220477silva_srv_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T07:00:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102155Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:06:46.913606Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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