Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos

Bibliographic Details
Main Author: Ventorini, Sílvia Elena [UNESP]
Publication Date: 2014
Format: Book
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/113737
Summary: O livro discorre sobre a trajetória da autora na busca de fundamentação teórico-metodológica para analisar dados sobre a organização espacial de alunos cegos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola especial com o objetivo de investigar como os educandos cegos organizavam os objetos no espaço e que estratégias usavam para constituir suas representações. Os educandos representaram locais de seu cotidiano por meio de desenhos, maquetes e narrativas. A pesquisadora também dialogou com estudiosos da área da Psicologia que investigam os desenvolvimentos motor e cognitivo de crianças cegas e a relação delas com o espaço. As análises dos resultados indicam que os alunos cegos exploram os objetos no espaço tendo como base o eixo de simetria do próprio corpo e, por isso, suas representações são elaboradas nas perspectivas vertical, horizontal e oblíqua. Ainda usam a distância funcional para medir o espaçamento entre um objeto e outro no espaço, assim como para estabelecer as formas e tamanhos de objetos menores.Nestas leituras, a autora também constatou a importância das relações sociais nos referidos desenvolvimentos. Assim, elaborou sua análise de uma perspectiva histórico-cultural, pois a seu ver pesquisar como o outro organiza e representa o espaço significa investigar também as suas relações sociais.
id UNSP_a2890e63455550dfee1d5ae593d229f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/113737
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casosCrianças deficientes visuais - EducaçãoCapacidade motora em criançasInclusão escolarEducação especialO livro discorre sobre a trajetória da autora na busca de fundamentação teórico-metodológica para analisar dados sobre a organização espacial de alunos cegos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola especial com o objetivo de investigar como os educandos cegos organizavam os objetos no espaço e que estratégias usavam para constituir suas representações. Os educandos representaram locais de seu cotidiano por meio de desenhos, maquetes e narrativas. A pesquisadora também dialogou com estudiosos da área da Psicologia que investigam os desenvolvimentos motor e cognitivo de crianças cegas e a relação delas com o espaço. As análises dos resultados indicam que os alunos cegos exploram os objetos no espaço tendo como base o eixo de simetria do próprio corpo e, por isso, suas representações são elaboradas nas perspectivas vertical, horizontal e oblíqua. Ainda usam a distância funcional para medir o espaçamento entre um objeto e outro no espaço, assim como para estabelecer as formas e tamanhos de objetos menores.Nestas leituras, a autora também constatou a importância das relações sociais nos referidos desenvolvimentos. Assim, elaborou sua análise de uma perspectiva histórico-cultural, pois a seu ver pesquisar como o outro organiza e representa o espaço significa investigar também as suas relações sociais.Editora Unesp2015-01-06T18:11:44Z2015-01-06T18:11:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book195 p.application/epub+zipVENTORINI, Sílvia Elena. Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 97885683342019788568334201http://hdl.handle.net/11449/113737ISBN9788568334201.epub33004137004P0porColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESPVentorini, Sílvia Elena [UNESP]info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2021-10-22T13:21:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/113737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-22T13:21:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos
title Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos
spellingShingle Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos
Ventorini, Sílvia Elena [UNESP]
Crianças deficientes visuais - Educação
Capacidade motora em crianças
Inclusão escolar
Educação especial
title_short Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos
title_full Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos
title_fullStr Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos
title_full_unstemmed Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos
title_sort Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos
author Ventorini, Sílvia Elena [UNESP]
author_facet Ventorini, Sílvia Elena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventorini, Sílvia Elena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças deficientes visuais - Educação
Capacidade motora em crianças
Inclusão escolar
Educação especial
topic Crianças deficientes visuais - Educação
Capacidade motora em crianças
Inclusão escolar
Educação especial
description O livro discorre sobre a trajetória da autora na busca de fundamentação teórico-metodológica para analisar dados sobre a organização espacial de alunos cegos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola especial com o objetivo de investigar como os educandos cegos organizavam os objetos no espaço e que estratégias usavam para constituir suas representações. Os educandos representaram locais de seu cotidiano por meio de desenhos, maquetes e narrativas. A pesquisadora também dialogou com estudiosos da área da Psicologia que investigam os desenvolvimentos motor e cognitivo de crianças cegas e a relação delas com o espaço. As análises dos resultados indicam que os alunos cegos exploram os objetos no espaço tendo como base o eixo de simetria do próprio corpo e, por isso, suas representações são elaboradas nas perspectivas vertical, horizontal e oblíqua. Ainda usam a distância funcional para medir o espaçamento entre um objeto e outro no espaço, assim como para estabelecer as formas e tamanhos de objetos menores.Nestas leituras, a autora também constatou a importância das relações sociais nos referidos desenvolvimentos. Assim, elaborou sua análise de uma perspectiva histórico-cultural, pois a seu ver pesquisar como o outro organiza e representa o espaço significa investigar também as suas relações sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-01-06T18:11:44Z
2015-01-06T18:11:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VENTORINI, Sílvia Elena. Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334201
9788568334201
http://hdl.handle.net/11449/113737
ISBN9788568334201.epub
33004137004P0
identifier_str_mv VENTORINI, Sílvia Elena. Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334201
9788568334201
ISBN9788568334201.epub
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/113737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195 p.
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790274564390912