Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982004000200004 http://hdl.handle.net/11449/27143 |
Resumo: | Este artigo relata os resultados de um estudo realizado com alunas de graduação em Letras, Português - Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês, Francês e Alemão). Objetivou verificar as metáforas, regras da prática e princípios que as alunas identificaram durante um processo de reflexão sobre suas formações profissionais. Foi possível identificar o impacto desses elementos em seus processos individuais de desenvolvimento de identidades como professoras. O resultado foi um conjunto de histórias biográficas escritas (fontes de experiências) nas quais as participantes se baseavam para constituir suas identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. Nesses processos, elas puderam construir ligações significativas entre os aspectos teóricos evidenciados nas leituras que realizaram durante o período da pesquisa e os vários eventos marcantes de suas narrativas orais acerca da carreira profissional. A associação dos vários aspectos de suas histórias pessoais às questões teóricas que foram discutidas durante a pesquisa revela processos de construções de identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. |
id |
UNSP_a2fa8816eb362fba33ea362ec629e968 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27143 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?Este artigo relata os resultados de um estudo realizado com alunas de graduação em Letras, Português - Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês, Francês e Alemão). Objetivou verificar as metáforas, regras da prática e princípios que as alunas identificaram durante um processo de reflexão sobre suas formações profissionais. Foi possível identificar o impacto desses elementos em seus processos individuais de desenvolvimento de identidades como professoras. O resultado foi um conjunto de histórias biográficas escritas (fontes de experiências) nas quais as participantes se baseavam para constituir suas identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. Nesses processos, elas puderam construir ligações significativas entre os aspectos teóricos evidenciados nas leituras que realizaram durante o período da pesquisa e os vários eventos marcantes de suas narrativas orais acerca da carreira profissional. A associação dos vários aspectos de suas histórias pessoais às questões teóricas que foram discutidas durante a pesquisa revela processos de construções de identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras.This paper reports on a study conducted with female pre-service teachers along the four years of their undergraduate program with major in Portuguese and a Foreign Language (English, Spanish, Italian, Japanese, French or German). The objective was to examine the metaphors, rules of practice and principles that they brought to their process of reflection upon their professional development. I have also identified the roles of these elements in their individual processes of developing their professional identity as teachers. The results were a set of written biographical stories (sources of experiences) in which the participants base themselves to constitute their professional identities as teachers of foreign languages. Within this process, they were able to construct meaningful connections between the theoretical aspects of readings that were undertaken during the research period and the many marking events of their oral narratives about their professional development. The association of the various aspects of their personal stories with the theoretical issues that were discussed during the research reveals processes of professional identity construction as teachers of foreign languages.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João A. [UNESP]2014-05-20T15:09:13Z2014-05-20T15:09:13Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article57-83application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982004000200004Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 4, n. 2, p. 57-83, 2004.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/2714310.1590/S1984-63982004000200004S1984-63982004000200004S1984-63982004000200004.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:17:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27143Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:32:56.475728Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? |
title |
Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? |
spellingShingle |
Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? Telles, João A. [UNESP] |
title_short |
Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? |
title_full |
Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? |
title_fullStr |
Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? |
title_full_unstemmed |
Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? |
title_sort |
Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? |
author |
Telles, João A. [UNESP] |
author_facet |
Telles, João A. [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telles, João A. [UNESP] |
description |
Este artigo relata os resultados de um estudo realizado com alunas de graduação em Letras, Português - Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês, Francês e Alemão). Objetivou verificar as metáforas, regras da prática e princípios que as alunas identificaram durante um processo de reflexão sobre suas formações profissionais. Foi possível identificar o impacto desses elementos em seus processos individuais de desenvolvimento de identidades como professoras. O resultado foi um conjunto de histórias biográficas escritas (fontes de experiências) nas quais as participantes se baseavam para constituir suas identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. Nesses processos, elas puderam construir ligações significativas entre os aspectos teóricos evidenciados nas leituras que realizaram durante o período da pesquisa e os vários eventos marcantes de suas narrativas orais acerca da carreira profissional. A associação dos vários aspectos de suas histórias pessoais às questões teóricas que foram discutidas durante a pesquisa revela processos de construções de identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T15:09:13Z 2014-05-20T15:09:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982004000200004 Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 4, n. 2, p. 57-83, 2004. 1984-6398 http://hdl.handle.net/11449/27143 10.1590/S1984-63982004000200004 S1984-63982004000200004 S1984-63982004000200004.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982004000200004 http://hdl.handle.net/11449/27143 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 4, n. 2, p. 57-83, 2004. 1984-6398 10.1590/S1984-63982004000200004 S1984-63982004000200004 S1984-63982004000200004.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57-83 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129084106997760 |