Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, João A. [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982004000200004
http://hdl.handle.net/11449/27143
Resumo: Este artigo relata os resultados de um estudo realizado com alunas de graduação em Letras, Português - Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês, Francês e Alemão). Objetivou verificar as metáforas, regras da prática e princípios que as alunas identificaram durante um processo de reflexão sobre suas formações profissionais. Foi possível identificar o impacto desses elementos em seus processos individuais de desenvolvimento de identidades como professoras. O resultado foi um conjunto de histórias biográficas escritas (fontes de experiências) nas quais as participantes se baseavam para constituir suas identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. Nesses processos, elas puderam construir ligações significativas entre os aspectos teóricos evidenciados nas leituras que realizaram durante o período da pesquisa e os vários eventos marcantes de suas narrativas orais acerca da carreira profissional. A associação dos vários aspectos de suas histórias pessoais às questões teóricas que foram discutidas durante a pesquisa revela processos de construções de identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras.
id UNSP_a2fa8816eb362fba33ea362ec629e968
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27143
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?Este artigo relata os resultados de um estudo realizado com alunas de graduação em Letras, Português - Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês, Francês e Alemão). Objetivou verificar as metáforas, regras da prática e princípios que as alunas identificaram durante um processo de reflexão sobre suas formações profissionais. Foi possível identificar o impacto desses elementos em seus processos individuais de desenvolvimento de identidades como professoras. O resultado foi um conjunto de histórias biográficas escritas (fontes de experiências) nas quais as participantes se baseavam para constituir suas identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. Nesses processos, elas puderam construir ligações significativas entre os aspectos teóricos evidenciados nas leituras que realizaram durante o período da pesquisa e os vários eventos marcantes de suas narrativas orais acerca da carreira profissional. A associação dos vários aspectos de suas histórias pessoais às questões teóricas que foram discutidas durante a pesquisa revela processos de construções de identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras.This paper reports on a study conducted with female pre-service teachers along the four years of their undergraduate program with major in Portuguese and a Foreign Language (English, Spanish, Italian, Japanese, French or German). The objective was to examine the metaphors, rules of practice and principles that they brought to their process of reflection upon their professional development. I have also identified the roles of these elements in their individual processes of developing their professional identity as teachers. The results were a set of written biographical stories (sources of experiences) in which the participants base themselves to constitute their professional identities as teachers of foreign languages. Within this process, they were able to construct meaningful connections between the theoretical aspects of readings that were undertaken during the research period and the many marking events of their oral narratives about their professional development. The association of the various aspects of their personal stories with the theoretical issues that were discussed during the research reveals processes of professional identity construction as teachers of foreign languages.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João A. [UNESP]2014-05-20T15:09:13Z2014-05-20T15:09:13Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article57-83application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982004000200004Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 4, n. 2, p. 57-83, 2004.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/2714310.1590/S1984-63982004000200004S1984-63982004000200004S1984-63982004000200004.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:17:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27143Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:32:56.475728Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?
title Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?
spellingShingle Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?
Telles, João A. [UNESP]
title_short Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?
title_full Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?
title_fullStr Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?
title_full_unstemmed Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?
title_sort Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?
author Telles, João A. [UNESP]
author_facet Telles, João A. [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, João A. [UNESP]
description Este artigo relata os resultados de um estudo realizado com alunas de graduação em Letras, Português - Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês, Francês e Alemão). Objetivou verificar as metáforas, regras da prática e princípios que as alunas identificaram durante um processo de reflexão sobre suas formações profissionais. Foi possível identificar o impacto desses elementos em seus processos individuais de desenvolvimento de identidades como professoras. O resultado foi um conjunto de histórias biográficas escritas (fontes de experiências) nas quais as participantes se baseavam para constituir suas identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. Nesses processos, elas puderam construir ligações significativas entre os aspectos teóricos evidenciados nas leituras que realizaram durante o período da pesquisa e os vários eventos marcantes de suas narrativas orais acerca da carreira profissional. A associação dos vários aspectos de suas histórias pessoais às questões teóricas que foram discutidas durante a pesquisa revela processos de construções de identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
2014-05-20T15:09:13Z
2014-05-20T15:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982004000200004
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 4, n. 2, p. 57-83, 2004.
1984-6398
http://hdl.handle.net/11449/27143
10.1590/S1984-63982004000200004
S1984-63982004000200004
S1984-63982004000200004.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982004000200004
http://hdl.handle.net/11449/27143
identifier_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 4, n. 2, p. 57-83, 2004.
1984-6398
10.1590/S1984-63982004000200004
S1984-63982004000200004
S1984-63982004000200004.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57-83
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129084106997760