Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTEzMQ== http://hdl.handle.net/11449/146952 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o projeto de extensão, "Multiplicando Saberes: Ludicidade e Qualidade de vida na infância" financiado pela Pró Reitoria de Extensão (PROEX) que é vinculado com o subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docente (PIBID) intitulado "A formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental a partir da valorização da Infância e da Cultura Corporal de Movimento"; conta ainda com a colaboração do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividades Motoras (CELAPAM), todos integrantes da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Fundamental no Município de Presidente Prudente SP, na qual, participaram aproximadamente 227 crianças na faixa etária entre seis e onze anos. A investigação procurou compreender como a ludicidade pode ser usada para a prevenção de doenças crônicas relacionadas a saúde infantil, tendo um olhar especial à obesidade. Segundo levantamento realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE), Ministério da Saúde e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a obesidade em crianças entre cinco a nove anos vem crescendo de forma alarmante; entre o período de 1989 a 2009, houve um crescimento de 12,5% entre o sexo masculino e 9,4% entre o sexo feminino, totalizando um aumento de 21,9 %. Com o intuito de minimizar este crescimento em 2007 foi institucionalizado o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa a contribuição para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, com parceria entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS). As atividades lúdicas dentro deste contexto pode ser uma ferramenta indispensável tanto para prática corporal, como para a manutenção de uma vida saudável, tendo em vista que a brincadeira é uma manifestação do mundo infantil, e que ao realiza-la a criança traz seus próprios conhecimentos adquiridos em ambientes fora da escola, como em suas casas, na rua, ou em outros contextos sociais. Nesse sentido, a Educação Física, por meio do lúdico deve propiciar às crianças novas vivências e reflexões a respeito da brincadeira e da importância para a manutenção de uma vida saudável, não perdendo a sua especificidade. |
id |
UNSP_a414e60ad49e741c9640d4e53fba6461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146952 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveisInfânciaLudicidadeObesidadeO presente trabalho apresenta o projeto de extensão, "Multiplicando Saberes: Ludicidade e Qualidade de vida na infância" financiado pela Pró Reitoria de Extensão (PROEX) que é vinculado com o subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docente (PIBID) intitulado "A formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental a partir da valorização da Infância e da Cultura Corporal de Movimento"; conta ainda com a colaboração do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividades Motoras (CELAPAM), todos integrantes da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Fundamental no Município de Presidente Prudente SP, na qual, participaram aproximadamente 227 crianças na faixa etária entre seis e onze anos. A investigação procurou compreender como a ludicidade pode ser usada para a prevenção de doenças crônicas relacionadas a saúde infantil, tendo um olhar especial à obesidade. Segundo levantamento realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE), Ministério da Saúde e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a obesidade em crianças entre cinco a nove anos vem crescendo de forma alarmante; entre o período de 1989 a 2009, houve um crescimento de 12,5% entre o sexo masculino e 9,4% entre o sexo feminino, totalizando um aumento de 21,9 %. Com o intuito de minimizar este crescimento em 2007 foi institucionalizado o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa a contribuição para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, com parceria entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS). As atividades lúdicas dentro deste contexto pode ser uma ferramenta indispensável tanto para prática corporal, como para a manutenção de uma vida saudável, tendo em vista que a brincadeira é uma manifestação do mundo infantil, e que ao realiza-la a criança traz seus próprios conhecimentos adquiridos em ambientes fora da escola, como em suas casas, na rua, ou em outros contextos sociais. Nesse sentido, a Educação Física, por meio do lúdico deve propiciar às crianças novas vivências e reflexões a respeito da brincadeira e da importância para a manutenção de uma vida saudável, não perdendo a sua especificidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Alan Alves [UNESP]Espindola, Rafael José [UNESP]Lima, José Milton de [UNESP]Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]Freitas Junior, Ismael Forte [UNESP]Santos, Luciana Zocante Santos [UNESP]Palomo, Caroline Paula da Silva [UNESP]Zambelli, Cristiane Maria [UNESP]Prado, Janaína Bolssone do [UNESP]Menoti, Joyce Cristina Claro [UNESP]Lima, Paulo Sérgio de [UNESP]Costa, Renato Lucas Amaral [UNESP]2017-01-02T15:40:04Z2017-01-02T15:40:04Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09131application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTEzMQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09991http://hdl.handle.net/11449/1469522013-09131-rocha.pdf77584441238380794284333955006772PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T17:43:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146952Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:49:06.966243Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveis |
title |
Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveis |
spellingShingle |
Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveis Rocha, Alan Alves [UNESP] Infância Ludicidade Obesidade |
title_short |
Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveis |
title_full |
Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveis |
title_fullStr |
Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveis |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveis |
title_sort |
Qualidade de vida na infância: o lúdico como ferramenta para aquisição de hábitos saudáveis |
author |
Rocha, Alan Alves [UNESP] |
author_facet |
Rocha, Alan Alves [UNESP] Espindola, Rafael José [UNESP] Lima, José Milton de [UNESP] Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP] Freitas Junior, Ismael Forte [UNESP] Santos, Luciana Zocante Santos [UNESP] Palomo, Caroline Paula da Silva [UNESP] Zambelli, Cristiane Maria [UNESP] Prado, Janaína Bolssone do [UNESP] Menoti, Joyce Cristina Claro [UNESP] Lima, Paulo Sérgio de [UNESP] Costa, Renato Lucas Amaral [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Espindola, Rafael José [UNESP] Lima, José Milton de [UNESP] Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP] Freitas Junior, Ismael Forte [UNESP] Santos, Luciana Zocante Santos [UNESP] Palomo, Caroline Paula da Silva [UNESP] Zambelli, Cristiane Maria [UNESP] Prado, Janaína Bolssone do [UNESP] Menoti, Joyce Cristina Claro [UNESP] Lima, Paulo Sérgio de [UNESP] Costa, Renato Lucas Amaral [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Alan Alves [UNESP] Espindola, Rafael José [UNESP] Lima, José Milton de [UNESP] Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP] Freitas Junior, Ismael Forte [UNESP] Santos, Luciana Zocante Santos [UNESP] Palomo, Caroline Paula da Silva [UNESP] Zambelli, Cristiane Maria [UNESP] Prado, Janaína Bolssone do [UNESP] Menoti, Joyce Cristina Claro [UNESP] Lima, Paulo Sérgio de [UNESP] Costa, Renato Lucas Amaral [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Ludicidade Obesidade |
topic |
Infância Ludicidade Obesidade |
description |
O presente trabalho apresenta o projeto de extensão, "Multiplicando Saberes: Ludicidade e Qualidade de vida na infância" financiado pela Pró Reitoria de Extensão (PROEX) que é vinculado com o subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docente (PIBID) intitulado "A formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental a partir da valorização da Infância e da Cultura Corporal de Movimento"; conta ainda com a colaboração do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividades Motoras (CELAPAM), todos integrantes da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Fundamental no Município de Presidente Prudente SP, na qual, participaram aproximadamente 227 crianças na faixa etária entre seis e onze anos. A investigação procurou compreender como a ludicidade pode ser usada para a prevenção de doenças crônicas relacionadas a saúde infantil, tendo um olhar especial à obesidade. Segundo levantamento realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE), Ministério da Saúde e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a obesidade em crianças entre cinco a nove anos vem crescendo de forma alarmante; entre o período de 1989 a 2009, houve um crescimento de 12,5% entre o sexo masculino e 9,4% entre o sexo feminino, totalizando um aumento de 21,9 %. Com o intuito de minimizar este crescimento em 2007 foi institucionalizado o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa a contribuição para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, com parceria entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS). As atividades lúdicas dentro deste contexto pode ser uma ferramenta indispensável tanto para prática corporal, como para a manutenção de uma vida saudável, tendo em vista que a brincadeira é uma manifestação do mundo infantil, e que ao realiza-la a criança traz seus próprios conhecimentos adquiridos em ambientes fora da escola, como em suas casas, na rua, ou em outros contextos sociais. Nesse sentido, a Educação Física, por meio do lúdico deve propiciar às crianças novas vivências e reflexões a respeito da brincadeira e da importância para a manutenção de uma vida saudável, não perdendo a sua especificidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:04Z 2017-01-02T15:40:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTEzMQ== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09991 http://hdl.handle.net/11449/146952 2013-09131-rocha.pdf 7758444123838079 4284333955006772 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTEzMQ== http://hdl.handle.net/11449/146952 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09991 2013-09131-rocha.pdf 7758444123838079 4284333955006772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09131 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128279329112064 |