Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Roberto Naves [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP], Stein-Barana, Alzira Cristina de Mello [UNESP], Otalara, Aline Piccoli [UNESP], Moreno, Leandro Xavier [UNESP], Alves, Glaycon Pataquni [UNESP], Souza, Willian Anderson Tavares de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143744
Resumo: Nos dias atuais é senso comum que o acesso à informação produz inclusão social. Neste sentido há uma necessidade premente de que vários setores da população brasileira tenham acesso às tecnologias da informação e há uma forte ênfase para o uso de computadores e acesso à internet como fator para a inclusão social. Porém não basta apenas ter acesso a esta tecnologia digital, é necessário saber usá-la de maneira a torna-la veículo para melhoria da qualidade de vida. Pesquisas divulgadas pela OEI e (Organização dos Estados Iberoamericanos), mostram que as populações dos paises iberoamericanos acreditam que a Ciência e a Tecnologia, são a principal causa da melhoria da qualidade de vida. No Brasil o problema de exclusão social se inclui neste contexto, pois impera o analfabetismo científico. A participação do professor das séries iniciais é fundamental para que essa situação seja revertida. Um professor preparado, fazendo uso da tecnologia digital, é a peça chave para a alfabetização em Ciências. Tendo sua formação atualizada, este educador despertará na criança o raciocínio, o espírito criativo seu interesse pelo mundo natural, e pelas inovações tecnológicas, isto consequentemente se tornará um dos fatores para a sua inclusão social. Nesta conjuntura está o projeto A TERRA EM QUE VIVEVEMOS que faz parte das atividades do CECEMCA (Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental UNESP/MEC). A Terra em que Vivemos, tem como alvo promover a formação continuada do Educador do primeiro ciclo do Ensino Fundamental com o objetivo de ampliar os conceitos e elaborar saberes relativos a Ciências, em particular referentes a área de Física. Neste contexto foi proposto um curso piloto de Extensão em formato EaD (Ensino a Distância), para professores das séries iniciais da Escola Municipal de Rio Claro Marcello Schmidt. O curso se apoiou na estrutura da plataforma TelEduc -PROEX. A elaboração do curso contou com a intensa participação dos alunos de graduação da licenciatura em Física. O conteúdo foi desenvolvido abordando situações do cotidiano e tendo como referência os orgãos do sentido, procurando articular a experimentação e a observação dos fenômenos da natureza, respeitando a criatividade do professor, estimulando-o a engendrar situações de ensino com as tarefas realizadas no curso. A abordagem do curso teve um impacto positivo nos professores da escola, de tal forma que durante as tarefas os professores organizaram com seus alunos experimentos de ciências aliados com outras áreas: como teatro, pintura e cinema. O entusiasmo foi tamanho, que organizaram uma Feira de Ciências, baseada no conteúdo do curso, inclusive com a cobertura da imprensa local.
id UNSP_a45fcc6ca5dbc0a0c5d209209ef0059d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143744
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão socialNos dias atuais é senso comum que o acesso à informação produz inclusão social. Neste sentido há uma necessidade premente de que vários setores da população brasileira tenham acesso às tecnologias da informação e há uma forte ênfase para o uso de computadores e acesso à internet como fator para a inclusão social. Porém não basta apenas ter acesso a esta tecnologia digital, é necessário saber usá-la de maneira a torna-la veículo para melhoria da qualidade de vida. Pesquisas divulgadas pela OEI e (Organização dos Estados Iberoamericanos), mostram que as populações dos paises iberoamericanos acreditam que a Ciência e a Tecnologia, são a principal causa da melhoria da qualidade de vida. No Brasil o problema de exclusão social se inclui neste contexto, pois impera o analfabetismo científico. A participação do professor das séries iniciais é fundamental para que essa situação seja revertida. Um professor preparado, fazendo uso da tecnologia digital, é a peça chave para a alfabetização em Ciências. Tendo sua formação atualizada, este educador despertará na criança o raciocínio, o espírito criativo seu interesse pelo mundo natural, e pelas inovações tecnológicas, isto consequentemente se tornará um dos fatores para a sua inclusão social. Nesta conjuntura está o projeto A TERRA EM QUE VIVEVEMOS que faz parte das atividades do CECEMCA (Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental UNESP/MEC). A Terra em que Vivemos, tem como alvo promover a formação continuada do Educador do primeiro ciclo do Ensino Fundamental com o objetivo de ampliar os conceitos e elaborar saberes relativos a Ciências, em particular referentes a área de Física. Neste contexto foi proposto um curso piloto de Extensão em formato EaD (Ensino a Distância), para professores das séries iniciais da Escola Municipal de Rio Claro Marcello Schmidt. O curso se apoiou na estrutura da plataforma TelEduc -PROEX. A elaboração do curso contou com a intensa participação dos alunos de graduação da licenciatura em Física. O conteúdo foi desenvolvido abordando situações do cotidiano e tendo como referência os orgãos do sentido, procurando articular a experimentação e a observação dos fenômenos da natureza, respeitando a criatividade do professor, estimulando-o a engendrar situações de ensino com as tarefas realizadas no curso. A abordagem do curso teve um impacto positivo nos professores da escola, de tal forma que durante as tarefas os professores organizaram com seus alunos experimentos de ciências aliados com outras áreas: como teatro, pintura e cinema. O entusiasmo foi tamanho, que organizaram uma Feira de Ciências, baseada no conteúdo do curso, inclusive com a cobertura da imprensa local.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingos, Roberto Naves [UNESP]Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP]Stein-Barana, Alzira Cristina de Mello [UNESP]Otalara, Aline Piccoli [UNESP]Moreno, Leandro Xavier [UNESP]Alves, Glaycon Pataquni [UNESP]Souza, Willian Anderson Tavares de [UNESP]2016-09-01T13:58:40Z2016-09-01T13:58:40Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject082application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 082http://hdl.handle.net/11449/1437442005-082-domingos.pdf12577947673010215288533882344753PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:24:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143744Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:58:08.891786Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão social
title Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão social
spellingShingle Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão social
Domingos, Roberto Naves [UNESP]
title_short Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão social
title_full Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão social
title_fullStr Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão social
title_full_unstemmed Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão social
title_sort Ensino a distância 'a terra em que vivemos': formação continuada de professores em ciências como fator de inclusão social
author Domingos, Roberto Naves [UNESP]
author_facet Domingos, Roberto Naves [UNESP]
Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP]
Stein-Barana, Alzira Cristina de Mello [UNESP]
Otalara, Aline Piccoli [UNESP]
Moreno, Leandro Xavier [UNESP]
Alves, Glaycon Pataquni [UNESP]
Souza, Willian Anderson Tavares de [UNESP]
author_role author
author2 Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP]
Stein-Barana, Alzira Cristina de Mello [UNESP]
Otalara, Aline Piccoli [UNESP]
Moreno, Leandro Xavier [UNESP]
Alves, Glaycon Pataquni [UNESP]
Souza, Willian Anderson Tavares de [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Roberto Naves [UNESP]
Lopes, Deisy Piedade Munhoz [UNESP]
Stein-Barana, Alzira Cristina de Mello [UNESP]
Otalara, Aline Piccoli [UNESP]
Moreno, Leandro Xavier [UNESP]
Alves, Glaycon Pataquni [UNESP]
Souza, Willian Anderson Tavares de [UNESP]
description Nos dias atuais é senso comum que o acesso à informação produz inclusão social. Neste sentido há uma necessidade premente de que vários setores da população brasileira tenham acesso às tecnologias da informação e há uma forte ênfase para o uso de computadores e acesso à internet como fator para a inclusão social. Porém não basta apenas ter acesso a esta tecnologia digital, é necessário saber usá-la de maneira a torna-la veículo para melhoria da qualidade de vida. Pesquisas divulgadas pela OEI e (Organização dos Estados Iberoamericanos), mostram que as populações dos paises iberoamericanos acreditam que a Ciência e a Tecnologia, são a principal causa da melhoria da qualidade de vida. No Brasil o problema de exclusão social se inclui neste contexto, pois impera o analfabetismo científico. A participação do professor das séries iniciais é fundamental para que essa situação seja revertida. Um professor preparado, fazendo uso da tecnologia digital, é a peça chave para a alfabetização em Ciências. Tendo sua formação atualizada, este educador despertará na criança o raciocínio, o espírito criativo seu interesse pelo mundo natural, e pelas inovações tecnológicas, isto consequentemente se tornará um dos fatores para a sua inclusão social. Nesta conjuntura está o projeto A TERRA EM QUE VIVEVEMOS que faz parte das atividades do CECEMCA (Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental UNESP/MEC). A Terra em que Vivemos, tem como alvo promover a formação continuada do Educador do primeiro ciclo do Ensino Fundamental com o objetivo de ampliar os conceitos e elaborar saberes relativos a Ciências, em particular referentes a área de Física. Neste contexto foi proposto um curso piloto de Extensão em formato EaD (Ensino a Distância), para professores das séries iniciais da Escola Municipal de Rio Claro Marcello Schmidt. O curso se apoiou na estrutura da plataforma TelEduc -PROEX. A elaboração do curso contou com a intensa participação dos alunos de graduação da licenciatura em Física. O conteúdo foi desenvolvido abordando situações do cotidiano e tendo como referência os orgãos do sentido, procurando articular a experimentação e a observação dos fenômenos da natureza, respeitando a criatividade do professor, estimulando-o a engendrar situações de ensino com as tarefas realizadas no curso. A abordagem do curso teve um impacto positivo nos professores da escola, de tal forma que durante as tarefas os professores organizaram com seus alunos experimentos de ciências aliados com outras áreas: como teatro, pintura e cinema. O entusiasmo foi tamanho, que organizaram uma Feira de Ciências, baseada no conteúdo do curso, inclusive com a cobertura da imprensa local.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:40Z
2016-09-01T13:58:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 082
http://hdl.handle.net/11449/143744
2005-082-domingos.pdf
1257794767301021
5288533882344753
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143744
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 082
2005-082-domingos.pdf
1257794767301021
5288533882344753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 082
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129378913091584