Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93371 |
Resumo: | A experiência escravocrata brasileira influenciou a formação da sociedade brasileira, sendo os afro-descendentes a parcela mais afetada pela instituição escravista. O presente trabalho propõe uma reflexão acerca das representações possíveis, presentes em manuais didáticos, com relação a um tema fundamental quando se pensa em valorização da historiografia do negro brasileiro: o período pós-abolição. Apesar da escolha de um período, pretende-se não perder a perspectiva de outros temas fundamentais dessa historiografia, tais como o período da escravidão e das rebeliões escravas. A proposta se justifica por pelo menos dois motivos: 1) os livros didáticos são objetos de ampla inserção na sociedade brasileira contemporânea, e seu conteúdo tem sido amplamente criticado, a partir da abertura política do país; além disso, é inegável que o conteúdo do livro didático molda a noção de História dos cidadãos de uma sociedade; 2) os movimentos negros têm reivindicado a inserção e/ou renovação dos conteúdos que possam constituir identidades positivas, e um resultado parcial seria a aprovação da Lei 10.639/03. Ao longo da pesquisa, tentar-se-á evidenciar, também, a crescente importância econômica e pedagógica que tem circundado os materiais didáticos brasileiros, considerados o principal produto mercadológico das empresas editorias, que possuem como maior comprador de seus produtos o governo brasileiro. Metodologicamente, optou-se pela análise de conteúdo, pautado nas discussões de Eni Pulcinelli Orlandi, e pelo conceito de representação de Roger Chartier; acredita-se que esses dois referenciais teóricos possam tornar visíveis as possíveis apreensões dos leitores de livros didáticos a respeito de um período historiográfico fundamental para o segmento negro da sociedade brasileira |
id |
UNSP_a48fd280b2ece2c9549e6984d5966faa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/93371 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012)EscravosNegros - AfricaText bookLaw 10.639/2003Powder-abolitionA experiência escravocrata brasileira influenciou a formação da sociedade brasileira, sendo os afro-descendentes a parcela mais afetada pela instituição escravista. O presente trabalho propõe uma reflexão acerca das representações possíveis, presentes em manuais didáticos, com relação a um tema fundamental quando se pensa em valorização da historiografia do negro brasileiro: o período pós-abolição. Apesar da escolha de um período, pretende-se não perder a perspectiva de outros temas fundamentais dessa historiografia, tais como o período da escravidão e das rebeliões escravas. A proposta se justifica por pelo menos dois motivos: 1) os livros didáticos são objetos de ampla inserção na sociedade brasileira contemporânea, e seu conteúdo tem sido amplamente criticado, a partir da abertura política do país; além disso, é inegável que o conteúdo do livro didático molda a noção de História dos cidadãos de uma sociedade; 2) os movimentos negros têm reivindicado a inserção e/ou renovação dos conteúdos que possam constituir identidades positivas, e um resultado parcial seria a aprovação da Lei 10.639/03. Ao longo da pesquisa, tentar-se-á evidenciar, também, a crescente importância econômica e pedagógica que tem circundado os materiais didáticos brasileiros, considerados o principal produto mercadológico das empresas editorias, que possuem como maior comprador de seus produtos o governo brasileiro. Metodologicamente, optou-se pela análise de conteúdo, pautado nas discussões de Eni Pulcinelli Orlandi, e pelo conceito de representação de Roger Chartier; acredita-se que esses dois referenciais teóricos possam tornar visíveis as possíveis apreensões dos leitores de livros didáticos a respeito de um período historiográfico fundamental para o segmento negro da sociedade brasileiraThe brasilian experience slavocrat influenced the formation of brazilian society, being the afro-descending ones the most affected portion for the slavery institution. The present work proposes a reflection concerning the present possible representations in didactic manuals regarding a important theme when we thinks in valorization of the Brazilian black's historiography, the period powder-abolition. In spite of the choice of a period, it intends not to lose the perspective of other fundamental themes of that historiography, such as the period of the slavery and of the slave rebellions. The proposal is justified for at least two reasons: 1) the text books are objects of wide insert in the contemporary Brazilian society and content has been criticized thoroughly, starting from the political opening of the country, besides, it is undeniable that the content of the text book molds the notion of the citizens' of a society History; 2) the black movements have been demanding the insert and/or renewal of the contents that they can constitute positive identities, a partial result would be the approval of the Law 10.639/03. Along the research, we will try to evidence also, to growing economical and pedagogic importance that it has been surrounding the Brazilian didactic materials considered the largest product of market of the companies editorials, that possess as larger buyer of their products the Brazilian government. For methodology chose analysis of the contents, ruled in the discussions of Eni Pulcinelli Orlandi; and for the concept of representation of Roger Chartier; we believed that those two theoretical references can turn visible which are the readers' of text books possible apprehensions concerning about a fundamental historical period for the black segment of brazilian societyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Lucia Helena Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Mírian Cristina de Moura Garrido [UNESP]2014-06-11T19:26:36Z2014-06-11T19:26:36Z2011-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 f. : il. anexosapplication/pdfRIBEIRO, Mírian Cristina de Moura Garrido. Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012). 2011. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/93371000650417ribeiro_mcmg_me_assis.pdf33004048018P53550928044297365Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-17T13:05:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93371Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:21:03.664114Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012) |
title |
Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012) |
spellingShingle |
Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012) Ribeiro, Mírian Cristina de Moura Garrido [UNESP] Escravos Negros - Africa Text book Law 10.639/2003 Powder-abolition |
title_short |
Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012) |
title_full |
Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012) |
title_fullStr |
Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012) |
title_full_unstemmed |
Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012) |
title_sort |
Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012) |
author |
Ribeiro, Mírian Cristina de Moura Garrido [UNESP] |
author_facet |
Ribeiro, Mírian Cristina de Moura Garrido [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Lucia Helena Oliveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Mírian Cristina de Moura Garrido [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escravos Negros - Africa Text book Law 10.639/2003 Powder-abolition |
topic |
Escravos Negros - Africa Text book Law 10.639/2003 Powder-abolition |
description |
A experiência escravocrata brasileira influenciou a formação da sociedade brasileira, sendo os afro-descendentes a parcela mais afetada pela instituição escravista. O presente trabalho propõe uma reflexão acerca das representações possíveis, presentes em manuais didáticos, com relação a um tema fundamental quando se pensa em valorização da historiografia do negro brasileiro: o período pós-abolição. Apesar da escolha de um período, pretende-se não perder a perspectiva de outros temas fundamentais dessa historiografia, tais como o período da escravidão e das rebeliões escravas. A proposta se justifica por pelo menos dois motivos: 1) os livros didáticos são objetos de ampla inserção na sociedade brasileira contemporânea, e seu conteúdo tem sido amplamente criticado, a partir da abertura política do país; além disso, é inegável que o conteúdo do livro didático molda a noção de História dos cidadãos de uma sociedade; 2) os movimentos negros têm reivindicado a inserção e/ou renovação dos conteúdos que possam constituir identidades positivas, e um resultado parcial seria a aprovação da Lei 10.639/03. Ao longo da pesquisa, tentar-se-á evidenciar, também, a crescente importância econômica e pedagógica que tem circundado os materiais didáticos brasileiros, considerados o principal produto mercadológico das empresas editorias, que possuem como maior comprador de seus produtos o governo brasileiro. Metodologicamente, optou-se pela análise de conteúdo, pautado nas discussões de Eni Pulcinelli Orlandi, e pelo conceito de representação de Roger Chartier; acredita-se que esses dois referenciais teóricos possam tornar visíveis as possíveis apreensões dos leitores de livros didáticos a respeito de um período historiográfico fundamental para o segmento negro da sociedade brasileira |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-25 2014-06-11T19:26:36Z 2014-06-11T19:26:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Mírian Cristina de Moura Garrido. Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012). 2011. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011. http://hdl.handle.net/11449/93371 000650417 ribeiro_mcmg_me_assis.pdf 33004048018P5 3550928044297365 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Mírian Cristina de Moura Garrido. Escravo, africano, negro e afrodescendente: a representação do negro no contexto pós-abolição e o mercado de materiais didáticos (1997-2012). 2011. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011. 000650417 ribeiro_mcmg_me_assis.pdf 33004048018P5 3550928044297365 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/93371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
208 f. : il. anexos application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128501658681344 |