Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leber, Vanessa Martiliano da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91238
Resumo: Nas últimas décadas, mudanças expressivas têm sido presenciadas no quadro educacional brasileiro como decorrência das transformações do mundo moderno. Resultados de pesquisas vêm influenciando o modo de se pensar o ensino, porém, tratando-se da língua materna, as mudanças ainda não foram suficientes para transformar de maneira esperada as práticas pedagógicas escolares. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a continuidade dos debates sobre o assunto ao eleger como principal objeto de pesquisa a Pedagogia Freinet. Versando sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no início da escolarização, foi realizada uma pesquisa participante, incluindo análise documental de parte da obra de e sobre Freinet e sua pedagogia, além de autores que abordam a leitura e a escrita e seus processos de aprendizagem; realização de observações da prática pedagógica em uma escola pública municipal, além ainda de discussões dessa prática com professoras e desenvolvimento de atividades com a Pedagogia Freinet a partir dessas discussões. A partir dessas observações, das análises em torno de discursos teóricos recentes e/ou já consolidados e da proposta freinetiana, foi possível apontar para elementos importantes sobre o processo de aprendizagem da língua materna tendo em vista a formação de leitores e produtores de textos competentes.
id UNSP_a4e4efe3ef76f3402397a789863f3b38
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91238
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua maternaFreinet, Celestin, 1897-1966 - pedagogiaLingua materna - Estudo e ensinoPedagogia FreinetLíngua maternaLeitura e escritaFreinet pedagogyMaternal languageReading and writingNas últimas décadas, mudanças expressivas têm sido presenciadas no quadro educacional brasileiro como decorrência das transformações do mundo moderno. Resultados de pesquisas vêm influenciando o modo de se pensar o ensino, porém, tratando-se da língua materna, as mudanças ainda não foram suficientes para transformar de maneira esperada as práticas pedagógicas escolares. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a continuidade dos debates sobre o assunto ao eleger como principal objeto de pesquisa a Pedagogia Freinet. Versando sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no início da escolarização, foi realizada uma pesquisa participante, incluindo análise documental de parte da obra de e sobre Freinet e sua pedagogia, além de autores que abordam a leitura e a escrita e seus processos de aprendizagem; realização de observações da prática pedagógica em uma escola pública municipal, além ainda de discussões dessa prática com professoras e desenvolvimento de atividades com a Pedagogia Freinet a partir dessas discussões. A partir dessas observações, das análises em torno de discursos teóricos recentes e/ou já consolidados e da proposta freinetiana, foi possível apontar para elementos importantes sobre o processo de aprendizagem da língua materna tendo em vista a formação de leitores e produtores de textos competentes.In the last decades, extreme changes have been seen in the Brazilian educational field as a result of changes in the modern world. Results of researches are influencing how to think of teaching, however, in relation to maternal language, the changes have not been strong enough to transform the pedagogical scholar practices in the expected way. This work aims to contribute to the continuity of debates about this issue by electing Freinet Pedagogy as the main object of research. Referring to reading and writing learning process in the beginning of the scholar years, it was carried trough a documental analysis of part of/about Freinet s work and his pedagogy, besides other writers who study reading and written- and their learning processes. And also, some observations about pedagogical practice in a municipal public school have been done, besides discussions about this practice with teachers and the development of activities using Freinet Pedagogy. By means of observations, the analysis of recent theorical speeches and/or already consolidated ones and the Freinet proposal, it was possible to point out important elements about the learning process in the maternal language considering the formation of competent text readers and producers.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leber, Vanessa Martiliano da Silva [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2006-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 f. : il. color. + anexoapplication/pdfLEBER, Vanessa Martiliano da Silva. Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna. 2006. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91238000491165leber_vms_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91238Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna
title Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna
spellingShingle Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna
Leber, Vanessa Martiliano da Silva [UNESP]
Freinet, Celestin, 1897-1966 - pedagogia
Lingua materna - Estudo e ensino
Pedagogia Freinet
Língua materna
Leitura e escrita
Freinet pedagogy
Maternal language
Reading and writing
title_short Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna
title_full Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna
title_fullStr Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna
title_full_unstemmed Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna
title_sort Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna
author Leber, Vanessa Martiliano da Silva [UNESP]
author_facet Leber, Vanessa Martiliano da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Stela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leber, Vanessa Martiliano da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Freinet, Celestin, 1897-1966 - pedagogia
Lingua materna - Estudo e ensino
Pedagogia Freinet
Língua materna
Leitura e escrita
Freinet pedagogy
Maternal language
Reading and writing
topic Freinet, Celestin, 1897-1966 - pedagogia
Lingua materna - Estudo e ensino
Pedagogia Freinet
Língua materna
Leitura e escrita
Freinet pedagogy
Maternal language
Reading and writing
description Nas últimas décadas, mudanças expressivas têm sido presenciadas no quadro educacional brasileiro como decorrência das transformações do mundo moderno. Resultados de pesquisas vêm influenciando o modo de se pensar o ensino, porém, tratando-se da língua materna, as mudanças ainda não foram suficientes para transformar de maneira esperada as práticas pedagógicas escolares. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a continuidade dos debates sobre o assunto ao eleger como principal objeto de pesquisa a Pedagogia Freinet. Versando sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no início da escolarização, foi realizada uma pesquisa participante, incluindo análise documental de parte da obra de e sobre Freinet e sua pedagogia, além de autores que abordam a leitura e a escrita e seus processos de aprendizagem; realização de observações da prática pedagógica em uma escola pública municipal, além ainda de discussões dessa prática com professoras e desenvolvimento de atividades com a Pedagogia Freinet a partir dessas discussões. A partir dessas observações, das análises em torno de discursos teóricos recentes e/ou já consolidados e da proposta freinetiana, foi possível apontar para elementos importantes sobre o processo de aprendizagem da língua materna tendo em vista a formação de leitores e produtores de textos competentes.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEBER, Vanessa Martiliano da Silva. Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna. 2006. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/91238
000491165
leber_vms_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv LEBER, Vanessa Martiliano da Silva. Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna. 2006. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
000491165
leber_vms_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f. : il. color. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128131873112064