Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, André Afonso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243980
Resumo: Eu sempre quis ser outros. Uma escrita na caixa não me cabia. Resolvi me aventurar numa escrita (auto)biográfica colocando a narrativa como sua sustentação. Descrever os processos de desenvolvimento profissional docente e os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação docente e seus percursos tangíveis, ganhou forma num enredo com um Professor Enclausurado, uma Viajante Inquieta e um Narrador-Personagem, a ser revelado no decorrer do texto. A escrita da tese, além do objetivo apresentado, traz uma intenção – possibilitar a leitura pelos nossos pares na escola. A academia, o doutorado, a escrita científica não estão distantes da escola e do fazer pedagógico. A presente escrita nos permite devanear pelo(s): 1. Desenvolvimento Profissional Docente e sua intrínseca relação com a identidade profissional docente; 2. Devaneios no contexto do Desenvolvimento Profissional Docente e; 3. Desenvolvimento Profissional Docente e processo de (trans)formação contra o desperdício da experiência. A viagem de avião, como alegoria, embeleza a nossa busca por palavras, por poesias, por reflexões pautadas na realidade. Saímos mais ricos após uma viagem – ricos de conhecimentos – construídos nos diálogos. Encontramos outros. Metamorfoseamos a vida. O exercício autopoiético se apresenta quando as nuvens se mostram na riqueza de detalhes se revelando únicas no céu. A conversa, o diálogo, as narrativas são expressões para o convite ao ato de viajar. Viaje comigo. Sente-se ao meu lado. Dialogue comigo. Permita-me te conhecer. Permita-me conhecer a mim mesmo. As viagens ocorridas entre 2018 e 2019 continuam a dar frutos – pensamentos em fluidez – por percursos tangíveis. O meu passo encontra o seu. Sou poesia em construção. Os autores que sustentam a pesquisa são muitos porque somos muitos – estamos entrelaçados entre o eu-tu-nós. Bom voo.
id UNSP_a5507cd0ab26459214b7b6c2fb502a26
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243980
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveisDaydreams between the we and the I in the process of professional teacher education: tangible pathsDevaneiosMetamorfoseFormação profissional docentePercursos tangíveisDaydreamsMetamorphosisTeacher professional trainingTangible pathEu sempre quis ser outros. Uma escrita na caixa não me cabia. Resolvi me aventurar numa escrita (auto)biográfica colocando a narrativa como sua sustentação. Descrever os processos de desenvolvimento profissional docente e os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação docente e seus percursos tangíveis, ganhou forma num enredo com um Professor Enclausurado, uma Viajante Inquieta e um Narrador-Personagem, a ser revelado no decorrer do texto. A escrita da tese, além do objetivo apresentado, traz uma intenção – possibilitar a leitura pelos nossos pares na escola. A academia, o doutorado, a escrita científica não estão distantes da escola e do fazer pedagógico. A presente escrita nos permite devanear pelo(s): 1. Desenvolvimento Profissional Docente e sua intrínseca relação com a identidade profissional docente; 2. Devaneios no contexto do Desenvolvimento Profissional Docente e; 3. Desenvolvimento Profissional Docente e processo de (trans)formação contra o desperdício da experiência. A viagem de avião, como alegoria, embeleza a nossa busca por palavras, por poesias, por reflexões pautadas na realidade. Saímos mais ricos após uma viagem – ricos de conhecimentos – construídos nos diálogos. Encontramos outros. Metamorfoseamos a vida. O exercício autopoiético se apresenta quando as nuvens se mostram na riqueza de detalhes se revelando únicas no céu. A conversa, o diálogo, as narrativas são expressões para o convite ao ato de viajar. Viaje comigo. Sente-se ao meu lado. Dialogue comigo. Permita-me te conhecer. Permita-me conhecer a mim mesmo. As viagens ocorridas entre 2018 e 2019 continuam a dar frutos – pensamentos em fluidez – por percursos tangíveis. O meu passo encontra o seu. Sou poesia em construção. Os autores que sustentam a pesquisa são muitos porque somos muitos – estamos entrelaçados entre o eu-tu-nós. Bom voo.I always wanted to be others. A writing on the box didn't fit me. I decided to venture into (auto)biographical writing putting the narrative as its support. Describing the processes of teacher professional development and the daydreams between the I and the we in the process of teacher training and their tangible paths, took shape in a plot with a Cloistered Professor, a Restless Traveler and a Narrator-Character, to be revealed during the course of the text. The writing of the thesis, in addition to the objective presented, brings an intention – to enable reading by our peers at school. The academy, the doctorate, scientific writing are not far from school and pedagogical practice. The present writing allows us to daydream about: 1. Teacher Professional Development and its intrinsic relationship with the teacher's professional identity; 2. Daydreams in the context of Teacher Professional Development and; 3. Teacher Professional Development and (trans)training process against the waste of experience. The plane trip, as an allegory, beautifies our search for words, for poetry, for reflections based on reality. We left richer after a trip – rich in knowledge – built on dialogues. We found others. We metamorphose life. The autopoietic exercise presents itself when the clouds show themselves in the richness of details, revealing the sky as unique. Conversation, dialogue, narratives are expressions for the invitation to travel. Travel with me. Sit by my side. Dialogue with me. Allow me to meet you. Allow me to know myself. The trips that took place between 2018 and 2019 continue to bear fruit – thoughts in fluidity – along tangible paths. My step meets yours. I am poetry under construction. The authors who support the research are many because we are many – we are intertwined between the I-thou-we. Good flight.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vilela, André Afonso2023-06-07T17:21:44Z2023-06-07T17:21:44Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24398033004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-30T06:16:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243980Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:40:36.158697Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis
Daydreams between the we and the I in the process of professional teacher education: tangible paths
title Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis
spellingShingle Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis
Vilela, André Afonso
Devaneios
Metamorfose
Formação profissional docente
Percursos tangíveis
Daydreams
Metamorphosis
Teacher professional training
Tangible path
title_short Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis
title_full Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis
title_fullStr Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis
title_full_unstemmed Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis
title_sort Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis
author Vilela, André Afonso
author_facet Vilela, André Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, André Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Devaneios
Metamorfose
Formação profissional docente
Percursos tangíveis
Daydreams
Metamorphosis
Teacher professional training
Tangible path
topic Devaneios
Metamorfose
Formação profissional docente
Percursos tangíveis
Daydreams
Metamorphosis
Teacher professional training
Tangible path
description Eu sempre quis ser outros. Uma escrita na caixa não me cabia. Resolvi me aventurar numa escrita (auto)biográfica colocando a narrativa como sua sustentação. Descrever os processos de desenvolvimento profissional docente e os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação docente e seus percursos tangíveis, ganhou forma num enredo com um Professor Enclausurado, uma Viajante Inquieta e um Narrador-Personagem, a ser revelado no decorrer do texto. A escrita da tese, além do objetivo apresentado, traz uma intenção – possibilitar a leitura pelos nossos pares na escola. A academia, o doutorado, a escrita científica não estão distantes da escola e do fazer pedagógico. A presente escrita nos permite devanear pelo(s): 1. Desenvolvimento Profissional Docente e sua intrínseca relação com a identidade profissional docente; 2. Devaneios no contexto do Desenvolvimento Profissional Docente e; 3. Desenvolvimento Profissional Docente e processo de (trans)formação contra o desperdício da experiência. A viagem de avião, como alegoria, embeleza a nossa busca por palavras, por poesias, por reflexões pautadas na realidade. Saímos mais ricos após uma viagem – ricos de conhecimentos – construídos nos diálogos. Encontramos outros. Metamorfoseamos a vida. O exercício autopoiético se apresenta quando as nuvens se mostram na riqueza de detalhes se revelando únicas no céu. A conversa, o diálogo, as narrativas são expressões para o convite ao ato de viajar. Viaje comigo. Sente-se ao meu lado. Dialogue comigo. Permita-me te conhecer. Permita-me conhecer a mim mesmo. As viagens ocorridas entre 2018 e 2019 continuam a dar frutos – pensamentos em fluidez – por percursos tangíveis. O meu passo encontra o seu. Sou poesia em construção. Os autores que sustentam a pesquisa são muitos porque somos muitos – estamos entrelaçados entre o eu-tu-nós. Bom voo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2023-06-07T17:21:44Z
2023-06-07T17:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243980
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/243980
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129345548451840