Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Arihel Hart Perdonatti [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191922
Resumo: Estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), possuem necessidades educacionais especiais e constituem um público da Educação Especial, seus direitos a um atendimento especializado são garantidos pela lei e políticas públicas devem proporcionar condições para o desenvolvimento de suas especificidades, o projeto de pesquisa e extensão da Unesp-FFC de Marília foi um espaço para a identificação e desenvolvimento desses estudantes. Durante os encontros e oficinas do Programa de Atenção ao Aluno Precoce com Comportamento de Superdotação (PAPCS), coordenado pelo professor Dr. Miguel Claudio Moriel Chacon, foi possível observar a necessidade de discussões acerca da temática de escolha profissional pelos participantes, que de forma recorrente levantavam questionamentos e dúvidas. Nesse contexto a pesquisa teve como objetivo identificar e comparar aspectos comportamentais, sócio econômicos e de interesses profissionais que podem influenciar o processo de escolha em um grupo de estudantes com AH/SD e outro não. O comportamento de dissincronia que o fenômeno de AH/SD apresenta em relação aos seus pares, se manifesta em diferentes situações do cotidiano desses sujeitos e poderia se manifestar no período de escolha profissional. Para que fosse possível a investigação foi utilizado como instrumentos de coleta, um questionário socioeconômico, uma escala de maturidade para escolha profissional (EMEP) e uma escala de avaliação de interesses profissionais (AIP), que possibilitaram a comparação dos resultados intra e inter grupos. Os dados coletados foram tabulados e interpretados a priori de análise estatística não paramétrica Mann-Whitney, por meio do software de computador Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Nessa análise estatística a maturidade para escolha profissional não apresentou diferença significativa nos resultados do primeiro e segundo grupo. Na avaliação dos interesses profissionais, apenas no campo simbólico/linguístico foi encontrado uma diferença significativa entre as pontuações, tendo prevalência de interesse pelo grupo com AH/SD, o que pode indicar uma influência do fenômeno. Com a preocupação de não favorecer a construção de mitos sobre as AH/SD em relação à escolha profissional é que se fundamenta a pesquisa, o estudo expressa comparações, possíveis caminhos de interpretação e busca por conceituações. Faz-se necessário uma ampliação do número da amostra, com aplicações em regiões diferentes do Brasil, para que conclusões mais pontuais possam ser desenvolvidas.
id UNSP_a56d69bd3f7bb361f1df85b0a732bc9e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191922
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotaçãoProfessional choice: comparative study between students with and without indicators of high skills / giftednessEducação especialEscolha profissionalAltas habilidades/superdotaçãoSpecial educationProfessional choiceHigh skills / giftednessEstudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), possuem necessidades educacionais especiais e constituem um público da Educação Especial, seus direitos a um atendimento especializado são garantidos pela lei e políticas públicas devem proporcionar condições para o desenvolvimento de suas especificidades, o projeto de pesquisa e extensão da Unesp-FFC de Marília foi um espaço para a identificação e desenvolvimento desses estudantes. Durante os encontros e oficinas do Programa de Atenção ao Aluno Precoce com Comportamento de Superdotação (PAPCS), coordenado pelo professor Dr. Miguel Claudio Moriel Chacon, foi possível observar a necessidade de discussões acerca da temática de escolha profissional pelos participantes, que de forma recorrente levantavam questionamentos e dúvidas. Nesse contexto a pesquisa teve como objetivo identificar e comparar aspectos comportamentais, sócio econômicos e de interesses profissionais que podem influenciar o processo de escolha em um grupo de estudantes com AH/SD e outro não. O comportamento de dissincronia que o fenômeno de AH/SD apresenta em relação aos seus pares, se manifesta em diferentes situações do cotidiano desses sujeitos e poderia se manifestar no período de escolha profissional. Para que fosse possível a investigação foi utilizado como instrumentos de coleta, um questionário socioeconômico, uma escala de maturidade para escolha profissional (EMEP) e uma escala de avaliação de interesses profissionais (AIP), que possibilitaram a comparação dos resultados intra e inter grupos. Os dados coletados foram tabulados e interpretados a priori de análise estatística não paramétrica Mann-Whitney, por meio do software de computador Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Nessa análise estatística a maturidade para escolha profissional não apresentou diferença significativa nos resultados do primeiro e segundo grupo. Na avaliação dos interesses profissionais, apenas no campo simbólico/linguístico foi encontrado uma diferença significativa entre as pontuações, tendo prevalência de interesse pelo grupo com AH/SD, o que pode indicar uma influência do fenômeno. Com a preocupação de não favorecer a construção de mitos sobre as AH/SD em relação à escolha profissional é que se fundamenta a pesquisa, o estudo expressa comparações, possíveis caminhos de interpretação e busca por conceituações. Faz-se necessário uma ampliação do número da amostra, com aplicações em regiões diferentes do Brasil, para que conclusões mais pontuais possam ser desenvolvidas.Students with high skills/giftedness (HA/GD), have special educational needs and constitute a special education audience, their rights to specialized assistance are guaranteed by law and public policies must provide conditions for the development of their specificities, the project of research and extension of the Unesp-FFC of Marília was a space for the identification and development of these students. During the meetings and workshops of the Program for Attention to the Early Student with Giftedness (PAPCS), coordinated by Professor Dr. Miguel Claudio Moriel Chacon, it was possible to observe the need for discussions about the theme of professional choice by the participants, that recurrently raised questions and doubts. In this context, the research had as objective identify and compare behavioral aspects, socioeconomic and of professional interests that can influence the choice process in a group of students with HA/GD and another not. The dyssynchrony behavior that the HA/GD phenomenon presents in relation to its peers, manifests itself in different situations of the daily lives of these subjects and could manifest itself in the period of professional choice. In order to make the investigation possible, a socioeconomic questionnaire, a maturity scale for professional choice (EMEP) and a professional interest assessment scale (AIP) were used as collection instruments, which made possible the comparison of the results within and between groups. The collected data were tabulated and interpreted a priori from non-parametric Mann-Whitney statistical analysis, using the computer software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). In this statistical analysis, the maturity for professional choice showed no significant difference in the results of the first and second groups. In the evaluation of professional interests, only in the symbolic / linguistic field, a significant difference was found between the scores, with a prevalence of interest in the group with HA/GD, which may indicate an influence of the phenomenon. With the concern of not favoring the construction of myths about HA/GD in relation to professional choice is that the research is based, the study expresses comparisons, possible paths of interpretation and the search for conceptualizations. It is necessary to expand the sample number, with applications in different regions of Brazil, so that more specific conclusions can be developed.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Arihel Hart Perdonatti [UNESP]2020-03-20T12:47:43Z2020-03-20T12:47:43Z2020-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19192200092977233004110040P531682973187828870000-0002-6473-8958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-05T06:11:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191922Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-05T06:11:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação
Professional choice: comparative study between students with and without indicators of high skills / giftedness
title Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação
spellingShingle Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação
Camargo, Arihel Hart Perdonatti [UNESP]
Educação especial
Escolha profissional
Altas habilidades/superdotação
Special education
Professional choice
High skills / giftedness
title_short Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação
title_full Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação
title_fullStr Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação
title_sort Escolha profissional: estudo comparativo entre estudantes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação
author Camargo, Arihel Hart Perdonatti [UNESP]
author_facet Camargo, Arihel Hart Perdonatti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Arihel Hart Perdonatti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Escolha profissional
Altas habilidades/superdotação
Special education
Professional choice
High skills / giftedness
topic Educação especial
Escolha profissional
Altas habilidades/superdotação
Special education
Professional choice
High skills / giftedness
description Estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), possuem necessidades educacionais especiais e constituem um público da Educação Especial, seus direitos a um atendimento especializado são garantidos pela lei e políticas públicas devem proporcionar condições para o desenvolvimento de suas especificidades, o projeto de pesquisa e extensão da Unesp-FFC de Marília foi um espaço para a identificação e desenvolvimento desses estudantes. Durante os encontros e oficinas do Programa de Atenção ao Aluno Precoce com Comportamento de Superdotação (PAPCS), coordenado pelo professor Dr. Miguel Claudio Moriel Chacon, foi possível observar a necessidade de discussões acerca da temática de escolha profissional pelos participantes, que de forma recorrente levantavam questionamentos e dúvidas. Nesse contexto a pesquisa teve como objetivo identificar e comparar aspectos comportamentais, sócio econômicos e de interesses profissionais que podem influenciar o processo de escolha em um grupo de estudantes com AH/SD e outro não. O comportamento de dissincronia que o fenômeno de AH/SD apresenta em relação aos seus pares, se manifesta em diferentes situações do cotidiano desses sujeitos e poderia se manifestar no período de escolha profissional. Para que fosse possível a investigação foi utilizado como instrumentos de coleta, um questionário socioeconômico, uma escala de maturidade para escolha profissional (EMEP) e uma escala de avaliação de interesses profissionais (AIP), que possibilitaram a comparação dos resultados intra e inter grupos. Os dados coletados foram tabulados e interpretados a priori de análise estatística não paramétrica Mann-Whitney, por meio do software de computador Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Nessa análise estatística a maturidade para escolha profissional não apresentou diferença significativa nos resultados do primeiro e segundo grupo. Na avaliação dos interesses profissionais, apenas no campo simbólico/linguístico foi encontrado uma diferença significativa entre as pontuações, tendo prevalência de interesse pelo grupo com AH/SD, o que pode indicar uma influência do fenômeno. Com a preocupação de não favorecer a construção de mitos sobre as AH/SD em relação à escolha profissional é que se fundamenta a pesquisa, o estudo expressa comparações, possíveis caminhos de interpretação e busca por conceituações. Faz-se necessário uma ampliação do número da amostra, com aplicações em regiões diferentes do Brasil, para que conclusões mais pontuais possam ser desenvolvidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-20T12:47:43Z
2020-03-20T12:47:43Z
2020-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191922
000929772
33004110040P5
3168297318782887
0000-0002-6473-8958
url http://hdl.handle.net/11449/191922
identifier_str_mv 000929772
33004110040P5
3168297318782887
0000-0002-6473-8958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964829608312832