A leitura e o imaginário docente em formação: um enfoque discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ludmila Fernanda Domingues [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151008
Resumo: Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa, em interface com os Novos Estudos do Letramento, o objetivo da presente pesquisa é investigar os discursos constitutivos do imaginário dos sujeitos docentes em formação frente ao livro como artefato culturalmente legitimado para a leitura. Como desdobramento desse objetivo geral, buscamos investigar, por meio dos objetivos específicos, marcas linguístico-discursivas que apontem para: i) os efeitos das vozes constitutivas dos discursos que legitimam o livro como artefato culturalmente valorizado para a leitura, ii) os efeitos das dicotomias (leitor x não leitor, leitura solitária x leitura interativa, obrigatoriedade x gratuidade) em relação à leitura, iii) os efeitos das novas tecnologias no imaginário dos sujeitos professores em formação. O corpus é constituído por relatos produzidos por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior particular do interior do Estado de São Paulo, na qual atuamos como docentes. O tratamento científico dado ao material foi feito por meio de recortes, os quais permitem a relação do todo com a parte, o que contribui para, por meio da interpretação, formularmos as considerações finais sobre o imaginário do professor em formação frente à prática da leitura em tempos de espetacularização do meio tecnológico frente ao tradicional. Essas reflexões são apresentadas em três eixos estruturantes desenvolvidos em conformidade com os objetivos da investigação. Os resultados apontam para a emergência do imaginário dos professores em formação, o qual é afetado por discursos advindos de documentos oficiais, de pesquisas nacionais e internacionais sobre a leitura, enfim, de discursos de ordem e de poder.
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