Construção de uma proposta curricular para a Educação Física no contexto da educação infantil: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Christian Viana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193674
Resumo: O presente estudo trata da análise da construção de uma proposta curricular para a Educação Física no contexto da Educação Infantil. O objetivo do estudo é descrever e analisar a construção de uma proposta curricular para a Educação Física da Educação Infantil na rede municipal pública de Ribeirão Preto. O estudo tem como referencial teórico a abordagem processual da construção do currículo dentro de uma perspectiva participativa e colaborativa, analisando a visão subjetiva do professor frente ao processo de construção. Na pesquisa além da análise da fundamentação teórica que embasou as discussões, foi feita a revisão de estudos que foram relativos ao tema, a análise da fundamentação legal e a obrigatoriedade da oferta da Educação Física para o Ensino Infantil no Brasil. A pesquisa é qualitativa do tipo exploratório, realizada em uma cidade do interior de São Paulo com 23 professores que foram sendo divididos conforme cada etapa e instrumento a ser utilizado. Os instrumentos utilizados foram análise das atas de reuniões, questionário fechado e entrevista semiestruturada. Os dados obtidos durante o processo foram tabulados em uma tabela para a análise do instrumento 1 (Ata), em seguida divididos em gráficos após a análise do instrumento 2 (questionário de verificação) e por fim em tabelas após a análise do instrumento 3 (entrevista) de forma qualitativa com codificação dos dados, sendo elaborados indicadores de variáveis. As variáveis pessoais e profissionais investigadas foram idade, ano de formação, titulação e tempo de atuação na rede municipal de Ribeirão Preto. Por fim, acreditamos que para que um currículo seja considerado significativo, deverá ser construído levando em conta os aspectos legais que o fundamentam, o conhecimento pedagógico e experiência profissional dos professores e que a construção seja feita de forma participativa e colaborativa.
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