Consumo de combustível em diferentes sistemas de preparo periódico realizados antes e depois da operação de subsolagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000300029 http://hdl.handle.net/11449/5172 |
Resumo: | Foi estudado o consumo de combustível de diferentes sistemas de preparo periódico, realizados antes e depois da operação de subsolagem num solo classificado como Nitossolo Vermelho Distroférrico. As operações de preparo foram: a) 1 aração com arado de discos; b) 1 aração com arado de discos e 1 gradagem com grade destorroadora-niveladora; c) 1 gradagem com grade aradora; d) 1 gradagem com grade aradora e 1 gradagem com grade destorroadora-niveladora e; e) 1 escarificação com escarificador. O consumo específico (g kWh-1) de combustível para os diferentes sistemas de preparo periódico do solo variou estatisticamente com a condição de subsolagem realizada antes e depois. A escarificação proporcionou menor volume de combustível requerido por hectare (L ha-1) que os demais sistemas de preparo. O preparo do solo depois da subsolagem obteve um maior volume de combustível consumido por área (L ha-1). |
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Consumo de combustível em diferentes sistemas de preparo periódico realizados antes e depois da operação de subsolagemConsumption of fuel in different systems of periodical preparation performed before and after the subsoiling operationPreparo periódicosubsolagemconsumo de combustívelPeriodical tillagesubsoilingfuel consumptionFoi estudado o consumo de combustível de diferentes sistemas de preparo periódico, realizados antes e depois da operação de subsolagem num solo classificado como Nitossolo Vermelho Distroférrico. As operações de preparo foram: a) 1 aração com arado de discos; b) 1 aração com arado de discos e 1 gradagem com grade destorroadora-niveladora; c) 1 gradagem com grade aradora; d) 1 gradagem com grade aradora e 1 gradagem com grade destorroadora-niveladora e; e) 1 escarificação com escarificador. O consumo específico (g kWh-1) de combustível para os diferentes sistemas de preparo periódico do solo variou estatisticamente com a condição de subsolagem realizada antes e depois. A escarificação proporcionou menor volume de combustível requerido por hectare (L ha-1) que os demais sistemas de preparo. O preparo do solo depois da subsolagem obteve um maior volume de combustível consumido por área (L ha-1).We studied the consumption of fuel in different systems of periodical preparation performed before and after the subsoiling operation on a soil classified as Dystroferric Red Nitosol. The systems of tillage periodic preparation were disc plowing; disc plowing followed by a light disc harrowing; heavy offset disc harrowing; heavy offset disc harrowing followed by a light disc harrowing, and chisel plowing. The specific consumption (g kWh-1) of fuel for the different systems of soil periodical preparation varied statistically with the subsoiling condition carried out before and after. The scarification resulted in a smaller volume of fuel requested by hectare (L ha-1) than the other systems of preparation. The soil preparation after the subsoiling resulted in a larger volume of fuel consumed by area (L ha-1).Universidade Federal de Lavras (UFLA) Departamento de EngenhariaUniversidade Federal do Ceará (UFC) Departamento de Engenharia AgrícolaUNESP Faculdade de Ciências Agronômicas Departamento de Engenharia RuralUNESP Faculdade de Ciências Agronômicas Departamento de Engenharia RuralEditora da Universidade Federal de Lavras (UFLA)Universidade Federal de Lavras (UFLA)Universidade Federal do Ceará (UFC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salvador, NilsonMion, Renildo LuizBenez, Sérgio Hugo [UNESP]2014-05-20T13:19:33Z2014-05-20T13:19:33Z2009-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article870-874application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000300029Ciência e Agrotecnologia. Editora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), v. 33, n. 3, p. 870-874, 2009.1413-7054http://hdl.handle.net/11449/517210.1590/S1413-70542009000300029S1413-70542009000300029WOS:000268125800029S1413-70542009000300029.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência e Agrotecnologia0.6720,383info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:00:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/5172Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:04:07.363899Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Foi estudado o consumo de combustível de diferentes sistemas de preparo periódico, realizados antes e depois da operação de subsolagem num solo classificado como Nitossolo Vermelho Distroférrico. As operações de preparo foram: a) 1 aração com arado de discos; b) 1 aração com arado de discos e 1 gradagem com grade destorroadora-niveladora; c) 1 gradagem com grade aradora; d) 1 gradagem com grade aradora e 1 gradagem com grade destorroadora-niveladora e; e) 1 escarificação com escarificador. O consumo específico (g kWh-1) de combustível para os diferentes sistemas de preparo periódico do solo variou estatisticamente com a condição de subsolagem realizada antes e depois. A escarificação proporcionou menor volume de combustível requerido por hectare (L ha-1) que os demais sistemas de preparo. O preparo do solo depois da subsolagem obteve um maior volume de combustível consumido por área (L ha-1). |
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