Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162008000200006 http://hdl.handle.net/11449/5071 |
Resumo: | A subsolagem tem aumentado nos últimos anos de forma indiscriminada, faltando estudos que norteiem os melhores procedimentos para que novos problemas não sejam acrescentados devido a subsolagens inadequadas ou mesmo em solos onde a operação é desnecessária, e principalmente buscar redução no consumo de combustível. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar o consumo de combustível na operação de subsolagem efetuada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo, classificado como Nitossolo Vermelho distroférrico. Os preparos foram realizados com arado de discos, arado de discos mais uma gradagem de nivelamento, grade pesada, grade pesada mais gradagem de nivelamento e escarificador. A realização da subsolagem depois dos sistemas de preparo periódico requereu 15% menos de potência na barra de tração. A subsolagem depois dos diferentes sistemas de preparo economizou 16,5% de combustível por área. O deslizamento das rodas motrizes e a velocidade média operacional obtiveram melhor desempenho quando se realizou a subsolagem depois do preparo do solo. |
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Consumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do soloFuel consumption in the subsoiling operation accomplished before and after different preparation systems of periodic soil tillagesubsoladorpotênciaimplementosdeslizamento das rodas motrizesvelocidade operacionalsubsoilingpowerimplementsslip of the driving wheelsoperational speedA subsolagem tem aumentado nos últimos anos de forma indiscriminada, faltando estudos que norteiem os melhores procedimentos para que novos problemas não sejam acrescentados devido a subsolagens inadequadas ou mesmo em solos onde a operação é desnecessária, e principalmente buscar redução no consumo de combustível. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar o consumo de combustível na operação de subsolagem efetuada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo, classificado como Nitossolo Vermelho distroférrico. Os preparos foram realizados com arado de discos, arado de discos mais uma gradagem de nivelamento, grade pesada, grade pesada mais gradagem de nivelamento e escarificador. A realização da subsolagem depois dos sistemas de preparo periódico requereu 15% menos de potência na barra de tração. A subsolagem depois dos diferentes sistemas de preparo economizou 16,5% de combustível por área. O deslizamento das rodas motrizes e a velocidade média operacional obtiveram melhor desempenho quando se realizou a subsolagem depois do preparo do solo.The subsoiling has had a great increase in the last few years, but there is still a lack of studies that guide the best procedures so that new problems do not appear because of inadequate subsoiling or even in soil where the same operation is unnecessary, and primarily look for a reduction in the consumption of fuel. Thus, this work had the objective of evaluating the fuel consumption in the operation of subsoiling performed before and after different systems of preparation of a regular land classified as Nitossolo Red Distroférrico. The periodic tillage systems were: plowing with disks, plowing with disks followed by one leveling, plowing harrow, plowing harrow followed by leveling and chiseling. The accomplishment of the subsoiling after the preparation of periodic systems required 15% less power in the bar of traction. The subsoiling after the different systems of preparation saved 16.5% of fuel per area. The slip of the driving wheels and average operational speed obtained better performance when it took the subsoiling after preparing the soil.UFLA DEGUNESP FCAUFC Departamento de Engenharia AgrícolaUNESP FCAAssociação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)Universidade Federal de Lavras (UFLA)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Ceará (UFC)Salvador, NilsonBenez, Sérgio Hugo [UNESP]Mion, Renildo L.2014-05-20T13:19:22Z2014-05-20T13:19:22Z2008-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article256-262application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162008000200006Engenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 28, n. 2, p. 256-262, 2008.0100-6916http://hdl.handle.net/11449/507110.1590/S0100-69162008000200006S0100-69162008000200006WOS:000260624300006S0100-69162008000200006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEngenharia Agrícola0.3870,305info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:01:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/5071Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:49:28.697710Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A subsolagem tem aumentado nos últimos anos de forma indiscriminada, faltando estudos que norteiem os melhores procedimentos para que novos problemas não sejam acrescentados devido a subsolagens inadequadas ou mesmo em solos onde a operação é desnecessária, e principalmente buscar redução no consumo de combustível. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar o consumo de combustível na operação de subsolagem efetuada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo, classificado como Nitossolo Vermelho distroférrico. Os preparos foram realizados com arado de discos, arado de discos mais uma gradagem de nivelamento, grade pesada, grade pesada mais gradagem de nivelamento e escarificador. A realização da subsolagem depois dos sistemas de preparo periódico requereu 15% menos de potência na barra de tração. A subsolagem depois dos diferentes sistemas de preparo economizou 16,5% de combustível por área. O deslizamento das rodas motrizes e a velocidade média operacional obtiveram melhor desempenho quando se realizou a subsolagem depois do preparo do solo. |
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