O ensino de geometria através da pavimentação do plano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/127641 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000846535.pdf |
Resumo: | The teaching of geometry allows the student to the analysis and understanding of the physical world around, facilitating the understanding and application of mathematical concepts and problem solving.This paper presents a proposal for teaching plane geometry through the tiles or tessellations of the plane. The study and construction of the mosaics, its elements, properties and classifications are discussed in official curricula of mathematics for its dynamic, playful aesthetic and contributing to the development of competencies and skills in geometry.Will be discussed: the historical context, tessellations with regular and irregular polygons, artistic mosaics Escher and Penrose, and ultimately a teaching proposal using Geogebra software.My goal is to demonstrate that it is possible to teach geometry pleasant, artistic and simple way, with interesting activities integrated with reality |
id |
UNSP_a6b68523a771364b178e8c9937e130b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127641 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de geometria através da pavimentação do planoMatemática - Estudo e ensinoGeometrai - Estudo e ensinoGeometria plana - Estudo e ensinoPolígonosMosaicos (Matematica) - MotodologiaThe teaching of geometry allows the student to the analysis and understanding of the physical world around, facilitating the understanding and application of mathematical concepts and problem solving.This paper presents a proposal for teaching plane geometry through the tiles or tessellations of the plane. The study and construction of the mosaics, its elements, properties and classifications are discussed in official curricula of mathematics for its dynamic, playful aesthetic and contributing to the development of competencies and skills in geometry.Will be discussed: the historical context, tessellations with regular and irregular polygons, artistic mosaics Escher and Penrose, and ultimately a teaching proposal using Geogebra software.My goal is to demonstrate that it is possible to teach geometry pleasant, artistic and simple way, with interesting activities integrated with realityO ensino de Geometria permite ao aluno a análise e conhecimento do mundo físico que o cerca, facilitando a compreensão e aplicação de conceitos matemáticos e a resolução de problemas.Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Geometria Plana através dos mosaicos ou pavimentações do plano. O estudo e construção destes mosaicos, seus elementos, propriedades e classificações são abordados em currículos oficiais de Matemática por sua característica dinâmica, lúdica e estética contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades em Geometria. Serão abordados: o contexto histórico, as pavimentações com polígonos regulares e irregulares, os mosaicos artísticos de Escher e Penrose e ao final, uma proposta de ensino utilizando o software Geogebra. Meu objetivo é demonstrar que é possível ensinar Geometria de maneira prazerosa, artística e simples, com atividades interessantes integradas com a realidadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Luis Antonio Fernandes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lourenço, Marcia Terumi Cunita [UNESP]2015-09-17T15:24:42Z2015-09-17T15:24:42Z2014-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis121 f. : il., gráfs. tabs. color.application/pdfLOURENÇO, Marcia Terumi Cunita. O ensino de geometria através da pavimentação do plano. 2014. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/127641000846535http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000846535.pdf31075010001P23380005959124580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:06:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127641Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:15.279512Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geometria através da pavimentação do plano |
title |
O ensino de geometria através da pavimentação do plano |
spellingShingle |
O ensino de geometria através da pavimentação do plano Lourenço, Marcia Terumi Cunita [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Geometrai - Estudo e ensino Geometria plana - Estudo e ensino Polígonos Mosaicos (Matematica) - Motodologia |
title_short |
O ensino de geometria através da pavimentação do plano |
title_full |
O ensino de geometria através da pavimentação do plano |
title_fullStr |
O ensino de geometria através da pavimentação do plano |
title_full_unstemmed |
O ensino de geometria através da pavimentação do plano |
title_sort |
O ensino de geometria através da pavimentação do plano |
author |
Lourenço, Marcia Terumi Cunita [UNESP] |
author_facet |
Lourenço, Marcia Terumi Cunita [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luis Antonio Fernandes de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Marcia Terumi Cunita [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Geometrai - Estudo e ensino Geometria plana - Estudo e ensino Polígonos Mosaicos (Matematica) - Motodologia |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Geometrai - Estudo e ensino Geometria plana - Estudo e ensino Polígonos Mosaicos (Matematica) - Motodologia |
description |
The teaching of geometry allows the student to the analysis and understanding of the physical world around, facilitating the understanding and application of mathematical concepts and problem solving.This paper presents a proposal for teaching plane geometry through the tiles or tessellations of the plane. The study and construction of the mosaics, its elements, properties and classifications are discussed in official curricula of mathematics for its dynamic, playful aesthetic and contributing to the development of competencies and skills in geometry.Will be discussed: the historical context, tessellations with regular and irregular polygons, artistic mosaics Escher and Penrose, and ultimately a teaching proposal using Geogebra software.My goal is to demonstrate that it is possible to teach geometry pleasant, artistic and simple way, with interesting activities integrated with reality |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-08 2015-09-17T15:24:42Z 2015-09-17T15:24:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOURENÇO, Marcia Terumi Cunita. O ensino de geometria através da pavimentação do plano. 2014. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014. http://hdl.handle.net/11449/127641 000846535 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000846535.pdf 31075010001P2 3380005959124580 |
identifier_str_mv |
LOURENÇO, Marcia Terumi Cunita. O ensino de geometria através da pavimentação do plano. 2014. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014. 000846535 31075010001P2 3380005959124580 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/127641 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000846535.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
121 f. : il., gráfs. tabs. color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128264133148672 |