Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ105.htm http://hdl.handle.net/11449/148328 |
Resumo: | Introdução: o acompanhamento de pessoas drogadictas, em processo de recuperação, requer estratégias que evitem seu retorno à dependência e ofereçam possibilidades de autoconhecimento, favorecendo sua reintegração na sociedade, incluindo-se, nesta, a escola. A Comunidade Terapêutica “Só Por Hoje”, parceira desse projeto, oferece diversas atividades ocupacionais, entre as quais, aulas de algumas disciplinas como, por exemplo, Biologia. Em pesquisa anterior, realizada nessa comunidade, elegeu-se como prioridades de trabalho educativo a opção por uma metodologia que propicie a elaboração de conceitos biológicos, por intermédio de estratégias dinâmicas e diversificadas e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em temas relacionados ao cotidiano do jovem e conectados a assuntos do ensino regular. Objetivo: como objetivo propõe-se a elaborar material didático lúdico, que permita discutir com os adolescentes alguns conceitos relacionados ao ser humano, enfocando sua dimensão biológica (fisiologia e morfologia do corpo humano) e social, no que se refere à sexualidade humana e à relação homem-natureza e disponibilizar o material produzido a educadores que trabalhem com um público semelhante ao atendido pelo projeto. Proposta: em termos de proposta, dispõe-se a: (a) discutir a organização metodológica do conteúdo de ensino; (b) preparar os temas com estratégias didáticas lúdicas e com técnicas expositivo-teóricas e práticas; (c) desenvolver atividades e registrar a participação dos alunos nas mesmas; (d) discutir os resultados. Resultados: como resultados, espera-se a aprendizagem de conceitos morfofisiológicos do corpo humano e a conscientização da importância do homem como agente integrante da natureza. |
id |
UNSP_a6bc3e1e93d6d0c80a345bd6fbce6784 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148328 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Reintegração escolar de adolescentes drogadictosIntrodução: o acompanhamento de pessoas drogadictas, em processo de recuperação, requer estratégias que evitem seu retorno à dependência e ofereçam possibilidades de autoconhecimento, favorecendo sua reintegração na sociedade, incluindo-se, nesta, a escola. A Comunidade Terapêutica “Só Por Hoje”, parceira desse projeto, oferece diversas atividades ocupacionais, entre as quais, aulas de algumas disciplinas como, por exemplo, Biologia. Em pesquisa anterior, realizada nessa comunidade, elegeu-se como prioridades de trabalho educativo a opção por uma metodologia que propicie a elaboração de conceitos biológicos, por intermédio de estratégias dinâmicas e diversificadas e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em temas relacionados ao cotidiano do jovem e conectados a assuntos do ensino regular. Objetivo: como objetivo propõe-se a elaborar material didático lúdico, que permita discutir com os adolescentes alguns conceitos relacionados ao ser humano, enfocando sua dimensão biológica (fisiologia e morfologia do corpo humano) e social, no que se refere à sexualidade humana e à relação homem-natureza e disponibilizar o material produzido a educadores que trabalhem com um público semelhante ao atendido pelo projeto. Proposta: em termos de proposta, dispõe-se a: (a) discutir a organização metodológica do conteúdo de ensino; (b) preparar os temas com estratégias didáticas lúdicas e com técnicas expositivo-teóricas e práticas; (c) desenvolver atividades e registrar a participação dos alunos nas mesmas; (d) discutir os resultados. Resultados: como resultados, espera-se a aprendizagem de conceitos morfofisiológicos do corpo humano e a conscientização da importância do homem como agente integrante da natureza.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Educação, São José do Rio Preto, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Educação, São José do Rio Preto, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Mirlene Amaral [UNESP]Oliveira, Thiago Motta de [UNESP]2017-01-18T18:09:41Z2017-01-18T18:09:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ105.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148328PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T18:06:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:56:46.538619Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reintegração escolar de adolescentes drogadictos |
title |
Reintegração escolar de adolescentes drogadictos |
spellingShingle |
Reintegração escolar de adolescentes drogadictos Borges, Mirlene Amaral [UNESP] |
title_short |
Reintegração escolar de adolescentes drogadictos |
title_full |
Reintegração escolar de adolescentes drogadictos |
title_fullStr |
Reintegração escolar de adolescentes drogadictos |
title_full_unstemmed |
Reintegração escolar de adolescentes drogadictos |
title_sort |
Reintegração escolar de adolescentes drogadictos |
author |
Borges, Mirlene Amaral [UNESP] |
author_facet |
Borges, Mirlene Amaral [UNESP] Oliveira, Thiago Motta de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Thiago Motta de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Mirlene Amaral [UNESP] Oliveira, Thiago Motta de [UNESP] |
description |
Introdução: o acompanhamento de pessoas drogadictas, em processo de recuperação, requer estratégias que evitem seu retorno à dependência e ofereçam possibilidades de autoconhecimento, favorecendo sua reintegração na sociedade, incluindo-se, nesta, a escola. A Comunidade Terapêutica “Só Por Hoje”, parceira desse projeto, oferece diversas atividades ocupacionais, entre as quais, aulas de algumas disciplinas como, por exemplo, Biologia. Em pesquisa anterior, realizada nessa comunidade, elegeu-se como prioridades de trabalho educativo a opção por uma metodologia que propicie a elaboração de conceitos biológicos, por intermédio de estratégias dinâmicas e diversificadas e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em temas relacionados ao cotidiano do jovem e conectados a assuntos do ensino regular. Objetivo: como objetivo propõe-se a elaborar material didático lúdico, que permita discutir com os adolescentes alguns conceitos relacionados ao ser humano, enfocando sua dimensão biológica (fisiologia e morfologia do corpo humano) e social, no que se refere à sexualidade humana e à relação homem-natureza e disponibilizar o material produzido a educadores que trabalhem com um público semelhante ao atendido pelo projeto. Proposta: em termos de proposta, dispõe-se a: (a) discutir a organização metodológica do conteúdo de ensino; (b) preparar os temas com estratégias didáticas lúdicas e com técnicas expositivo-teóricas e práticas; (c) desenvolver atividades e registrar a participação dos alunos nas mesmas; (d) discutir os resultados. Resultados: como resultados, espera-se a aprendizagem de conceitos morfofisiológicos do corpo humano e a conscientização da importância do homem como agente integrante da natureza. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:41Z 2017-01-18T18:09:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ105.htm http://hdl.handle.net/11449/148328 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ105.htm http://hdl.handle.net/11449/148328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128439438278656 |