Reintegração escolar de adolescentes drogadictos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Mirlene Amaral [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Oliveira, Thiago Motta de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ105.htm
http://hdl.handle.net/11449/148328
Resumo: Introdução: o acompanhamento de pessoas drogadictas, em processo de recuperação, requer estratégias que evitem seu retorno à dependência e ofereçam possibilidades de autoconhecimento, favorecendo sua reintegração na sociedade, incluindo-se, nesta, a escola. A Comunidade Terapêutica “Só Por Hoje”, parceira desse projeto, oferece diversas atividades ocupacionais, entre as quais, aulas de algumas disciplinas como, por exemplo, Biologia. Em pesquisa anterior, realizada nessa comunidade, elegeu-se como prioridades de trabalho educativo a opção por uma metodologia que propicie a elaboração de conceitos biológicos, por intermédio de estratégias dinâmicas e diversificadas e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em temas relacionados ao cotidiano do jovem e conectados a assuntos do ensino regular. Objetivo: como objetivo propõe-se a elaborar material didático lúdico, que permita discutir com os adolescentes alguns conceitos relacionados ao ser humano, enfocando sua dimensão biológica (fisiologia e morfologia do corpo humano) e social, no que se refere à sexualidade humana e à relação homem-natureza e disponibilizar o material produzido a educadores que trabalhem com um público semelhante ao atendido pelo projeto. Proposta: em termos de proposta, dispõe-se a: (a) discutir a organização metodológica do conteúdo de ensino; (b) preparar os temas com estratégias didáticas lúdicas e com técnicas expositivo-teóricas e práticas; (c) desenvolver atividades e registrar a participação dos alunos nas mesmas; (d) discutir os resultados. Resultados: como resultados, espera-se a aprendizagem de conceitos morfofisiológicos do corpo humano e a conscientização da importância do homem como agente integrante da natureza.
id UNSP_a6bc3e1e93d6d0c80a345bd6fbce6784
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148328
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reintegração escolar de adolescentes drogadictosIntrodução: o acompanhamento de pessoas drogadictas, em processo de recuperação, requer estratégias que evitem seu retorno à dependência e ofereçam possibilidades de autoconhecimento, favorecendo sua reintegração na sociedade, incluindo-se, nesta, a escola. A Comunidade Terapêutica “Só Por Hoje”, parceira desse projeto, oferece diversas atividades ocupacionais, entre as quais, aulas de algumas disciplinas como, por exemplo, Biologia. Em pesquisa anterior, realizada nessa comunidade, elegeu-se como prioridades de trabalho educativo a opção por uma metodologia que propicie a elaboração de conceitos biológicos, por intermédio de estratégias dinâmicas e diversificadas e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em temas relacionados ao cotidiano do jovem e conectados a assuntos do ensino regular. Objetivo: como objetivo propõe-se a elaborar material didático lúdico, que permita discutir com os adolescentes alguns conceitos relacionados ao ser humano, enfocando sua dimensão biológica (fisiologia e morfologia do corpo humano) e social, no que se refere à sexualidade humana e à relação homem-natureza e disponibilizar o material produzido a educadores que trabalhem com um público semelhante ao atendido pelo projeto. Proposta: em termos de proposta, dispõe-se a: (a) discutir a organização metodológica do conteúdo de ensino; (b) preparar os temas com estratégias didáticas lúdicas e com técnicas expositivo-teóricas e práticas; (c) desenvolver atividades e registrar a participação dos alunos nas mesmas; (d) discutir os resultados. Resultados: como resultados, espera-se a aprendizagem de conceitos morfofisiológicos do corpo humano e a conscientização da importância do homem como agente integrante da natureza.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Educação, São José do Rio Preto, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Educação, São José do Rio Preto, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Mirlene Amaral [UNESP]Oliveira, Thiago Motta de [UNESP]2017-01-18T18:09:41Z2017-01-18T18:09:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ105.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148328PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T18:06:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:56:46.538619Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
title Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
spellingShingle Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
Borges, Mirlene Amaral [UNESP]
title_short Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
title_full Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
title_fullStr Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
title_full_unstemmed Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
title_sort Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
author Borges, Mirlene Amaral [UNESP]
author_facet Borges, Mirlene Amaral [UNESP]
Oliveira, Thiago Motta de [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Thiago Motta de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Mirlene Amaral [UNESP]
Oliveira, Thiago Motta de [UNESP]
description Introdução: o acompanhamento de pessoas drogadictas, em processo de recuperação, requer estratégias que evitem seu retorno à dependência e ofereçam possibilidades de autoconhecimento, favorecendo sua reintegração na sociedade, incluindo-se, nesta, a escola. A Comunidade Terapêutica “Só Por Hoje”, parceira desse projeto, oferece diversas atividades ocupacionais, entre as quais, aulas de algumas disciplinas como, por exemplo, Biologia. Em pesquisa anterior, realizada nessa comunidade, elegeu-se como prioridades de trabalho educativo a opção por uma metodologia que propicie a elaboração de conceitos biológicos, por intermédio de estratégias dinâmicas e diversificadas e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em temas relacionados ao cotidiano do jovem e conectados a assuntos do ensino regular. Objetivo: como objetivo propõe-se a elaborar material didático lúdico, que permita discutir com os adolescentes alguns conceitos relacionados ao ser humano, enfocando sua dimensão biológica (fisiologia e morfologia do corpo humano) e social, no que se refere à sexualidade humana e à relação homem-natureza e disponibilizar o material produzido a educadores que trabalhem com um público semelhante ao atendido pelo projeto. Proposta: em termos de proposta, dispõe-se a: (a) discutir a organização metodológica do conteúdo de ensino; (b) preparar os temas com estratégias didáticas lúdicas e com técnicas expositivo-teóricas e práticas; (c) desenvolver atividades e registrar a participação dos alunos nas mesmas; (d) discutir os resultados. Resultados: como resultados, espera-se a aprendizagem de conceitos morfofisiológicos do corpo humano e a conscientização da importância do homem como agente integrante da natureza.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:41Z
2017-01-18T18:09:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ105.htm
http://hdl.handle.net/11449/148328
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ105.htm
http://hdl.handle.net/11449/148328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128439438278656