REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Czerevaty, Paulo Cezar, Blum, Maria Andreia Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83698
Resumo: Com base nas contribuições do Círculo de Bakhtin, este artigo tem por discutir como a reescrita de respostas dos alunos do Ensino Médio se constitui a partir do processo dialógico instaurado pelas revisões efetuadas pelo professor na versão inicial dos textos dos alunos. Analisam-se, portanto: a) as interlocuções dos alunos com a pergunta e o texto na produção da resposta inicial; b) as réplicas, sugestões, comentários, questionamentos do professor na etapa da revisão textual; c) as interlocuções dos alunos com os apontamentos do professor e com o seu próprio texto na reescrita das respostas. 
id UFRGS-12_6e8e99edaf547b777beb9c3faa42477c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/83698
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICADialogismoGênero RespostaReescrita.Com base nas contribuições do Círculo de Bakhtin, este artigo tem por discutir como a reescrita de respostas dos alunos do Ensino Médio se constitui a partir do processo dialógico instaurado pelas revisões efetuadas pelo professor na versão inicial dos textos dos alunos. Analisam-se, portanto: a) as interlocuções dos alunos com a pergunta e o texto na produção da resposta inicial; b) as réplicas, sugestões, comentários, questionamentos do professor na etapa da revisão textual; c) as interlocuções dos alunos com os apontamentos do professor e com o seu próprio texto na reescrita das respostas.  UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/8369810.22456/2236-6385.83698Cadernos do IL; n. 56 (2018); 70-852236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83698/50777Copyright (c) 2018 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngelo, Cristiane Malinoski PianaroCzerevaty, Paulo CezarBlum, Maria Andreia Batista2019-06-23T03:18:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/83698Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2019-06-23T03:18:12Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
title REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
spellingShingle REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Dialogismo
Gênero Resposta
Reescrita.
title_short REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
title_full REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
title_fullStr REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
title_full_unstemmed REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
title_sort REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
author Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
author_facet Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Czerevaty, Paulo Cezar
Blum, Maria Andreia Batista
author_role author
author2 Czerevaty, Paulo Cezar
Blum, Maria Andreia Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Czerevaty, Paulo Cezar
Blum, Maria Andreia Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Gênero Resposta
Reescrita.
topic Dialogismo
Gênero Resposta
Reescrita.
description Com base nas contribuições do Círculo de Bakhtin, este artigo tem por discutir como a reescrita de respostas dos alunos do Ensino Médio se constitui a partir do processo dialógico instaurado pelas revisões efetuadas pelo professor na versão inicial dos textos dos alunos. Analisam-se, portanto: a) as interlocuções dos alunos com a pergunta e o texto na produção da resposta inicial; b) as réplicas, sugestões, comentários, questionamentos do professor na etapa da revisão textual; c) as interlocuções dos alunos com os apontamentos do professor e com o seu próprio texto na reescrita das respostas. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83698
10.22456/2236-6385.83698
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83698
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.83698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83698/50777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 56 (2018); 70-85
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766224294379520