Dos saberes "sacralizados" aos saberes situados: o conceito de gênero nos cânones da Psicologia do Desenvolvimento nos cursos de Psicologia das Universidades Federais Brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marcos Antonio Hoffmann
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182049
Resumo: O presente trabalho tem como temática principal a crítica, marcada pela perspectiva feminista, sobre a psicologia do desenvolvimento como um regime de inteligibilidade da vida, que prescreve um “dever ser”, assumindo o gênero como um interrogante. Apresenta como objetivo central analisar como as questões de gênero são tratadas nas obras-manuais de psicologia do desenvolvimento, mais recorrentes, nas bibliografias dos cursos de psicologia das Universidades Federais Brasileiras, que são duas: “O Ciclo Vital”, de Helen Bee, e “Desenvolvimento Humano”, de Diane Papalia e Ruth Feldman. O trabalho, ainda, é demarcado a partir de um recorte temporal de 2016 a 2018. O recorte se dá diante de uma possibilidade de narrarmos um período de golpes políticos à ciência, aos direitos humanos e aos estudos de gênero, tendo o cenário brasileiro perpassado por tempos de ódio no qual nos deparamos com estudos localizados e as tecnologias feministas para desenvolver uma pesquisa comprometida e parcial. As discussões apresentadas como problemas de gênero, são desdobradas nesta pesquisa, de modo que averiguamos os saberes localizados e os conteúdos em Psicologia através de suas obras-manuais, no período pós golpe em 2016. Nesta perspectiva, gênero, mais do que um elemento de análise, aparece, em nosso trabalho, como um interrogante da produção teórica consolidada na Psicologia do Desenvolvimento. A pesquisa, desenvolvida neste recorte social e político, pretende dessacralizar os assuntos que tecem questões de gênero nas obras-manuais que costumamos encontrar nas IES Federais, ao passo em que apresentamos, entre os movimentos de associações e práticas coletivas, nossos posicionamentos que permitem analisar conteúdos para além dos refinados controles, dessacralizando assim os cânones sobre o desenvolvimento no Brasil e seus estudos concomitantes.
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spelling Dos saberes "sacralizados" aos saberes situados: o conceito de gênero nos cânones da Psicologia do Desenvolvimento nos cursos de Psicologia das Universidades Federais BrasileirasOf the knowledge of the situated knowledge: the concept of gender in the canons of developmental psychology in the courses of Psychology of the Federal UniversitiesEpistemes feministasEstudos de GêneroPsicologia do DesenvolvimentoSaberes CientíficosO presente trabalho tem como temática principal a crítica, marcada pela perspectiva feminista, sobre a psicologia do desenvolvimento como um regime de inteligibilidade da vida, que prescreve um “dever ser”, assumindo o gênero como um interrogante. Apresenta como objetivo central analisar como as questões de gênero são tratadas nas obras-manuais de psicologia do desenvolvimento, mais recorrentes, nas bibliografias dos cursos de psicologia das Universidades Federais Brasileiras, que são duas: “O Ciclo Vital”, de Helen Bee, e “Desenvolvimento Humano”, de Diane Papalia e Ruth Feldman. O trabalho, ainda, é demarcado a partir de um recorte temporal de 2016 a 2018. O recorte se dá diante de uma possibilidade de narrarmos um período de golpes políticos à ciência, aos direitos humanos e aos estudos de gênero, tendo o cenário brasileiro perpassado por tempos de ódio no qual nos deparamos com estudos localizados e as tecnologias feministas para desenvolver uma pesquisa comprometida e parcial. As discussões apresentadas como problemas de gênero, são desdobradas nesta pesquisa, de modo que averiguamos os saberes localizados e os conteúdos em Psicologia através de suas obras-manuais, no período pós golpe em 2016. Nesta perspectiva, gênero, mais do que um elemento de análise, aparece, em nosso trabalho, como um interrogante da produção teórica consolidada na Psicologia do Desenvolvimento. A pesquisa, desenvolvida neste recorte social e político, pretende dessacralizar os assuntos que tecem questões de gênero nas obras-manuais que costumamos encontrar nas IES Federais, ao passo em que apresentamos, entre os movimentos de associações e práticas coletivas, nossos posicionamentos que permitem analisar conteúdos para além dos refinados controles, dessacralizando assim os cânones sobre o desenvolvimento no Brasil e seus estudos concomitantes.The main theme of the present work is the critique, marked by the feminist perspective, on the psychology of development as a regime of intelligibility of life, which prescribes a “must be”, assuming the gender as a question mark. It presents as a central objective to analyze how the gender issues are treated in the manuals of development psychology, most recurrent, in the bibliographies of the courses of psychology of the Brazilian Federal Universities, which are two: Helen Bee´s “The Life Cycle”, and “Human Development” by Diane Papalia and Ruth Feldman. The work is also demarcated from a time cut from 2016 to 2018. The temporal delimitation occurs in the face of a possibility of narrating a period of political coups to science, human rights and gender studies, and the Brazilian scene is crossed by times of hatred in which we are faced with localized studies and feminist technologies to develop a compromised and partial search. The discussions presented as gender problems are deployed in this research, so that we find out the localized knowledge and contents in Psychology and its manuals in the post-coup period in 2016. In this perspective, gender, rather than an element of analysis, appears in our work as a question of the theoretical production consolidated in Developmental Psychology. The research, developed in this social and political delimitation, intends to deacralize the issues that put gender issues in the manual works that we usually find in the Federal Colleges/Universities, while presenting, among the movements of associations and collective practices, our positions that allow us to analyze content beyond the refined controls, thus desacralizing the canons on development in Brazil and their concomitant studies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Leonardo Lemos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Marcos Antonio Hoffmann2019-05-16T18:49:37Z2019-05-16T18:49:37Z2019-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18204900091654933004048021P66444203522447403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:44:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182049Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:58:44.226360Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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