Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henning, Paula Corrêa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2079
Resumo: A presente tese de Doutorado em Educação tem como foco de estudos as Ciências Humanas. O estudo busca responder ao seguinte problema: Quais são os efeitos de sentido provocados por alguns discursos da Educação na atualidade, tomada como Ciência Humana? Tendo como referência teórica os estudos de Nietzsche e Foucault especialmente, analisou-se quatro teses de Doutorado defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS em 2006 e 2007. Com essa pesquisa buscou-se evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se das relações com os modos de pensar a formação e a pesquisa, especialmente na docência, onde o que está em discussão é um certo regime de produção de verdades. Além disso, tomo a Igualdade, a Fraternidade e a Liberdade, bandeiras da Revolução Francesa, como figuras emblemáticas da episteme moderna que sustenta a produção de um determinado sujeito moral. Percorrendo esses efeitos fui levada àq
id USIN_2b04add5ed4f883de7e8fc6513f438f9
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2079
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:00Z2015-03-04T21:16:00Z2008-02-19Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19A presente tese de Doutorado em Educação tem como foco de estudos as Ciências Humanas. O estudo busca responder ao seguinte problema: Quais são os efeitos de sentido provocados por alguns discursos da Educação na atualidade, tomada como Ciência Humana? Tendo como referência teórica os estudos de Nietzsche e Foucault especialmente, analisou-se quatro teses de Doutorado defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS em 2006 e 2007. Com essa pesquisa buscou-se evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se das relações com os modos de pensar a formação e a pesquisa, especialmente na docência, onde o que está em discussão é um certo regime de produção de verdades. Além disso, tomo a Igualdade, a Fraternidade e a Liberdade, bandeiras da Revolução Francesa, como figuras emblemáticas da episteme moderna que sustenta a produção de um determinado sujeito moral. Percorrendo esses efeitos fui levada àqThe present thesis for a PhD in Education has the Human Sciences as its study focus. The study seeks to answer the following problem: What are the sense effects provoked by some discourses of Education nowadays, taken as a Human Science? Using particularly the studies of Nietzsche and Foucault as theoretical reference, four doctorate thesis defended in the Post Graduation Program in Education of Unisinos in 2006 and 2007 were analyzed. With this research I tried to point out features of the modern episteme that, even today, serves as positive ground for the composition of knowledge and moral operated by Education. It is about the relations with the ways of thinking the education and the research, especially in teaching, where what is being discussed is a certain regime of production of truths. Beyond that, I take Equality, Fraternity and Liberty, flags of the French Revolution, as emblematic figures of the modern episteme, which sustains the production of a certain moral subject. Going through these effects ICoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorHenning, Paula Corrêahttp://lattes.cnpq.br/5709258385798459http://lattes.cnpq.br/8159020225820727Chassot, Áttico InácioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEfeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanasCiências Humanasdiscursos educacionaissaber e moralepisteme modernaeducational discoursesknowledge and moralmodern epistemeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2079info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALpaula correa.pdfpaula correa.pdfapplication/pdf722272http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2079/1/paula+correa.pdf3ff0678040d015d7f9cfa20226acd63eMD51UNISINOS/20792015-03-10 11:41:59.138oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:41:59Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas
title Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas
spellingShingle Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas
Henning, Paula Corrêa
Ciências Humanas
discursos educacionais
saber e moral
episteme moderna
educational discourses
knowledge and moral
modern episteme
title_short Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas
title_full Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas
title_fullStr Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas
title_full_unstemmed Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas
title_sort Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas
author Henning, Paula Corrêa
author_facet Henning, Paula Corrêa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5709258385798459
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8159020225820727
dc.contributor.author.fl_str_mv Henning, Paula Corrêa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chassot, Áttico Inácio
contributor_str_mv Chassot, Áttico Inácio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
discursos educacionais
saber e moral
episteme moderna
educational discourses
knowledge and moral
modern episteme
dc.subject.por.fl_str_mv discursos educacionais
saber e moral
episteme moderna
dc.subject.eng.fl_str_mv educational discourses
knowledge and moral
modern episteme
description A presente tese de Doutorado em Educação tem como foco de estudos as Ciências Humanas. O estudo busca responder ao seguinte problema: Quais são os efeitos de sentido provocados por alguns discursos da Educação na atualidade, tomada como Ciência Humana? Tendo como referência teórica os estudos de Nietzsche e Foucault especialmente, analisou-se quatro teses de Doutorado defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS em 2006 e 2007. Com essa pesquisa buscou-se evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se das relações com os modos de pensar a formação e a pesquisa, especialmente na docência, onde o que está em discussão é um certo regime de produção de verdades. Além disso, tomo a Igualdade, a Fraternidade e a Liberdade, bandeiras da Revolução Francesa, como figuras emblemáticas da episteme moderna que sustenta a produção de um determinado sujeito moral. Percorrendo esses efeitos fui levada àq
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2079
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2079/1/paula+correa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ff0678040d015d7f9cfa20226acd63e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942165770240