Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Lucas Caetano de [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250390
Resumo: Por meio de minhas experiências de estágio durante meu período de graduação, surge a curiosidade de compreender as capacidades e propósitos que o desenho pode ter na infância e na escola. Para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso que se caracteriza como pesquisa qualitativa, adotou-se como metodologia o levantamento bibliográfico. Foram analisados Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados ao tema “desenho da criança”, no período de 1995 a 2016 publicados na Biblioteca Digital da UNICAMP durante o período de 1995 a 2007 e no Repositório Institucional UNESP durante o período de 2009 a 2016; o que equivale a um período fechado de 21 anos. A temática do estudo também está pautada no trabalho sobre a constituição social do desenho infantil, de Silvia Maria Cintra da Silva e no trabalho de Lev Vygotsky, acerca da imaginação e a arte na infância. Os resultados indicam que o desenho ainda é visto como uma atividade de menor importância dentro da escola e que existe uma lacuna nas formações acadêmicas de educação em relação às funções do desenho e a expressão artística. Desta forma, o modo de superar essas barreiras seria uma atenção maior acerca da educação artística nas formações acadêmicas nos cursos de educação e formações continuadas tendo o mesmo objetivo.
id UNSP_a807d0d1c6c8ae4f7356b4ec255532f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250390
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escolaChildren's drawing: an approach to the functions of drawing within the schoolDesenho da criançaDesenho infantilArte-educaçãoPor meio de minhas experiências de estágio durante meu período de graduação, surge a curiosidade de compreender as capacidades e propósitos que o desenho pode ter na infância e na escola. Para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso que se caracteriza como pesquisa qualitativa, adotou-se como metodologia o levantamento bibliográfico. Foram analisados Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados ao tema “desenho da criança”, no período de 1995 a 2016 publicados na Biblioteca Digital da UNICAMP durante o período de 1995 a 2007 e no Repositório Institucional UNESP durante o período de 2009 a 2016; o que equivale a um período fechado de 21 anos. A temática do estudo também está pautada no trabalho sobre a constituição social do desenho infantil, de Silvia Maria Cintra da Silva e no trabalho de Lev Vygotsky, acerca da imaginação e a arte na infância. Os resultados indicam que o desenho ainda é visto como uma atividade de menor importância dentro da escola e que existe uma lacuna nas formações acadêmicas de educação em relação às funções do desenho e a expressão artística. Desta forma, o modo de superar essas barreiras seria uma atenção maior acerca da educação artística nas formações acadêmicas nos cursos de educação e formações continuadas tendo o mesmo objetivo.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jesus, Lucas Caetano de [UNESP]2023-08-22T12:00:09Z2023-08-22T12:00:09Z2021-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:22:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250390Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:54.119145Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola
Children's drawing: an approach to the functions of drawing within the school
title Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola
spellingShingle Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola
Jesus, Lucas Caetano de [UNESP]
Desenho da criança
Desenho infantil
Arte-educação
title_short Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola
title_full Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola
title_fullStr Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola
title_full_unstemmed Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola
title_sort Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola
author Jesus, Lucas Caetano de [UNESP]
author_facet Jesus, Lucas Caetano de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andreia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Lucas Caetano de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho da criança
Desenho infantil
Arte-educação
topic Desenho da criança
Desenho infantil
Arte-educação
description Por meio de minhas experiências de estágio durante meu período de graduação, surge a curiosidade de compreender as capacidades e propósitos que o desenho pode ter na infância e na escola. Para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso que se caracteriza como pesquisa qualitativa, adotou-se como metodologia o levantamento bibliográfico. Foram analisados Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados ao tema “desenho da criança”, no período de 1995 a 2016 publicados na Biblioteca Digital da UNICAMP durante o período de 1995 a 2007 e no Repositório Institucional UNESP durante o período de 2009 a 2016; o que equivale a um período fechado de 21 anos. A temática do estudo também está pautada no trabalho sobre a constituição social do desenho infantil, de Silvia Maria Cintra da Silva e no trabalho de Lev Vygotsky, acerca da imaginação e a arte na infância. Os resultados indicam que o desenho ainda é visto como uma atividade de menor importância dentro da escola e que existe uma lacuna nas formações acadêmicas de educação em relação às funções do desenho e a expressão artística. Desta forma, o modo de superar essas barreiras seria uma atenção maior acerca da educação artística nas formações acadêmicas nos cursos de educação e formações continuadas tendo o mesmo objetivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-04
2023-08-22T12:00:09Z
2023-08-22T12:00:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250390
url http://hdl.handle.net/11449/250390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129119156699136