Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250390 |
Resumo: | Por meio de minhas experiências de estágio durante meu período de graduação, surge a curiosidade de compreender as capacidades e propósitos que o desenho pode ter na infância e na escola. Para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso que se caracteriza como pesquisa qualitativa, adotou-se como metodologia o levantamento bibliográfico. Foram analisados Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados ao tema “desenho da criança”, no período de 1995 a 2016 publicados na Biblioteca Digital da UNICAMP durante o período de 1995 a 2007 e no Repositório Institucional UNESP durante o período de 2009 a 2016; o que equivale a um período fechado de 21 anos. A temática do estudo também está pautada no trabalho sobre a constituição social do desenho infantil, de Silvia Maria Cintra da Silva e no trabalho de Lev Vygotsky, acerca da imaginação e a arte na infância. Os resultados indicam que o desenho ainda é visto como uma atividade de menor importância dentro da escola e que existe uma lacuna nas formações acadêmicas de educação em relação às funções do desenho e a expressão artística. Desta forma, o modo de superar essas barreiras seria uma atenção maior acerca da educação artística nas formações acadêmicas nos cursos de educação e formações continuadas tendo o mesmo objetivo. |
id |
UNSP_a807d0d1c6c8ae4f7356b4ec255532f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/250390 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escolaChildren's drawing: an approach to the functions of drawing within the schoolDesenho da criançaDesenho infantilArte-educaçãoPor meio de minhas experiências de estágio durante meu período de graduação, surge a curiosidade de compreender as capacidades e propósitos que o desenho pode ter na infância e na escola. Para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso que se caracteriza como pesquisa qualitativa, adotou-se como metodologia o levantamento bibliográfico. Foram analisados Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados ao tema “desenho da criança”, no período de 1995 a 2016 publicados na Biblioteca Digital da UNICAMP durante o período de 1995 a 2007 e no Repositório Institucional UNESP durante o período de 2009 a 2016; o que equivale a um período fechado de 21 anos. A temática do estudo também está pautada no trabalho sobre a constituição social do desenho infantil, de Silvia Maria Cintra da Silva e no trabalho de Lev Vygotsky, acerca da imaginação e a arte na infância. Os resultados indicam que o desenho ainda é visto como uma atividade de menor importância dentro da escola e que existe uma lacuna nas formações acadêmicas de educação em relação às funções do desenho e a expressão artística. Desta forma, o modo de superar essas barreiras seria uma atenção maior acerca da educação artística nas formações acadêmicas nos cursos de educação e formações continuadas tendo o mesmo objetivo.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jesus, Lucas Caetano de [UNESP]2023-08-22T12:00:09Z2023-08-22T12:00:09Z2021-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:22:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250390Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:54.119145Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola Children's drawing: an approach to the functions of drawing within the school |
title |
Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola |
spellingShingle |
Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola Jesus, Lucas Caetano de [UNESP] Desenho da criança Desenho infantil Arte-educação |
title_short |
Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola |
title_full |
Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola |
title_fullStr |
Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola |
title_full_unstemmed |
Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola |
title_sort |
Desenho da criança: uma abordagem sobre as funções do desenho dentro da escola |
author |
Jesus, Lucas Caetano de [UNESP] |
author_facet |
Jesus, Lucas Caetano de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andreia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Lucas Caetano de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho da criança Desenho infantil Arte-educação |
topic |
Desenho da criança Desenho infantil Arte-educação |
description |
Por meio de minhas experiências de estágio durante meu período de graduação, surge a curiosidade de compreender as capacidades e propósitos que o desenho pode ter na infância e na escola. Para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso que se caracteriza como pesquisa qualitativa, adotou-se como metodologia o levantamento bibliográfico. Foram analisados Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados ao tema “desenho da criança”, no período de 1995 a 2016 publicados na Biblioteca Digital da UNICAMP durante o período de 1995 a 2007 e no Repositório Institucional UNESP durante o período de 2009 a 2016; o que equivale a um período fechado de 21 anos. A temática do estudo também está pautada no trabalho sobre a constituição social do desenho infantil, de Silvia Maria Cintra da Silva e no trabalho de Lev Vygotsky, acerca da imaginação e a arte na infância. Os resultados indicam que o desenho ainda é visto como uma atividade de menor importância dentro da escola e que existe uma lacuna nas formações acadêmicas de educação em relação às funções do desenho e a expressão artística. Desta forma, o modo de superar essas barreiras seria uma atenção maior acerca da educação artística nas formações acadêmicas nos cursos de educação e formações continuadas tendo o mesmo objetivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-04 2023-08-22T12:00:09Z 2023-08-22T12:00:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/250390 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/250390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129119156699136 |