Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Geovana Carolina de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244128
Resumo: O trabalho propõe um guia com diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível que tem como baliza a inclusão das pessoas com deficiência na indústria do turismo. Voltado especificamente para redes sociais de empresas do setor, o guia destaca a acessibilidade nas estratégias de comunicação para a venda, tendo em vista as demandas dos consumidores com deficiência, em especial a visual e a auditiva, e a necessidade de adequação dos processos comerciais a esta clientela. A proposta resulta do estabelecimento de um diálogo entre as diretrizes para o marketing acessível e o turismo inclusivo e as estratégias efetivamente realizadas por empresas que se apresentam como especializadas em turismo acessível e/ou voltadas para o público com deficiência. Com o trabalho, espera-se contribuir para a discussão sobre deficiência, marketing e consumo, no sentido de maior inclusão das pessoas com deficiência nos processos de consumo e decisão de compra no segmento.
id UNSP_a81a25d06d23f4e3088aa76151d7b464
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244128
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessívelAccessibility and inclusion of people with disabilities in the tourism industry: guide to accessible digital content marketing guidelinesmarketing de conteúdoturismoacessibilidadedeficiênciainclusão socialContent marketingTourismAccessibilityDisabilitySocial inclusionO trabalho propõe um guia com diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível que tem como baliza a inclusão das pessoas com deficiência na indústria do turismo. Voltado especificamente para redes sociais de empresas do setor, o guia destaca a acessibilidade nas estratégias de comunicação para a venda, tendo em vista as demandas dos consumidores com deficiência, em especial a visual e a auditiva, e a necessidade de adequação dos processos comerciais a esta clientela. A proposta resulta do estabelecimento de um diálogo entre as diretrizes para o marketing acessível e o turismo inclusivo e as estratégias efetivamente realizadas por empresas que se apresentam como especializadas em turismo acessível e/ou voltadas para o público com deficiência. Com o trabalho, espera-se contribuir para a discussão sobre deficiência, marketing e consumo, no sentido de maior inclusão das pessoas com deficiência nos processos de consumo e decisão de compra no segmento.The work proposes a guide with marketing guidelines for accessible digital content that has as its goal the inclusion of people with disabilities in the tourism industry. Aimed specifically at social networks of companies in the sector, the guide highlights accessibility in communication strategies for sales, bearing in mind the demands of consumers with disabilities, in particular visual and auditory, and the need to adapt commercial processes to this clientele. The proposal results from the establishment of a dialogue between the guidelines for accessible marketing and inclusive tourism and the strategies effectively carried out by companies that present themselves as specialized in accessible tourism and/or aimed at the public with disabilities. With the work, it is expected to contribute to the discussion on disability, marketing and consumption, in the sense of greater inclusion of people with disabilities in the consumption and purchase decision processes in the segment.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maciel, Suely [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Geovana Carolina de2023-06-19T18:33:33Z2023-06-19T18:33:33Z2023-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24412833004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244128Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:22.537258Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível
Accessibility and inclusion of people with disabilities in the tourism industry: guide to accessible digital content marketing guidelines
title Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível
spellingShingle Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível
Oliveira, Geovana Carolina de
marketing de conteúdo
turismo
acessibilidade
deficiência
inclusão social
Content marketing
Tourism
Accessibility
Disability
Social inclusion
title_short Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível
title_full Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível
title_fullStr Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível
title_full_unstemmed Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível
title_sort Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na indústria de turismo: guia de diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível
author Oliveira, Geovana Carolina de
author_facet Oliveira, Geovana Carolina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Suely [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Geovana Carolina de
dc.subject.por.fl_str_mv marketing de conteúdo
turismo
acessibilidade
deficiência
inclusão social
Content marketing
Tourism
Accessibility
Disability
Social inclusion
topic marketing de conteúdo
turismo
acessibilidade
deficiência
inclusão social
Content marketing
Tourism
Accessibility
Disability
Social inclusion
description O trabalho propõe um guia com diretrizes de marketing de conteúdo digital acessível que tem como baliza a inclusão das pessoas com deficiência na indústria do turismo. Voltado especificamente para redes sociais de empresas do setor, o guia destaca a acessibilidade nas estratégias de comunicação para a venda, tendo em vista as demandas dos consumidores com deficiência, em especial a visual e a auditiva, e a necessidade de adequação dos processos comerciais a esta clientela. A proposta resulta do estabelecimento de um diálogo entre as diretrizes para o marketing acessível e o turismo inclusivo e as estratégias efetivamente realizadas por empresas que se apresentam como especializadas em turismo acessível e/ou voltadas para o público com deficiência. Com o trabalho, espera-se contribuir para a discussão sobre deficiência, marketing e consumo, no sentido de maior inclusão das pessoas com deficiência nos processos de consumo e decisão de compra no segmento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19T18:33:33Z
2023-06-19T18:33:33Z
2023-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244128
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/244128
identifier_str_mv 33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128732544630784