A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137876
Resumo: A presente pesquisa foi motivada a partir de observações do cotidiano das crianças na escola de Educação Infantil, na qual observou-se uma pobreza de experiências em seus fazeres e uma visão biologizante dos professores quanto ao desenvolvimento infantil. O estudo tem como embasamento teórico a teoria histórico-cultural e parte do pressuposto de que a situação social de desenvolvimento das crianças é condicionada por suas condições de vida e educação, e quando intencionalmente organizadas, podem promover vivências que conduzam ao máximo desenvolvimento psíquico. Tem como objetivo geral identificar e analisar a situação social de desenvolvimento da criança de dois a três anos por meio das situações vivenciadas na escola da infância e tem como objetivos específicos analisar as condições objetivas e subjetivas em que se efetivam as experiências das crianças de dois a três anos na escola de Educação Infantil, refletir sobre como acontece a intervenção intencional do (a) professor (a) nessas circunstâncias e identificar como tais condições se objetivam em elementos indicadores do desenvolvimento psíquico. A hipótese inicial é de que o desenvolvimento da criança pode ser potencializado quando se identifica a situação social de desenvolvimento, o que implica reconhecer as condições objetivas e subjetivas em que acontecem a atividade e como essa atividade impacta as funções psíquicas em formação. A metodologia consistiu em observação e filmagem da rotina de uma turma de crianças de dois a três anos de um Centro de Educação Infantil. As crianças foram observadas e filmadas enquanto se relacionavam com as demais crianças, com a professora e com os materiais disponíveis no espaço da sala. Os resultados apresentados demonstram que ao observar, atentamente, os fazeres, expressões e modos de agir das crianças, o (a) professor (a) pode identificar a sua situação social de desenvolvimento, para planejar e organizar as condições favoráveis à potencialização do desenvolvimento. As condições objetivas da atividade das crianças, assim como, as intervenções das professoras nem sempre favoreceram a ampliação das possibilidades de desenvolvimento das crianças. Em várias situações foi possível perceber indícios dos processos psíquicos em formação.
id UNSP_a827d44429bfc0c19dfb9ea89ea5194f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/137876
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação InfantilThe social situation of development of children of two to three years old: a study focusing on the experiences lived in the school of Early ChildhoodEducação InfantilSituação social de desenvolvimentoDesenvolvimento infantilEarly ChildhoodCultural-Historical TheoryChild developmentTeoria histórico-culturalSocial situation of developmentPedagogical interventionIntervenção pedagógicaA presente pesquisa foi motivada a partir de observações do cotidiano das crianças na escola de Educação Infantil, na qual observou-se uma pobreza de experiências em seus fazeres e uma visão biologizante dos professores quanto ao desenvolvimento infantil. O estudo tem como embasamento teórico a teoria histórico-cultural e parte do pressuposto de que a situação social de desenvolvimento das crianças é condicionada por suas condições de vida e educação, e quando intencionalmente organizadas, podem promover vivências que conduzam ao máximo desenvolvimento psíquico. Tem como objetivo geral identificar e analisar a situação social de desenvolvimento da criança de dois a três anos por meio das situações vivenciadas na escola da infância e tem como objetivos específicos analisar as condições objetivas e subjetivas em que se efetivam as experiências das crianças de dois a três anos na escola de Educação Infantil, refletir sobre como acontece a intervenção intencional do (a) professor (a) nessas circunstâncias e identificar como tais condições se objetivam em elementos indicadores do desenvolvimento psíquico. A hipótese inicial é de que o desenvolvimento da criança pode ser potencializado quando se identifica a situação social de desenvolvimento, o que implica reconhecer as condições objetivas e subjetivas em que acontecem a atividade e como essa atividade impacta as funções psíquicas em formação. A metodologia consistiu em observação e filmagem da rotina de uma turma de crianças de dois a três anos de um Centro de Educação Infantil. As crianças foram observadas e filmadas enquanto se relacionavam com as demais crianças, com a professora e com os materiais disponíveis no espaço da sala. Os resultados apresentados demonstram que ao observar, atentamente, os fazeres, expressões e modos de agir das crianças, o (a) professor (a) pode identificar a sua situação social de desenvolvimento, para planejar e organizar as condições favoráveis à potencialização do desenvolvimento. As condições objetivas da atividade das crianças, assim como, as intervenções das professoras nem sempre favoreceram a ampliação das possibilidades de desenvolvimento das crianças. Em várias situações foi possível perceber indícios dos processos psíquicos em formação.This study was motivated from observations about children in early childhood education’s daily in which were realized poor activities experiences and a biological view from educators about the child development. This study has a theoretical basic from the cultural historical theory and the presupposed the social conditions of child development are conditioned by his life situations and education. However, when they are purposely organized, they can promote experiences that conduce to the psychological development. The general aim of this research is identifying and analyzing the children between two and three years old’s social situation of development from experiences in the childhood education. The specific aims are analyzing the objective and subjective conditions that the children between two and three years old experience; reflecting about how these conditions promote the psychological development objectively as well as understanding how the purposely intervention of teachers happens. The first hypothesis is that children development can be enhanced when the social condition of development is identified by recognizing the objective and subjective conditions the activities happens and how these impact the psychological functions in formation. The methods consist in watching and recording the daily of a children group between two and three years old in an early childhood education. While the children related each other, to teacher and to objects available in the room. The results show the children were active when in contact with the objects available in the room, although there was not wide variety of them. In many situations, the not intentional intervention of the teacher hindered the development of the children. The research shows the educators can identify the children’s social situation of development by watching carefully them in order to plan and organize the favorable conditions to the full development. The objective conditions of children’s activity, as well as the teacher’s interventions do not always benefit the expansion of the children potential development. In many cases it was possible to recognize evidences of psychic processes in formation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Suely Amaral [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]2016-04-08T20:19:11Z2016-04-08T20:19:11Z2016-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13787600086656633004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137876Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil
The social situation of development of children of two to three years old: a study focusing on the experiences lived in the school of Early Childhood
title A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil
spellingShingle A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil
Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
Educação Infantil
Situação social de desenvolvimento
Desenvolvimento infantil
Early Childhood
Cultural-Historical Theory
Child development
Teoria histórico-cultural
Social situation of development
Pedagogical intervention
Intervenção pedagógica
title_short A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil
title_full A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil
title_fullStr A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil
title_full_unstemmed A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil
title_sort A situação social de desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil
author Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
author_facet Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Suely Amaral [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Situação social de desenvolvimento
Desenvolvimento infantil
Early Childhood
Cultural-Historical Theory
Child development
Teoria histórico-cultural
Social situation of development
Pedagogical intervention
Intervenção pedagógica
topic Educação Infantil
Situação social de desenvolvimento
Desenvolvimento infantil
Early Childhood
Cultural-Historical Theory
Child development
Teoria histórico-cultural
Social situation of development
Pedagogical intervention
Intervenção pedagógica
description A presente pesquisa foi motivada a partir de observações do cotidiano das crianças na escola de Educação Infantil, na qual observou-se uma pobreza de experiências em seus fazeres e uma visão biologizante dos professores quanto ao desenvolvimento infantil. O estudo tem como embasamento teórico a teoria histórico-cultural e parte do pressuposto de que a situação social de desenvolvimento das crianças é condicionada por suas condições de vida e educação, e quando intencionalmente organizadas, podem promover vivências que conduzam ao máximo desenvolvimento psíquico. Tem como objetivo geral identificar e analisar a situação social de desenvolvimento da criança de dois a três anos por meio das situações vivenciadas na escola da infância e tem como objetivos específicos analisar as condições objetivas e subjetivas em que se efetivam as experiências das crianças de dois a três anos na escola de Educação Infantil, refletir sobre como acontece a intervenção intencional do (a) professor (a) nessas circunstâncias e identificar como tais condições se objetivam em elementos indicadores do desenvolvimento psíquico. A hipótese inicial é de que o desenvolvimento da criança pode ser potencializado quando se identifica a situação social de desenvolvimento, o que implica reconhecer as condições objetivas e subjetivas em que acontecem a atividade e como essa atividade impacta as funções psíquicas em formação. A metodologia consistiu em observação e filmagem da rotina de uma turma de crianças de dois a três anos de um Centro de Educação Infantil. As crianças foram observadas e filmadas enquanto se relacionavam com as demais crianças, com a professora e com os materiais disponíveis no espaço da sala. Os resultados apresentados demonstram que ao observar, atentamente, os fazeres, expressões e modos de agir das crianças, o (a) professor (a) pode identificar a sua situação social de desenvolvimento, para planejar e organizar as condições favoráveis à potencialização do desenvolvimento. As condições objetivas da atividade das crianças, assim como, as intervenções das professoras nem sempre favoreceram a ampliação das possibilidades de desenvolvimento das crianças. Em várias situações foi possível perceber indícios dos processos psíquicos em formação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-08T20:19:11Z
2016-04-08T20:19:11Z
2016-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/137876
000866566
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/137876
identifier_str_mv 000866566
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128176058007552