Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Amarilis Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99052
Resumo: A jornada extensiva da maioria dos professores, geralmente, atuando em mais de uma escola, com muitos alunos por turma, espaços e materiais deficientes, torna bastante complexa a tarefa de qualificar as suas aulas. Outro fator que pode dificultar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física é a falta de materiais curriculares que o auxiliem no tratamento pedagógico da cultura corporal de movimento. Na Educação Física, os recursos didáticos que ampliam as discussões para além de questões técnicas e sequências motoras são reduzidos e escassos. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em duas etapas: 1ª) produção de um vídeo didático sobre o conteúdo da ginástica, a partir da revisão de literatura e análise de propostas curriculares estaduais; 2ª) avaliação junto a seis professores da rede pública, as possibilidades de uso dessa tecnologia audiovisual, com a técnica de Grupo Focal. Assim, o objetivo desse estudo foi de produzir um vídeo didático com conhecimentos pertinentes sobre a ginástica. Além disto, avaliar as possibilidades de uso dessa tecnologia audiovisual, junto a professores atuantes no ensino fundamental público. Os resultados mostraram que as propostas curriculares citam com frequência a ginástica como conteúdo escolar, porém com ênfase na ginástica voltada para a saúde e para o esporte, de maneira reduzida das suas possibilidades. Os resultados também apontam uma ênfase na dimensão procedimental em relação a conceitual e atitudinal. O vídeo didático produzido teve como tema a classificação da ginástica, e ficará disponível aos interessados na internet. Os professores consultados indicaram diferentes possibilidades de usos do vídeo nas aulas de Educação Física, embora tenha ficado evidenciado as suas dificuldades em relação ao domínio dos conteúdos específicos da ginástica
id UNSP_a82d1ed4baaeee84c6fbd6200f9c7767
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99052
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)Educação física - Estudo e ensinoGinásticaA jornada extensiva da maioria dos professores, geralmente, atuando em mais de uma escola, com muitos alunos por turma, espaços e materiais deficientes, torna bastante complexa a tarefa de qualificar as suas aulas. Outro fator que pode dificultar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física é a falta de materiais curriculares que o auxiliem no tratamento pedagógico da cultura corporal de movimento. Na Educação Física, os recursos didáticos que ampliam as discussões para além de questões técnicas e sequências motoras são reduzidos e escassos. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em duas etapas: 1ª) produção de um vídeo didático sobre o conteúdo da ginástica, a partir da revisão de literatura e análise de propostas curriculares estaduais; 2ª) avaliação junto a seis professores da rede pública, as possibilidades de uso dessa tecnologia audiovisual, com a técnica de Grupo Focal. Assim, o objetivo desse estudo foi de produzir um vídeo didático com conhecimentos pertinentes sobre a ginástica. Além disto, avaliar as possibilidades de uso dessa tecnologia audiovisual, junto a professores atuantes no ensino fundamental público. Os resultados mostraram que as propostas curriculares citam com frequência a ginástica como conteúdo escolar, porém com ênfase na ginástica voltada para a saúde e para o esporte, de maneira reduzida das suas possibilidades. Os resultados também apontam uma ênfase na dimensão procedimental em relação a conceitual e atitudinal. O vídeo didático produzido teve como tema a classificação da ginástica, e ficará disponível aos interessados na internet. Os professores consultados indicaram diferentes possibilidades de usos do vídeo nas aulas de Educação Física, embora tenha ficado evidenciado as suas dificuldades em relação ao domínio dos conteúdos específicos da ginásticaThe extensive journey of most teachers usually working in more than one school, with many students per class, disabled spaces and materials, makes quite a complex task to qualify their classes. Another factor that can make the job of teaching physical education teacher is the lack of curriculum materials to help with treatment of the pedagogical culture of body movement. In Physical Education, teaching resources that extend the discussion beyond technical issues and motor sequences are reduced and scarce. This research, qualitative in nature, was conducted in two stages: 1) producing an educational video about the contents of the club, from the literature review and analysis of curriculum proposals state; 2nd) evaluation with six public school teachers, the possibilities of this technology audiovisual, with the focus group technique. The objective of this study was to produce a teaching video with relevant knowledge about gymnastics. Furthermore, to evaluate the possibilities of using this audiovisual technology, with teachers working in public elementary education. The results showed that the curricular proposals frequently cite gymnastics as a school subject, but with an emphasis on health-oriented fitness and the sport, so reduced their possibilities. The results also suggest an emphasis on procedural dimension in relation to conceptual and attitudinal. The educational video produced was based on the classification of the club, and will be available to interested parties on the Internet. Teachers consulted indicated different possible uses of video in Physical Education classes, although it was evident their difficulties in relation to the area of content-specific fitnessUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Amarilis Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:29:48Z2014-06-11T19:29:48Z2012-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 f. : il., tabs. + 1 DVD-romapplication/pdfCARVALHO, Amarilis Oliveira. Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo). 2012. 147 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/99052000701822carvalho_ao_me_rcla.pdf33004137066P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:16:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99052Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:45:37.466685Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)
title Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)
spellingShingle Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)
Carvalho, Amarilis Oliveira [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Ginástica
title_short Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)
title_full Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)
title_fullStr Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)
title_full_unstemmed Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)
title_sort Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo)
author Carvalho, Amarilis Oliveira [UNESP]
author_facet Carvalho, Amarilis Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Amarilis Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Ginástica
topic Educação física - Estudo e ensino
Ginástica
description A jornada extensiva da maioria dos professores, geralmente, atuando em mais de uma escola, com muitos alunos por turma, espaços e materiais deficientes, torna bastante complexa a tarefa de qualificar as suas aulas. Outro fator que pode dificultar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física é a falta de materiais curriculares que o auxiliem no tratamento pedagógico da cultura corporal de movimento. Na Educação Física, os recursos didáticos que ampliam as discussões para além de questões técnicas e sequências motoras são reduzidos e escassos. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em duas etapas: 1ª) produção de um vídeo didático sobre o conteúdo da ginástica, a partir da revisão de literatura e análise de propostas curriculares estaduais; 2ª) avaliação junto a seis professores da rede pública, as possibilidades de uso dessa tecnologia audiovisual, com a técnica de Grupo Focal. Assim, o objetivo desse estudo foi de produzir um vídeo didático com conhecimentos pertinentes sobre a ginástica. Além disto, avaliar as possibilidades de uso dessa tecnologia audiovisual, junto a professores atuantes no ensino fundamental público. Os resultados mostraram que as propostas curriculares citam com frequência a ginástica como conteúdo escolar, porém com ênfase na ginástica voltada para a saúde e para o esporte, de maneira reduzida das suas possibilidades. Os resultados também apontam uma ênfase na dimensão procedimental em relação a conceitual e atitudinal. O vídeo didático produzido teve como tema a classificação da ginástica, e ficará disponível aos interessados na internet. Os professores consultados indicaram diferentes possibilidades de usos do vídeo nas aulas de Educação Física, embora tenha ficado evidenciado as suas dificuldades em relação ao domínio dos conteúdos específicos da ginástica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-27
2014-06-11T19:29:48Z
2014-06-11T19:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Amarilis Oliveira. Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo). 2012. 147 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/99052
000701822
carvalho_ao_me_rcla.pdf
33004137066P5
identifier_str_mv CARVALHO, Amarilis Oliveira. Ginástica na escola e a utilização da tecnologia audiovisual (vídeo). 2012. 147 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000701822
carvalho_ao_me_rcla.pdf
33004137066P5
url http://hdl.handle.net/11449/99052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f. : il., tabs. + 1 DVD-rom
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129355234148352