O desenvolvimento de competências interculturais no ensino de relações públicas: criação de uma interface midiática para o programa da classe ao mercado internacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/180309 |
Resumo: | Para o profissional de relações públicas, como gestor de relacionamentos entre organizações e seus diversos públicos, o diálogo intercultural é uma competência indispensável. Permeamos a questão de pensar estratégias de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de competências interculturais nos cursos de graduação em relações públicas. Para alcançar tal, parte-se da reflexão de como é possível pensar em estratégias de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de competências interculturais nos cursos de graduação em relações públicas? Para isso, analisaremos as três edições já realizadas do Programa Interuniversitário De la clase a la cuenta / Da classe ao mercado internacional (DCM) e, dentro disso, buscaremos estudar e analisar as três edições do Programa DCM UNESP/Bauru de 2015, 2016 e 2017; destacar e identificar aspectos das novas tecnologias da informação e comunicação e seus impactos no processo de mundialização da cultura que possam colaborar com o processo de construção de relacionamento no DCM; analisar a interação entre os envolvidos nas duas culturas, suas particularidades, desafios e contribuições para um diálogo intercultural efetivo; e estruturar uma proposta de interface midiática, apoiados na tecnologia e Internet, que sirva de ferramenta para se trabalhar a comunicação intercultural e a organização das informações nas próximas edições do Programa DCM Internacional ou outro programa desta natureza que vise o desenvolvimento de competências interculturais. Para realização deste trabalho vamos partir do referencial teórico de autores nacionais e internacionais sobre competências interculturais e metodologias ativas de ensino, método considerado adequado com o intuito de incentivar o aperfeiçoamento da autonomia do aluno, desenvolvendo-o como um todo, para que seja capaz de compreender e correlacionar aspectos cognitivos, afetivos, sociais, econômicos e culturais. Cremos que o desenvolvimento deste trabalho siga na direção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem: a promoção, o incentivo e a potencialização de metodologias de ensino que possam se ajustar às expectativas dos estudantes e, ao mesmo tempo, colaborar com os objetivos dos programas das diferentes disciplinas de um curso de graduação. Para isso, como instrumentos metodológicos, iremos utilizar a pesquisa bibliográfica, a observação participante, a aplicação de questionário e uma entrevista em profundidade com os estudantes participantes do programa. Com estes dados, buscaremos reunir elementos que possam contribuir com a sistematização de uma proposta de interface midiática para o referido programa. |
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O desenvolvimento de competências interculturais no ensino de relações públicas: criação de uma interface midiática para o programa da classe ao mercado internacionalThe development of intercultural skills in the education of public relations: creation of a midi interface for the class program to the international marketCompetência InterculturalMetodologias Ativas de EnsinoRelações PúblicasInterculturalidadeCompetência interculturalMetodologias ativas de ensinoIntercultural competenceActive teaching methodologiesPublic relationsInterculturalityPara o profissional de relações públicas, como gestor de relacionamentos entre organizações e seus diversos públicos, o diálogo intercultural é uma competência indispensável. Permeamos a questão de pensar estratégias de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de competências interculturais nos cursos de graduação em relações públicas. Para alcançar tal, parte-se da reflexão de como é possível pensar em estratégias de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de competências interculturais nos cursos de graduação em relações públicas? Para isso, analisaremos as três edições já realizadas do Programa Interuniversitário De la clase a la cuenta / Da classe ao mercado internacional (DCM) e, dentro disso, buscaremos estudar e analisar as três edições do Programa DCM UNESP/Bauru de 2015, 2016 e 2017; destacar e identificar aspectos das novas tecnologias da informação e comunicação e seus impactos no processo de mundialização da cultura que possam colaborar com o processo de construção de relacionamento no DCM; analisar a interação entre os envolvidos nas duas culturas, suas particularidades, desafios e contribuições para um diálogo intercultural efetivo; e estruturar uma proposta de interface midiática, apoiados na tecnologia e Internet, que sirva de ferramenta para se trabalhar a comunicação intercultural e a organização das informações nas próximas edições do Programa DCM Internacional ou outro programa desta natureza que vise o desenvolvimento de competências interculturais. Para realização deste trabalho vamos partir do referencial teórico de autores nacionais e internacionais sobre competências interculturais e metodologias ativas de ensino, método considerado adequado com o intuito de incentivar o aperfeiçoamento da autonomia do aluno, desenvolvendo-o como um todo, para que seja capaz de compreender e correlacionar aspectos cognitivos, afetivos, sociais, econômicos e culturais. Cremos que o desenvolvimento deste trabalho siga na direção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem: a promoção, o incentivo e a potencialização de metodologias de ensino que possam se ajustar às expectativas dos estudantes e, ao mesmo tempo, colaborar com os objetivos dos programas das diferentes disciplinas de um curso de graduação. Para isso, como instrumentos metodológicos, iremos utilizar a pesquisa bibliográfica, a observação participante, a aplicação de questionário e uma entrevista em profundidade com os estudantes participantes do programa. Com estes dados, buscaremos reunir elementos que possam contribuir com a sistematização de uma proposta de interface midiática para o referido programa.For the public relations professional, as manager of relationships between organizations and their diverse publics, intercultural dialogue is an indispensable competence. Let us consider the question of thinking teaching-learning strategies in the development of intercultural competences in undergraduate courses in public relations. In order to achieve this, one starts from the reflection of how it is possible to think in teaching-learning strategies in the development of intercultural competences in the undergraduate courses in public relations? In order to do this, we will analyze the three editions of the Interuniversity Program from the class to the account / From class to the international market (DCM) and, within this, we will study and analyze the three editions of the DCM Program UNESP / Bauru of 2015, 2016 and 2017; highlight and identify aspects of new information and communication technologies and their impacts on the process of globalization of culture that can collaborate with the process of relationship building in DCM; to analyze the interaction between those involved in the two cultures, their particularities, challenges and contributions to an effective intercultural dialogue; and to structure a proposal for a media interface, supported by technology and the Internet, as a tool to work on intercultural communication and information organization in the next editions of the DCM International Program or another program of this nature aimed at the development of intercultural competences. To carry out this work, we will start from the theoretical framework of national and international authors on intercultural competences and active teaching methodologies, a method considered appropriate in order to encourage the improvement of student autonomy, developing it as a whole, so that it is capable of understand and correlate cognitive, affective, social, economic and cultural aspects. We believe that the development of this work should go in the direction of contributing to the teaching-learning process: the promotion, encouragement and enhancement of teaching methodologies that can adjust to the students' expectations and, at the same time, collaborate with the objectives of the programs of the different subjects of an undergraduate course. For this, as methodological instruments, we will use bibliographic research, participant observation, questionnaire application and an in-depth interview with the students participating in the program. With this data, we will try to gather elements that can contribute with the systematization of a proposal of media interface for the said program.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cabral, Raquel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, João Gabriel Carnaiba2018-12-20T17:26:54Z2018-12-20T17:26:54Z2018-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18030900091112233004056081P486850255682207910000-0002-0545-498Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:00:04.788588Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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