A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Joelma de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202707
Resumo: Esta pesquisa foi motivada pelas inquietações que os desafios da prática em sala de aula do Ensino Fundamental I deflagaram. Os questionamentos suscitaram a reflexão sobre a formação do leitor estético ou crítico. O problema da pesquisa que direcionou a investigação foi a seguinte questão: como favorecer a formação desse leitor (ECO, 2003) em âmbito escolar? Diante de tal questionamento, o presente estudo foi norteado pelo objetivo de formar leitores críticos, por meio da recepção dos contos que compõem a obra Uma ideia toda azul (2006), de Marina Colasanti. À vista disso, apresentamos uma proposta de recepção da obra colasantiana, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, pautada no Método Recepcional preconizado por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993). Construímos a hipótese de que esse Método (BORDINI; AGUIAR, 1993) favorece a formação do leitor crítico. A partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção (JAUSS, 1994) e do Efeito (ISER, 1996 e 1999), este trabalho analisa os dez contos que constituem a obra de Colasanti (2006), visando a refletir sobre a comunicabilidade que essas narrativas estabelecem com seu leitor implícito de maneira a favorecer a formação do leitor crítico e a ampliação de seu horizonte de expectativas. Os contos colasantianos tratam de temas como: a busca pela própria identidade, o conceito de felicidade, a solidão, o consumismo exacerbado, entre outros, por meio de uma linguagem com sonoridade poética dotada de valor estético e discurso emancipatório. Por serem ambientados em lugares imaginários como castelos, bosques e reinos distantes, possuírem viés crítico e dialogarem com os contos de fadas, possuem apelo para cativar o jovem leitor em formação e levá-lo à reflexão sobre as relações humanas em sociedade.
id UNSP_a85a309fd2979a70918c6421f0bc4199
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202707
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina ColasantiThe formation of the reader in the school environment: analysis and reception of tales by Marina ColasantiLiteratura infantil e juvenilFormação do leitorContoEstética da RecepçãoMarina ColasantiEsta pesquisa foi motivada pelas inquietações que os desafios da prática em sala de aula do Ensino Fundamental I deflagaram. Os questionamentos suscitaram a reflexão sobre a formação do leitor estético ou crítico. O problema da pesquisa que direcionou a investigação foi a seguinte questão: como favorecer a formação desse leitor (ECO, 2003) em âmbito escolar? Diante de tal questionamento, o presente estudo foi norteado pelo objetivo de formar leitores críticos, por meio da recepção dos contos que compõem a obra Uma ideia toda azul (2006), de Marina Colasanti. À vista disso, apresentamos uma proposta de recepção da obra colasantiana, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, pautada no Método Recepcional preconizado por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993). Construímos a hipótese de que esse Método (BORDINI; AGUIAR, 1993) favorece a formação do leitor crítico. A partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção (JAUSS, 1994) e do Efeito (ISER, 1996 e 1999), este trabalho analisa os dez contos que constituem a obra de Colasanti (2006), visando a refletir sobre a comunicabilidade que essas narrativas estabelecem com seu leitor implícito de maneira a favorecer a formação do leitor crítico e a ampliação de seu horizonte de expectativas. Os contos colasantianos tratam de temas como: a busca pela própria identidade, o conceito de felicidade, a solidão, o consumismo exacerbado, entre outros, por meio de uma linguagem com sonoridade poética dotada de valor estético e discurso emancipatório. Por serem ambientados em lugares imaginários como castelos, bosques e reinos distantes, possuírem viés crítico e dialogarem com os contos de fadas, possuem apelo para cativar o jovem leitor em formação e levá-lo à reflexão sobre as relações humanas em sociedade.This research was motivated by concerns that the challenges of classroom practice in Elementary School sparked. The questions prompted the reflection on the formation of the aesthetic or critical reader. The research problem that directed this investigation was this question: how to further this reader formation (ECO, 2003) in the school? In the face of this questioning, this study was guided by the objective of to form critical readers by the reception of the Tales that are in the book Uma ideia toda azul (2006), of Marina Colasanti. In this view, we presented a porpoise of a reception for the Colasanti’s productions with the 5º grade for the Elementary School, supported by Receptional Method recommended by Vera Teixeira de Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993). We build the hypothesis that this Method (BORDINI; AGUIAR, 1993) further the critical reader formation. Starting of the theoretical assumptions by the Aesthetics of Reception (JAUSS, 1994) and the Efect (ISER, 1996, 1999), this research analyses the ten Tales that constitute the Colasanti’s book (2006), aiming to reflect by the communicability that this narratives set up with its implicit reader so further the critical reader formation and the enlargement of its horizons of expectations. The Tales colasantinos treat by a themes like: the search for one’s own identity, the concept of happiness, loneliness, exacerbated consumerism, among others, by a language with poetic sound endowed with aesthetic value and emancipatory speech. Because this Tales are set in an imaginary places, like castles, forests and distant kingdoms, they have a critical bias and they dialogue with fairy tales, they appeal to captivate the young reader in formation and they lead him to reflect on human relations in society.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lino, Joelma de Oliveira2021-02-15T23:03:00Z2021-02-15T23:03:00Z2021-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20270723001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202707Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:34:09.869354Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti
The formation of the reader in the school environment: analysis and reception of tales by Marina Colasanti
title A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti
spellingShingle A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti
Lino, Joelma de Oliveira
Literatura infantil e juvenil
Formação do leitor
Conto
Estética da Recepção
Marina Colasanti
title_short A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti
title_full A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti
title_fullStr A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti
title_full_unstemmed A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti
title_sort A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti
author Lino, Joelma de Oliveira
author_facet Lino, Joelma de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Joelma de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil e juvenil
Formação do leitor
Conto
Estética da Recepção
Marina Colasanti
topic Literatura infantil e juvenil
Formação do leitor
Conto
Estética da Recepção
Marina Colasanti
description Esta pesquisa foi motivada pelas inquietações que os desafios da prática em sala de aula do Ensino Fundamental I deflagaram. Os questionamentos suscitaram a reflexão sobre a formação do leitor estético ou crítico. O problema da pesquisa que direcionou a investigação foi a seguinte questão: como favorecer a formação desse leitor (ECO, 2003) em âmbito escolar? Diante de tal questionamento, o presente estudo foi norteado pelo objetivo de formar leitores críticos, por meio da recepção dos contos que compõem a obra Uma ideia toda azul (2006), de Marina Colasanti. À vista disso, apresentamos uma proposta de recepção da obra colasantiana, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, pautada no Método Recepcional preconizado por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993). Construímos a hipótese de que esse Método (BORDINI; AGUIAR, 1993) favorece a formação do leitor crítico. A partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção (JAUSS, 1994) e do Efeito (ISER, 1996 e 1999), este trabalho analisa os dez contos que constituem a obra de Colasanti (2006), visando a refletir sobre a comunicabilidade que essas narrativas estabelecem com seu leitor implícito de maneira a favorecer a formação do leitor crítico e a ampliação de seu horizonte de expectativas. Os contos colasantianos tratam de temas como: a busca pela própria identidade, o conceito de felicidade, a solidão, o consumismo exacerbado, entre outros, por meio de uma linguagem com sonoridade poética dotada de valor estético e discurso emancipatório. Por serem ambientados em lugares imaginários como castelos, bosques e reinos distantes, possuírem viés crítico e dialogarem com os contos de fadas, possuem apelo para cativar o jovem leitor em formação e levá-lo à reflexão sobre as relações humanas em sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-15T23:03:00Z
2021-02-15T23:03:00Z
2021-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202707
23001011069P5
url http://hdl.handle.net/11449/202707
identifier_str_mv 23001011069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128949442576384