Estratégia para aumentar a adesão aos cinco momentos para higienização das mãos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214940 |
Resumo: | Introdução: sabe-se que a higienização das mãos (HM) é uma medida eficaz na redução dos eventos adversos e o reconhecimento desta baixa adesão à prática é unânime entre os órgãos regulamentadores de saúde, sendo este um grande desafio nos diferentes campos de prática e pesquisa. Objetivo: construir um vídeo educativo, contendo a técnica recomendada pelos órgãos vigentes sobre os cinco momentos para a higienização das mãos como a estratégia para o aumento da adesão a esta ação. Método: trata-se de uma revisão integrativa a partir da questão: Quais são as estratégias propostas para a adesão aos cinco momentos para higienização das mãos? A seleção da amostra ocorreu nas bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), US National Library of Medicine (PubMed Central), Scopus, Current Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Embase e Web of Science (WoS). O desenvolvimento do vídeo educativo utilizou a produção de gravações dos áudios e imagens, edição e elaboração de toda a estrutura do vídeo por meio do uso dos softwares: Camtasia Studio, Powtoon e Corel Draw. Resultados: obteve-se quinhentos e noventa e nove artigos científicos em que corresponderam com o objetivo a ser investigado apenas quatorze artigos. Destes, foram descriminados quanto a caracterização e estratégias utilizadas pelos autores, sendo possível notar a semelhança entre as estratégias que obtiveram o aumento da adesão da HM por meio da abordagem multimodal, ou pelo menos um dos componentes dela, visto que o incentivo na educação em saúde tem se mostrado eficaz em aumentar e manter as taxas de adesão. Considerações finais: conclui-se que as intervenções educacionais, independente da abordagem, contribuem na adesão e no nível de qualidade da higiene das mãos, com consequente redução dos índices de IRAS. Acredita-se que este produto venha a contribuir para a melhora da adesão dos cincos momentos para higienização das mãos por profissionais de saúde, além de elevar o conhecimento acerca da temática e instigar a mudança comportamental. |
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Estratégia para aumentar a adesão aos cinco momentos para higienização das mãosStrategy to increase adherence to the five moments for hand hygiene.Segurança do pacienteHigiene das mãosUnidades hospitalaresPessoal de saúdePatient safetyHand hygieneHospital unitsHealth personnelIntrodução: sabe-se que a higienização das mãos (HM) é uma medida eficaz na redução dos eventos adversos e o reconhecimento desta baixa adesão à prática é unânime entre os órgãos regulamentadores de saúde, sendo este um grande desafio nos diferentes campos de prática e pesquisa. Objetivo: construir um vídeo educativo, contendo a técnica recomendada pelos órgãos vigentes sobre os cinco momentos para a higienização das mãos como a estratégia para o aumento da adesão a esta ação. Método: trata-se de uma revisão integrativa a partir da questão: Quais são as estratégias propostas para a adesão aos cinco momentos para higienização das mãos? A seleção da amostra ocorreu nas bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), US National Library of Medicine (PubMed Central), Scopus, Current Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Embase e Web of Science (WoS). O desenvolvimento do vídeo educativo utilizou a produção de gravações dos áudios e imagens, edição e elaboração de toda a estrutura do vídeo por meio do uso dos softwares: Camtasia Studio, Powtoon e Corel Draw. Resultados: obteve-se quinhentos e noventa e nove artigos científicos em que corresponderam com o objetivo a ser investigado apenas quatorze artigos. Destes, foram descriminados quanto a caracterização e estratégias utilizadas pelos autores, sendo possível notar a semelhança entre as estratégias que obtiveram o aumento da adesão da HM por meio da abordagem multimodal, ou pelo menos um dos componentes dela, visto que o incentivo na educação em saúde tem se mostrado eficaz em aumentar e manter as taxas de adesão. Considerações finais: conclui-se que as intervenções educacionais, independente da abordagem, contribuem na adesão e no nível de qualidade da higiene das mãos, com consequente redução dos índices de IRAS. Acredita-se que este produto venha a contribuir para a melhora da adesão dos cincos momentos para higienização das mãos por profissionais de saúde, além de elevar o conhecimento acerca da temática e instigar a mudança comportamental.Introduction: it is known that hand hygiene (HH) is an effective measure in reducing adverse events and the recognition of this low adherence to the practice is unanimous among health regulatory bodies, which is a major challenge in different fields of practice and research. Objective: to build an educational video containing the technique recommended by Organs current agencies about the five moments for hand hygiene as the strategy to increase adherence to this action. Method: this is an integrative review based on the question: What are the proposed strategies for adhering to the five moments for hand hygiene? The sample selection took place in the following databases: Virtual Health Library (VHL), US National Library of Medicine (PubMed Central), Scopus, Current Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Embase and Web of Science (WoS). The development of educational video used the production of audio and image recordings, editing and elaboration of the entire structure of the video through the use of software: Camtasia Studio, Powtoon and Corel Draw. Results: five hundred and ninety-nine scientific articles were obtained, which corresponded with the objective to be investigated only fourteen articles. Of these, the characterization and strategies used by the authors were discriminated, and it is possible to note the similarity between the strategies that obtained increased adherence to HH through the multimodal approach, or at least one of its components, since the incentive in education in health has proven effective in increasing and maintaining adherence rates. Final considerations: it is concluded that educational interventions, regardless of the approach, contribute to adherence and the level of quality of hand hygiene, with a consequent reduction in the rates of infections related to health care. It is believed that this product will contribute to improving the adherence of the five moments for hand hygiene by health professionals, in addition to raising knowledge about the theme and instigating behavioral change.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correa, Ione [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ono, Gabriela Yuki Bressanim2021-10-29T17:26:51Z2021-10-29T17:26:51Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21494033004064081P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-03T15:33:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214940Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T15:33:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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