Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prudente, Lucas Alves da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/158342
Resumo: O Ensino de Física teve sua importância enfatizada, no cenário educacional, nos últimos anos, contribuindo com várias pesquisas e trabalhos, que perpassam desde a Educação Básica ao Ensino Superior, principalmente em cursos de Licenciatura em Física ou Ciências e afins. Neste cenário, o ensino de astronomia, que está entre os temas abordados no Ensino Médio, tem-se mostrado aquém de sua relevância e significado em sua apresentação. Mediante este contexto, este trabalho elucidou a elaboração, construção e aplicação de dois equipamentos que apresentem de forma experimental a relação orbital entre o Sol e a Terra e seus fenômenos. O primeiro equipamento, um simulador Sol-Terra, ilustra de forma externa os fenômenos pertinentes à correlação entre os dois astros, e o segundo, um simulador do movimento relativo solar relaciona ao cotidiano os fenômenos existentes nesta relação. Como complemento e não menos importante, o presente trabalho apresenta roteiro de aplicação e questionários para verificação do nível de conhecimento dos alunos do Ensino Médio e Superior em dois momentos, antes e após a aplicação do mesmo, objetivando averiguar a eficácia do equipamento, possíveis melhorias e modificações, visando a utilização dos professores na Educação Básica.
id UNSP_a896cd9cc16c040723d1aa4b17bc7d88
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158342
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e SuperiorPhenomena between Sul-Earth interaction: creation, application and discussion of an experimental material in High School and Higher Education.Ensino de FísicaFormação de ProfessoresEnsino Experimental de AstronomiaAstronomia no Ensino MédioTeaching PhysicsTeacher TrainingExperimental Teaching of AstronomyAstronomy in High SchoolO Ensino de Física teve sua importância enfatizada, no cenário educacional, nos últimos anos, contribuindo com várias pesquisas e trabalhos, que perpassam desde a Educação Básica ao Ensino Superior, principalmente em cursos de Licenciatura em Física ou Ciências e afins. Neste cenário, o ensino de astronomia, que está entre os temas abordados no Ensino Médio, tem-se mostrado aquém de sua relevância e significado em sua apresentação. Mediante este contexto, este trabalho elucidou a elaboração, construção e aplicação de dois equipamentos que apresentem de forma experimental a relação orbital entre o Sol e a Terra e seus fenômenos. O primeiro equipamento, um simulador Sol-Terra, ilustra de forma externa os fenômenos pertinentes à correlação entre os dois astros, e o segundo, um simulador do movimento relativo solar relaciona ao cotidiano os fenômenos existentes nesta relação. Como complemento e não menos importante, o presente trabalho apresenta roteiro de aplicação e questionários para verificação do nível de conhecimento dos alunos do Ensino Médio e Superior em dois momentos, antes e após a aplicação do mesmo, objetivando averiguar a eficácia do equipamento, possíveis melhorias e modificações, visando a utilização dos professores na Educação Básica.The teaching of physics had its importance with emphasis, without educational subordination, in the last years, contributing with the several researches and works, that passed the Basic Education to Higher Education, mainly in Degree courses in Physics or Sciences and related. In this scenario, the teaching of astronomy, which is among the topics addressed in basic education, has as its priority its relevance, importance and meaning in its presentation. This study context is this paper in an development, construction and application of two devices that functional for experimental the between the Sun and the Earth and their phenomena. The first equipment, a Sun-Earth simulator, is an illustration of an external system for the interaction between the two body, and the second, a simulator of movement relative to the solar relation with the daily life of the female carriers in this relation. As a complement and not less important, the present paper presents an application script and questionnaires to verify the level of knowledge of high school and graduate students before and after an application of the equipment, aiming to ascertain the student's ability to make improvements and modifications, aiming at a use of teachers in Basic Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pena, Angel Fidel Vilche [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prudente, Lucas Alves da Silva [UNESP]2018-11-23T19:00:18Z2018-11-23T19:00:18Z2018-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15834200091026033283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158342Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:50:56.904432Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
Phenomena between Sul-Earth interaction: creation, application and discussion of an experimental material in High School and Higher Education.
title Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
spellingShingle Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
Prudente, Lucas Alves da Silva [UNESP]
Ensino de Física
Formação de Professores
Ensino Experimental de Astronomia
Astronomia no Ensino Médio
Teaching Physics
Teacher Training
Experimental Teaching of Astronomy
Astronomy in High School
title_short Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
title_full Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
title_fullStr Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
title_full_unstemmed Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
title_sort Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
author Prudente, Lucas Alves da Silva [UNESP]
author_facet Prudente, Lucas Alves da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pena, Angel Fidel Vilche [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prudente, Lucas Alves da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Formação de Professores
Ensino Experimental de Astronomia
Astronomia no Ensino Médio
Teaching Physics
Teacher Training
Experimental Teaching of Astronomy
Astronomy in High School
topic Ensino de Física
Formação de Professores
Ensino Experimental de Astronomia
Astronomia no Ensino Médio
Teaching Physics
Teacher Training
Experimental Teaching of Astronomy
Astronomy in High School
description O Ensino de Física teve sua importância enfatizada, no cenário educacional, nos últimos anos, contribuindo com várias pesquisas e trabalhos, que perpassam desde a Educação Básica ao Ensino Superior, principalmente em cursos de Licenciatura em Física ou Ciências e afins. Neste cenário, o ensino de astronomia, que está entre os temas abordados no Ensino Médio, tem-se mostrado aquém de sua relevância e significado em sua apresentação. Mediante este contexto, este trabalho elucidou a elaboração, construção e aplicação de dois equipamentos que apresentem de forma experimental a relação orbital entre o Sol e a Terra e seus fenômenos. O primeiro equipamento, um simulador Sol-Terra, ilustra de forma externa os fenômenos pertinentes à correlação entre os dois astros, e o segundo, um simulador do movimento relativo solar relaciona ao cotidiano os fenômenos existentes nesta relação. Como complemento e não menos importante, o presente trabalho apresenta roteiro de aplicação e questionários para verificação do nível de conhecimento dos alunos do Ensino Médio e Superior em dois momentos, antes e após a aplicação do mesmo, objetivando averiguar a eficácia do equipamento, possíveis melhorias e modificações, visando a utilização dos professores na Educação Básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23T19:00:18Z
2018-11-23T19:00:18Z
2018-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/158342
000910260
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/158342
identifier_str_mv 000910260
33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129257450242048