Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duci, Juliana Rossi [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183667
Resumo: Esta pesquisa investiga a noção de autoridade pedagógica docente e sua metamorfose última reconfigurada pelos aparatos audiovisuais tecnológicos digitais. A partir do suporte teórico da primeira geração da Teoria Crítica da Sociedade e do debate sobre a racionalidade contemporânea em suas determinações técnico-mercadológicas, procurou-se analisar com base na bibliografia especializada as mutações objetivas e estruturais sofridas pela noção de autoridade nos âmbitos histórico, social e educacional. Para corroborar empiricamente com esta investigação servimo-nos da hermenêutica objetiva para interpretarmos o significado embutido na plataforma de aprendizagem online Moodle - suporte dos processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais. Este caso se configura como exemplar representante da racionalidade contemporânea ao expressá-la em sua lógica algorítmica. Os resultados indicaram que, tendencialmente, o deslocamento da autoridade pedagógica docente ocorre devido a incorporação da lógica algorítmica aos aparatos tecnológicos audiovisuais digitais na atuação profissional. Tal conformação do processo de ensino e aprendizagem, no âmbito da prática docente, acaba por não realizar suas pretensões por ser submetida às condições de heteronomia e dominação, as quais, em primeiro plano, busca superar.
id UNSP_a8bf76b0d98a673caca8d6d7e9341b10
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183667
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmoMetamorphoses of Authority: From Teacher to AlgorithmAutoridadeDocênciaMoodleRacionalidade TecnológicaTDICAuthorityTeachingTechnological RationalityEsta pesquisa investiga a noção de autoridade pedagógica docente e sua metamorfose última reconfigurada pelos aparatos audiovisuais tecnológicos digitais. A partir do suporte teórico da primeira geração da Teoria Crítica da Sociedade e do debate sobre a racionalidade contemporânea em suas determinações técnico-mercadológicas, procurou-se analisar com base na bibliografia especializada as mutações objetivas e estruturais sofridas pela noção de autoridade nos âmbitos histórico, social e educacional. Para corroborar empiricamente com esta investigação servimo-nos da hermenêutica objetiva para interpretarmos o significado embutido na plataforma de aprendizagem online Moodle - suporte dos processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais. Este caso se configura como exemplar representante da racionalidade contemporânea ao expressá-la em sua lógica algorítmica. Os resultados indicaram que, tendencialmente, o deslocamento da autoridade pedagógica docente ocorre devido a incorporação da lógica algorítmica aos aparatos tecnológicos audiovisuais digitais na atuação profissional. Tal conformação do processo de ensino e aprendizagem, no âmbito da prática docente, acaba por não realizar suas pretensões por ser submetida às condições de heteronomia e dominação, as quais, em primeiro plano, busca superar.This research investigates the notion of teaching pedagogical authority and its ultimate metamorphosis reconfigured by digital technological audiovisual devices. Based on the theoretical support of the first generation of the Critical Theory of Society and the debate on contemporary rationality in its technical-market determinations, we tried to analyze based on the specialized bibliography the objective and structural mutations suffered by the notion of authority in the historical, social and educational. To empirically corroborate this research, we use objective hermeneutics to interpret the meaning embedded in the online learning platform Moodle; support of teaching and learning processes mediated by digital technologies. This case is configured as an exemplary case representative of contemporary rationality by expressing it in its algorithmic logic. The results allowed to indicate that, tendentially, the displacement of teaching pedagogical authority occurs due to the incorporation of digital audiovisual technological devices in the professional performance. This confirmation of the teaching and learning process, within the scope of the teaching practice, ends up not fulfilling its pretensions to be submitted to the conditions of heteronomy and domination, which, in the first place, seeks to overcome.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duci, Juliana Rossi [UNESP]2019-10-01T13:28:57Z2019-10-01T13:28:57Z2019-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18366700092555433004030079P22752243344158475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:41:33.540327Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo
Metamorphoses of Authority: From Teacher to Algorithm
title Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo
spellingShingle Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo
Duci, Juliana Rossi [UNESP]
Autoridade
Docência
Moodle
Racionalidade Tecnológica
TDIC
Authority
Teaching
Technological Rationality
title_short Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo
title_full Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo
title_fullStr Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo
title_full_unstemmed Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo
title_sort Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo
author Duci, Juliana Rossi [UNESP]
author_facet Duci, Juliana Rossi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Duci, Juliana Rossi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autoridade
Docência
Moodle
Racionalidade Tecnológica
TDIC
Authority
Teaching
Technological Rationality
topic Autoridade
Docência
Moodle
Racionalidade Tecnológica
TDIC
Authority
Teaching
Technological Rationality
description Esta pesquisa investiga a noção de autoridade pedagógica docente e sua metamorfose última reconfigurada pelos aparatos audiovisuais tecnológicos digitais. A partir do suporte teórico da primeira geração da Teoria Crítica da Sociedade e do debate sobre a racionalidade contemporânea em suas determinações técnico-mercadológicas, procurou-se analisar com base na bibliografia especializada as mutações objetivas e estruturais sofridas pela noção de autoridade nos âmbitos histórico, social e educacional. Para corroborar empiricamente com esta investigação servimo-nos da hermenêutica objetiva para interpretarmos o significado embutido na plataforma de aprendizagem online Moodle - suporte dos processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais. Este caso se configura como exemplar representante da racionalidade contemporânea ao expressá-la em sua lógica algorítmica. Os resultados indicaram que, tendencialmente, o deslocamento da autoridade pedagógica docente ocorre devido a incorporação da lógica algorítmica aos aparatos tecnológicos audiovisuais digitais na atuação profissional. Tal conformação do processo de ensino e aprendizagem, no âmbito da prática docente, acaba por não realizar suas pretensões por ser submetida às condições de heteronomia e dominação, as quais, em primeiro plano, busca superar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01T13:28:57Z
2019-10-01T13:28:57Z
2019-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183667
000925554
33004030079P2
2752243344158475
url http://hdl.handle.net/11449/183667
identifier_str_mv 000925554
33004030079P2
2752243344158475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129451090771968