Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141852 |
Resumo: | Analisa-se a consolidação do processo de implantação de linha de pesquisa relacionada ao Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no período de maio de 2011 a abril de 2012. Tal período é destacado, pois, o início da implantação da linha de pesquisa deu-se em 2005. As seguintes ações foram adotadas: (a) Oferecimento de disciplinas (nível de graduação e pós-graduação), sobre inclusão de alunos com NEE; (b) produção de monografias, trabalhos de qualificação e de mestrado; (c) orientação de trabalhos de mestrado e Doutorado; (d) estruturação de Laboratório que dá suporte às investigações. Foram desenvolvidos trabalhos sobre ensino de ciências/deficiência visual, ensino de ciências/deficiência auditiva e ensino de ciências/deficiência intelectual. A metodologia de investigação que caracteriza os trabalhos é a qualiquantitativa, pois, os processos e as considerações percentuais são de fundamental importância ao entendimento dos fenômenos. O método de “análise de conteúdo” foi empregado no tratamento dos dados. Resultados gerais indicam a importância da comunicação para a promoção de inclusão, a necessidade de entendimento sobre a função do intérprete de sinais nas aulas de ciências e uma discussão sobre perfil de inteligência para a aprendizagem de ciências. Destacam-se algumas questões que orientaram as investigações: Como seria a atuação do intérprete de sinais em classes caracterizadas por padrões discursivos dialógicos? Pode a ausência de visão sinalizar caminhos interpretativos mais adequados para fenômenos e conceitos científicos como os de mecânica quântica e relatividade? |
id |
UNSP_a8c6c72c00e55349036305120c949b15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141852 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiaisAnalisa-se a consolidação do processo de implantação de linha de pesquisa relacionada ao Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no período de maio de 2011 a abril de 2012. Tal período é destacado, pois, o início da implantação da linha de pesquisa deu-se em 2005. As seguintes ações foram adotadas: (a) Oferecimento de disciplinas (nível de graduação e pós-graduação), sobre inclusão de alunos com NEE; (b) produção de monografias, trabalhos de qualificação e de mestrado; (c) orientação de trabalhos de mestrado e Doutorado; (d) estruturação de Laboratório que dá suporte às investigações. Foram desenvolvidos trabalhos sobre ensino de ciências/deficiência visual, ensino de ciências/deficiência auditiva e ensino de ciências/deficiência intelectual. A metodologia de investigação que caracteriza os trabalhos é a qualiquantitativa, pois, os processos e as considerações percentuais são de fundamental importância ao entendimento dos fenômenos. O método de “análise de conteúdo” foi empregado no tratamento dos dados. Resultados gerais indicam a importância da comunicação para a promoção de inclusão, a necessidade de entendimento sobre a função do intérprete de sinais nas aulas de ciências e uma discussão sobre perfil de inteligência para a aprendizagem de ciências. Destacam-se algumas questões que orientaram as investigações: Como seria a atuação do intérprete de sinais em classes caracterizadas por padrões discursivos dialógicos? Pode a ausência de visão sinalizar caminhos interpretativos mais adequados para fenômenos e conceitos científicos como os de mecânica quântica e relatividade?Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]2016-07-19T13:00:45Z2016-07-19T13:00:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8886-8897application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8886-88972357-7819http://hdl.handle.net/11449/141852ISSN2357-7819-2014-8886-8897.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141852Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:58:12.034352Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais |
title |
Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais |
spellingShingle |
Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
title_short |
Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais |
title_full |
Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais |
title_fullStr |
Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais |
title_sort |
Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais |
author |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_facet |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
description |
Analisa-se a consolidação do processo de implantação de linha de pesquisa relacionada ao Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no período de maio de 2011 a abril de 2012. Tal período é destacado, pois, o início da implantação da linha de pesquisa deu-se em 2005. As seguintes ações foram adotadas: (a) Oferecimento de disciplinas (nível de graduação e pós-graduação), sobre inclusão de alunos com NEE; (b) produção de monografias, trabalhos de qualificação e de mestrado; (c) orientação de trabalhos de mestrado e Doutorado; (d) estruturação de Laboratório que dá suporte às investigações. Foram desenvolvidos trabalhos sobre ensino de ciências/deficiência visual, ensino de ciências/deficiência auditiva e ensino de ciências/deficiência intelectual. A metodologia de investigação que caracteriza os trabalhos é a qualiquantitativa, pois, os processos e as considerações percentuais são de fundamental importância ao entendimento dos fenômenos. O método de “análise de conteúdo” foi empregado no tratamento dos dados. Resultados gerais indicam a importância da comunicação para a promoção de inclusão, a necessidade de entendimento sobre a função do intérprete de sinais nas aulas de ciências e uma discussão sobre perfil de inteligência para a aprendizagem de ciências. Destacam-se algumas questões que orientaram as investigações: Como seria a atuação do intérprete de sinais em classes caracterizadas por padrões discursivos dialógicos? Pode a ausência de visão sinalizar caminhos interpretativos mais adequados para fenômenos e conceitos científicos como os de mecânica quântica e relatividade? |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:45Z 2016-07-19T13:00:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8886-8897 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141852 ISSN2357-7819-2014-8886-8897.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141852 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8886-8897 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8886-8897.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8886-8897 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128879862218752 |