Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenez, Vitor Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216918
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire.
id UNSP_a8ea4d626679d018f40cd1d54d2ead4d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216918
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistênciasPedagogical paths of music students: an analysis about violences and resistencesMúsica - Introdução e estudoEstudantesViolência na escolaHegemoniaEducação musicalMarxismoViolência escolarViolência simbólicaHegemoniaHegemonyMusic educationMarxismSchool violenceSymbolic violenceO principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Galvão, Daisy Alves FragosoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gimenez, Vitor Barbosa2022-02-24T17:19:02Z2022-02-24T17:19:02Z2022-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-05T06:27:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:54.375326Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
Pedagogical paths of music students: an analysis about violences and resistences
title Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
spellingShingle Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
Gimenez, Vitor Barbosa
Música - Introdução e estudo
Estudantes
Violência na escola
Hegemonia
Educação musical
Marxismo
Violência escolar
Violência simbólica
Hegemonia
Hegemony
Music education
Marxism
School violence
Symbolic violence
title_short Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
title_full Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
title_fullStr Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
title_full_unstemmed Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
title_sort Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
author Gimenez, Vitor Barbosa
author_facet Gimenez, Vitor Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galvão, Daisy Alves Fragoso
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenez, Vitor Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Introdução e estudo
Estudantes
Violência na escola
Hegemonia
Educação musical
Marxismo
Violência escolar
Violência simbólica
Hegemonia
Hegemony
Music education
Marxism
School violence
Symbolic violence
topic Música - Introdução e estudo
Estudantes
Violência na escola
Hegemonia
Educação musical
Marxismo
Violência escolar
Violência simbólica
Hegemonia
Hegemony
Music education
Marxism
School violence
Symbolic violence
description O principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-24T17:19:02Z
2022-02-24T17:19:02Z
2022-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216918
url http://hdl.handle.net/11449/216918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129403688845312