Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/216918 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire. |
id |
UNSP_a8ea4d626679d018f40cd1d54d2ead4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/216918 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistênciasPedagogical paths of music students: an analysis about violences and resistencesMúsica - Introdução e estudoEstudantesViolência na escolaHegemoniaEducação musicalMarxismoViolência escolarViolência simbólicaHegemoniaHegemonyMusic educationMarxismSchool violenceSymbolic violenceO principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Galvão, Daisy Alves FragosoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gimenez, Vitor Barbosa2022-02-24T17:19:02Z2022-02-24T17:19:02Z2022-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-05T06:27:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:54.375326Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências Pedagogical paths of music students: an analysis about violences and resistences |
title |
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências |
spellingShingle |
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências Gimenez, Vitor Barbosa Música - Introdução e estudo Estudantes Violência na escola Hegemonia Educação musical Marxismo Violência escolar Violência simbólica Hegemonia Hegemony Music education Marxism School violence Symbolic violence |
title_short |
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências |
title_full |
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências |
title_fullStr |
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências |
title_full_unstemmed |
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências |
title_sort |
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências |
author |
Gimenez, Vitor Barbosa |
author_facet |
Gimenez, Vitor Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galvão, Daisy Alves Fragoso Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenez, Vitor Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Introdução e estudo Estudantes Violência na escola Hegemonia Educação musical Marxismo Violência escolar Violência simbólica Hegemonia Hegemony Music education Marxism School violence Symbolic violence |
topic |
Música - Introdução e estudo Estudantes Violência na escola Hegemonia Educação musical Marxismo Violência escolar Violência simbólica Hegemonia Hegemony Music education Marxism School violence Symbolic violence |
description |
O principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-24T17:19:02Z 2022-02-24T17:19:02Z 2022-01-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/216918 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/216918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129403688845312 |