Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139691 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi descrever a trajetória da disciplina de Pedagogia e Saúde Coletiva no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Com ênfase na formação pedagógica de docentes, futuros docentes, profissionais de saúde e pesquisadores que atuam no ensino de Saúde Coletiva, nas graduações em saúde, a disciplina foi organizada para oferecer subsídios para reflexão crítica sobre pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as práticas educativas de Saúde Coletiva no contexto da sociedade, do SUS e da Universidade Brasileira no presente momento e para reflexão crítica do ensino da saúde coletiva nas profissões da saúde. Por meio de seminários, debates, construções coletivas e individuais, portfólio individual, que tinham como norte a análise da experiência vivida no processo de aprendizagem de Saúde Coletiva na graduação e a perspectiva de ação agora como professor, foram realizadas discussões sobre conteúdos, percursos metodológicos, percepção da avaliação como parte do processo pedagógico e interdisciplinaridade como perspectiva de abordagem. Foi possível observar que, mesmo sendo a docência uma perspectiva profissional e mesmo com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pouco se tem valorizado a formação docente e conseqüentemente se ressaltou a necessidade de se trabalhar, refletir, propor e criticar as práticas pedagógicas, para qualificar o ensino da área nas graduações na saúde. Conclui-se que, apesar da maior valorização da formação do pesquisador na pós-graduação, há um campo fértil para propor inovações pedagógicas e enfatizar a formação para a docência, se almejamos a qualidade da educação superior, compreendendo a Saúde Coletiva como essencial na formação de profissionais da saúde. |
id |
UNSP_a8f52e768e4cab1038ea26e6616e5e32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139691 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúdeEducação superiorSaúde coletivaFormação de professoresO objetivo desse trabalho foi descrever a trajetória da disciplina de Pedagogia e Saúde Coletiva no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Com ênfase na formação pedagógica de docentes, futuros docentes, profissionais de saúde e pesquisadores que atuam no ensino de Saúde Coletiva, nas graduações em saúde, a disciplina foi organizada para oferecer subsídios para reflexão crítica sobre pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as práticas educativas de Saúde Coletiva no contexto da sociedade, do SUS e da Universidade Brasileira no presente momento e para reflexão crítica do ensino da saúde coletiva nas profissões da saúde. Por meio de seminários, debates, construções coletivas e individuais, portfólio individual, que tinham como norte a análise da experiência vivida no processo de aprendizagem de Saúde Coletiva na graduação e a perspectiva de ação agora como professor, foram realizadas discussões sobre conteúdos, percursos metodológicos, percepção da avaliação como parte do processo pedagógico e interdisciplinaridade como perspectiva de abordagem. Foi possível observar que, mesmo sendo a docência uma perspectiva profissional e mesmo com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pouco se tem valorizado a formação docente e conseqüentemente se ressaltou a necessidade de se trabalhar, refletir, propor e criticar as práticas pedagógicas, para qualificar o ensino da área nas graduações na saúde. Conclui-se que, apesar da maior valorização da formação do pesquisador na pós-graduação, há um campo fértil para propor inovações pedagógicas e enfatizar a formação para a docência, se almejamos a qualidade da educação superior, compreendendo a Saúde Coletiva como essencial na formação de profissionais da saúde.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina (FMB), botucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICMP)Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP]Dezan, Elizabeth [UNESP]Manoel, Cássia Marisa [UNESP]Villardi, Marina [UNESP]Sordi, Mara Regina L. deForesti, Miriam [UNESP]2016-06-28T17:31:19Z2016-06-28T17:31:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5692-5701application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5692-57019708-2011http://hdl.handle.net/11449/139691ISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf7172724495907723porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-03T14:12:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T14:12:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde |
title |
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde |
spellingShingle |
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP] Educação superior Saúde coletiva Formação de professores |
title_short |
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde |
title_full |
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde |
title_fullStr |
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde |
title_full_unstemmed |
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde |
title_sort |
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde |
author |
Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP] |
author_facet |
Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP] Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP] Dezan, Elizabeth [UNESP] Manoel, Cássia Marisa [UNESP] Villardi, Marina [UNESP] Sordi, Mara Regina L. de Foresti, Miriam [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP] Dezan, Elizabeth [UNESP] Manoel, Cássia Marisa [UNESP] Villardi, Marina [UNESP] Sordi, Mara Regina L. de Foresti, Miriam [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual de Campinas (UNICMP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP] Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP] Dezan, Elizabeth [UNESP] Manoel, Cássia Marisa [UNESP] Villardi, Marina [UNESP] Sordi, Mara Regina L. de Foresti, Miriam [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Saúde coletiva Formação de professores |
topic |
Educação superior Saúde coletiva Formação de professores |
description |
O objetivo desse trabalho foi descrever a trajetória da disciplina de Pedagogia e Saúde Coletiva no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Com ênfase na formação pedagógica de docentes, futuros docentes, profissionais de saúde e pesquisadores que atuam no ensino de Saúde Coletiva, nas graduações em saúde, a disciplina foi organizada para oferecer subsídios para reflexão crítica sobre pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as práticas educativas de Saúde Coletiva no contexto da sociedade, do SUS e da Universidade Brasileira no presente momento e para reflexão crítica do ensino da saúde coletiva nas profissões da saúde. Por meio de seminários, debates, construções coletivas e individuais, portfólio individual, que tinham como norte a análise da experiência vivida no processo de aprendizagem de Saúde Coletiva na graduação e a perspectiva de ação agora como professor, foram realizadas discussões sobre conteúdos, percursos metodológicos, percepção da avaliação como parte do processo pedagógico e interdisciplinaridade como perspectiva de abordagem. Foi possível observar que, mesmo sendo a docência uma perspectiva profissional e mesmo com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pouco se tem valorizado a formação docente e conseqüentemente se ressaltou a necessidade de se trabalhar, refletir, propor e criticar as práticas pedagógicas, para qualificar o ensino da área nas graduações na saúde. Conclui-se que, apesar da maior valorização da formação do pesquisador na pós-graduação, há um campo fértil para propor inovações pedagógicas e enfatizar a formação para a docência, se almejamos a qualidade da educação superior, compreendendo a Saúde Coletiva como essencial na formação de profissionais da saúde. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:19Z 2016-06-28T17:31:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5692-5701 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139691 ISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf 7172724495907723 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139691 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5692-5701 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf 7172724495907723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5692-5701 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1810021398740992000 |