Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP], Dezan, Elizabeth [UNESP], Manoel, Cássia Marisa [UNESP], Villardi, Marina [UNESP], Sordi, Mara Regina L. de, Foresti, Miriam [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139691
Resumo: O objetivo desse trabalho foi descrever a trajetória da disciplina de Pedagogia e Saúde Coletiva no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Com ênfase na formação pedagógica de docentes, futuros docentes, profissionais de saúde e pesquisadores que atuam no ensino de Saúde Coletiva, nas graduações em saúde, a disciplina foi organizada para oferecer subsídios para reflexão crítica sobre pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as práticas educativas de Saúde Coletiva no contexto da sociedade, do SUS e da Universidade Brasileira no presente momento e para reflexão crítica do ensino da saúde coletiva nas profissões da saúde. Por meio de seminários, debates, construções coletivas e individuais, portfólio individual, que tinham como norte a análise da experiência vivida no processo de aprendizagem de Saúde Coletiva na graduação e a perspectiva de ação agora como professor, foram realizadas discussões sobre conteúdos, percursos metodológicos, percepção da avaliação como parte do processo pedagógico e interdisciplinaridade como perspectiva de abordagem. Foi possível observar que, mesmo sendo a docência uma perspectiva profissional e mesmo com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pouco se tem valorizado a formação docente e conseqüentemente se ressaltou a necessidade de se trabalhar, refletir, propor e criticar as práticas pedagógicas, para qualificar o ensino da área nas graduações na saúde. Conclui-se que, apesar da maior valorização da formação do pesquisador na pós-graduação, há um campo fértil para propor inovações pedagógicas e enfatizar a formação para a docência, se almejamos a qualidade da educação superior, compreendendo a Saúde Coletiva como essencial na formação de profissionais da saúde.
id UNSP_a8f52e768e4cab1038ea26e6616e5e32
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139691
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúdeEducação superiorSaúde coletivaFormação de professoresO objetivo desse trabalho foi descrever a trajetória da disciplina de Pedagogia e Saúde Coletiva no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Com ênfase na formação pedagógica de docentes, futuros docentes, profissionais de saúde e pesquisadores que atuam no ensino de Saúde Coletiva, nas graduações em saúde, a disciplina foi organizada para oferecer subsídios para reflexão crítica sobre pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as práticas educativas de Saúde Coletiva no contexto da sociedade, do SUS e da Universidade Brasileira no presente momento e para reflexão crítica do ensino da saúde coletiva nas profissões da saúde. Por meio de seminários, debates, construções coletivas e individuais, portfólio individual, que tinham como norte a análise da experiência vivida no processo de aprendizagem de Saúde Coletiva na graduação e a perspectiva de ação agora como professor, foram realizadas discussões sobre conteúdos, percursos metodológicos, percepção da avaliação como parte do processo pedagógico e interdisciplinaridade como perspectiva de abordagem. Foi possível observar que, mesmo sendo a docência uma perspectiva profissional e mesmo com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pouco se tem valorizado a formação docente e conseqüentemente se ressaltou a necessidade de se trabalhar, refletir, propor e criticar as práticas pedagógicas, para qualificar o ensino da área nas graduações na saúde. Conclui-se que, apesar da maior valorização da formação do pesquisador na pós-graduação, há um campo fértil para propor inovações pedagógicas e enfatizar a formação para a docência, se almejamos a qualidade da educação superior, compreendendo a Saúde Coletiva como essencial na formação de profissionais da saúde.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina (FMB), botucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICMP)Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP]Dezan, Elizabeth [UNESP]Manoel, Cássia Marisa [UNESP]Villardi, Marina [UNESP]Sordi, Mara Regina L. deForesti, Miriam [UNESP]2016-06-28T17:31:19Z2016-06-28T17:31:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5692-5701application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5692-57019708-2011http://hdl.handle.net/11449/139691ISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf7172724495907723porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-03T14:12:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T14:12:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
title Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
spellingShingle Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Educação superior
Saúde coletiva
Formação de professores
title_short Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
title_full Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
title_fullStr Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
title_full_unstemmed Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
title_sort Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
author Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
author_facet Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP]
Dezan, Elizabeth [UNESP]
Manoel, Cássia Marisa [UNESP]
Villardi, Marina [UNESP]
Sordi, Mara Regina L. de
Foresti, Miriam [UNESP]
author_role author
author2 Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP]
Dezan, Elizabeth [UNESP]
Manoel, Cássia Marisa [UNESP]
Villardi, Marina [UNESP]
Sordi, Mara Regina L. de
Foresti, Miriam [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Campinas (UNICMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP]
Dezan, Elizabeth [UNESP]
Manoel, Cássia Marisa [UNESP]
Villardi, Marina [UNESP]
Sordi, Mara Regina L. de
Foresti, Miriam [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Saúde coletiva
Formação de professores
topic Educação superior
Saúde coletiva
Formação de professores
description O objetivo desse trabalho foi descrever a trajetória da disciplina de Pedagogia e Saúde Coletiva no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Com ênfase na formação pedagógica de docentes, futuros docentes, profissionais de saúde e pesquisadores que atuam no ensino de Saúde Coletiva, nas graduações em saúde, a disciplina foi organizada para oferecer subsídios para reflexão crítica sobre pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as práticas educativas de Saúde Coletiva no contexto da sociedade, do SUS e da Universidade Brasileira no presente momento e para reflexão crítica do ensino da saúde coletiva nas profissões da saúde. Por meio de seminários, debates, construções coletivas e individuais, portfólio individual, que tinham como norte a análise da experiência vivida no processo de aprendizagem de Saúde Coletiva na graduação e a perspectiva de ação agora como professor, foram realizadas discussões sobre conteúdos, percursos metodológicos, percepção da avaliação como parte do processo pedagógico e interdisciplinaridade como perspectiva de abordagem. Foi possível observar que, mesmo sendo a docência uma perspectiva profissional e mesmo com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pouco se tem valorizado a formação docente e conseqüentemente se ressaltou a necessidade de se trabalhar, refletir, propor e criticar as práticas pedagógicas, para qualificar o ensino da área nas graduações na saúde. Conclui-se que, apesar da maior valorização da formação do pesquisador na pós-graduação, há um campo fértil para propor inovações pedagógicas e enfatizar a formação para a docência, se almejamos a qualidade da educação superior, compreendendo a Saúde Coletiva como essencial na formação de profissionais da saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:19Z
2016-06-28T17:31:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5692-5701
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139691
ISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf
7172724495907723
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139691
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5692-5701
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf
7172724495907723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5692-5701
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021398740992000