Contribuições da dança na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uechi, Giovanna
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250381
Resumo: O presente trabalho traz algumas reflexões sobre o ensino da dança na Educação Infantil. A abordagem é feita de maneira qualitativa, estabelecendo diálogo com autores e estudiosos da área, visando analisar e compreender através da pesquisa bibliográfica as contribuições da dança na Educação Infantil. Para tanto, situamos as reflexões acerca da dança buscando enfatizar sua dimensão comunicativa e expressiva. Desta forma, muito mais do que passos coreografados o que se evidencia é a natureza linguística da dança, só constituída em movimento, ao longo das interações encadeadas no trabalho educativo. Assim, tendo em vista essa centralidade da linguagem corporal nas aprendizagens constituídas na infância, reforçam-se as contribuições da dança na qualificação da Educação Infantil. Assentamos a nossa reflexão em hipóteses que propõe a dança como aspecto fundamental de comunicação e expressão, que busca desenvolver aspectos plurais e contribuir para uma formação mais ampla dos alunos a partir de uma dimensão lúdica e experimental, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno.
id UNSP_a90b8081eba48c81b5f0122a5777e30c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250381
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições da dança na educação infantilContributions of dance in early childhood educationEducaçãoInfânciaDançaLinguagemExpressãoEducationChildhoodDanceLanguageExpressionO presente trabalho traz algumas reflexões sobre o ensino da dança na Educação Infantil. A abordagem é feita de maneira qualitativa, estabelecendo diálogo com autores e estudiosos da área, visando analisar e compreender através da pesquisa bibliográfica as contribuições da dança na Educação Infantil. Para tanto, situamos as reflexões acerca da dança buscando enfatizar sua dimensão comunicativa e expressiva. Desta forma, muito mais do que passos coreografados o que se evidencia é a natureza linguística da dança, só constituída em movimento, ao longo das interações encadeadas no trabalho educativo. Assim, tendo em vista essa centralidade da linguagem corporal nas aprendizagens constituídas na infância, reforçam-se as contribuições da dança na qualificação da Educação Infantil. Assentamos a nossa reflexão em hipóteses que propõe a dança como aspecto fundamental de comunicação e expressão, que busca desenvolver aspectos plurais e contribuir para uma formação mais ampla dos alunos a partir de uma dimensão lúdica e experimental, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno.The present work brings some light to the teaching of dance in Early Childhood Education. The approach is done in a qualitative way, establishing dialogue with authors and scholars in the area, aiming to analyze and understand through bibliographic research the contributions of dance in Early Childhood Education. For this purpose, we place the reflections on dance trying to emphasize its communicative and expressive dimension. Consequently, much more than choreographed steps, what is evident is the linguistic nature of dance, only constituted in movement, throughout the interactions linked in the educational work. Thus, in view of this centrality in body language in the learning occurring in childhood, we reinforce the contributions of dance in the qualification of Early Childhood Education. We base our reflection on hypotheses that propose dance as a fundamental aspect of communication and expression, which seeks to develop plural aspects and contribute to a broader training of students from a playful and experimental dimension, providing integral development for the student.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Flávio Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Uechi, Giovanna2023-08-21T19:14:19Z2023-08-21T19:14:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:14:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250381Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:14:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da dança na educação infantil
Contributions of dance in early childhood education
title Contribuições da dança na educação infantil
spellingShingle Contribuições da dança na educação infantil
Uechi, Giovanna
Educação
Infância
Dança
Linguagem
Expressão
Education
Childhood
Dance
Language
Expression
title_short Contribuições da dança na educação infantil
title_full Contribuições da dança na educação infantil
title_fullStr Contribuições da dança na educação infantil
title_full_unstemmed Contribuições da dança na educação infantil
title_sort Contribuições da dança na educação infantil
author Uechi, Giovanna
author_facet Uechi, Giovanna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Flávio Soares [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Uechi, Giovanna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Infância
Dança
Linguagem
Expressão
Education
Childhood
Dance
Language
Expression
topic Educação
Infância
Dança
Linguagem
Expressão
Education
Childhood
Dance
Language
Expression
description O presente trabalho traz algumas reflexões sobre o ensino da dança na Educação Infantil. A abordagem é feita de maneira qualitativa, estabelecendo diálogo com autores e estudiosos da área, visando analisar e compreender através da pesquisa bibliográfica as contribuições da dança na Educação Infantil. Para tanto, situamos as reflexões acerca da dança buscando enfatizar sua dimensão comunicativa e expressiva. Desta forma, muito mais do que passos coreografados o que se evidencia é a natureza linguística da dança, só constituída em movimento, ao longo das interações encadeadas no trabalho educativo. Assim, tendo em vista essa centralidade da linguagem corporal nas aprendizagens constituídas na infância, reforçam-se as contribuições da dança na qualificação da Educação Infantil. Assentamos a nossa reflexão em hipóteses que propõe a dança como aspecto fundamental de comunicação e expressão, que busca desenvolver aspectos plurais e contribuir para uma formação mais ampla dos alunos a partir de uma dimensão lúdica e experimental, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-08-21T19:14:19Z
2023-08-21T19:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250381
url http://hdl.handle.net/11449/250381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047116212273152