Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118875 |
Resumo: | O interesse por esta temática de trabalho surgiu a partir de um estudo realizado em minha iniciação científica, que tem por título “Ação, Câmera, Luz: Entre imagens e olhares – experiência de infâncias e montagens” desenvolvido no Departamento de Educação do Instituto de Biociências, localizado na Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro. Como o próprio título sugere, ela tem por principal objetivo inverter a lógica da conhecida frase: “Luz, Câmera, Ação”. Este trabalho, ao inverter a ordem dos fatores, busca ver se ao deixarmos a ação das crianças livre, o que se produziria seria algo mais verdadeiro, mais significativo, de fato. O que a ausência de intencionalidade geraria aos produtores de imagens. A partir de então, comecei a imaginar outro tipo de produção de imagens, não mais com câmeras fotográficas e filmadoras, mas de próprio punho. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar as crianças, e suas realidades através do que elas mesmas nos dizem e nos mostram em seu dia a dia por meio de seus desenhos. Os desenhos utilizados foram retirados de uma instituição de ensino não formal da cidade de Rio Claro, e entendidos como documentos. A pesquisa traz também um aporte teórico com as concepções sobre desenho infantil de alguns teóricos, como Lowenfel, Greig, La Pastina, Vigotski entre outros |
id |
UNSP_a95932e0d4ae1deed75df75ae939873d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118875 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas)Educação pre-escolarDesenho infantilCriatividade nas criançasArtes e criançasInfânciaImaginaçãoO interesse por esta temática de trabalho surgiu a partir de um estudo realizado em minha iniciação científica, que tem por título “Ação, Câmera, Luz: Entre imagens e olhares – experiência de infâncias e montagens” desenvolvido no Departamento de Educação do Instituto de Biociências, localizado na Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro. Como o próprio título sugere, ela tem por principal objetivo inverter a lógica da conhecida frase: “Luz, Câmera, Ação”. Este trabalho, ao inverter a ordem dos fatores, busca ver se ao deixarmos a ação das crianças livre, o que se produziria seria algo mais verdadeiro, mais significativo, de fato. O que a ausência de intencionalidade geraria aos produtores de imagens. A partir de então, comecei a imaginar outro tipo de produção de imagens, não mais com câmeras fotográficas e filmadoras, mas de próprio punho. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar as crianças, e suas realidades através do que elas mesmas nos dizem e nos mostram em seu dia a dia por meio de seus desenhos. Os desenhos utilizados foram retirados de uma instituição de ensino não formal da cidade de Rio Claro, e entendidos como documentos. A pesquisa traz também um aporte teórico com as concepções sobre desenho infantil de alguns teóricos, como Lowenfel, Greig, La Pastina, Vigotski entre outrosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Gabriela Fernanda [UNESP]2015-03-23T15:13:42Z2015-03-23T15:13:42Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 f.application/pdfDIAS, Gabriela Fernanda. Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas). 2012. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/118875000716180dias_gf_tcc_rcla.pdf69924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T06:31:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118875Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:56:21.643404Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas) |
title |
Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas) |
spellingShingle |
Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas) Dias, Gabriela Fernanda [UNESP] Educação pre-escolar Desenho infantil Criatividade nas crianças Artes e crianças Infância Imaginação |
title_short |
Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas) |
title_full |
Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas) |
title_fullStr |
Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas) |
title_full_unstemmed |
Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas) |
title_sort |
Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas) |
author |
Dias, Gabriela Fernanda [UNESP] |
author_facet |
Dias, Gabriela Fernanda [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Gabriela Fernanda [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pre-escolar Desenho infantil Criatividade nas crianças Artes e crianças Infância Imaginação |
topic |
Educação pre-escolar Desenho infantil Criatividade nas crianças Artes e crianças Infância Imaginação |
description |
O interesse por esta temática de trabalho surgiu a partir de um estudo realizado em minha iniciação científica, que tem por título “Ação, Câmera, Luz: Entre imagens e olhares – experiência de infâncias e montagens” desenvolvido no Departamento de Educação do Instituto de Biociências, localizado na Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro. Como o próprio título sugere, ela tem por principal objetivo inverter a lógica da conhecida frase: “Luz, Câmera, Ação”. Este trabalho, ao inverter a ordem dos fatores, busca ver se ao deixarmos a ação das crianças livre, o que se produziria seria algo mais verdadeiro, mais significativo, de fato. O que a ausência de intencionalidade geraria aos produtores de imagens. A partir de então, comecei a imaginar outro tipo de produção de imagens, não mais com câmeras fotográficas e filmadoras, mas de próprio punho. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar as crianças, e suas realidades através do que elas mesmas nos dizem e nos mostram em seu dia a dia por meio de seus desenhos. Os desenhos utilizados foram retirados de uma instituição de ensino não formal da cidade de Rio Claro, e entendidos como documentos. A pesquisa traz também um aporte teórico com as concepções sobre desenho infantil de alguns teóricos, como Lowenfel, Greig, La Pastina, Vigotski entre outros |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:13:42Z 2015-03-23T15:13:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Gabriela Fernanda. Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas). 2012. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/118875 000716180 dias_gf_tcc_rcla.pdf 6992448529240189 0000-0001-8889-750X |
identifier_str_mv |
DIAS, Gabriela Fernanda. Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas). 2012. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000716180 dias_gf_tcc_rcla.pdf 6992448529240189 0000-0001-8889-750X |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129565414916096 |