Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Belegante da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141663
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica (com bolsa BAAE) que esteve focada no estudo da Geometria dos livros didáticos. Mais precisamente, foram analisados os capítulos que tratam dos temas “Geometria de Posição”, “Poliedros” e “Corpos redondos”, de dois exemplares. Esse estudo é parte de um Projeto mais amplo (financiado pela FAPESP), que visa analisar a Geometria presente nos livros didáticos da Educação Básica. Durante quatro meses de estudo, foram tabulados os conteúdos apresentados nos livros e uma análise comparativa foi realizada posteriormente. Os resultados indicam semelhanças como a distribuição dos conteúdos e exemplos de exercícios e diferenças como o nível de formalização no tratamento dos conceitos.
id UNSP_a95952fee92f27250f3ec062fc77ea89
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141663
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma análise sobre a geometria nos livros didáticosO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica (com bolsa BAAE) que esteve focada no estudo da Geometria dos livros didáticos. Mais precisamente, foram analisados os capítulos que tratam dos temas “Geometria de Posição”, “Poliedros” e “Corpos redondos”, de dois exemplares. Esse estudo é parte de um Projeto mais amplo (financiado pela FAPESP), que visa analisar a Geometria presente nos livros didáticos da Educação Básica. Durante quatro meses de estudo, foram tabulados os conteúdos apresentados nos livros e uma análise comparativa foi realizada posteriormente. Os resultados indicam semelhanças como a distribuição dos conteúdos e exemplos de exercícios e diferenças como o nível de formalização no tratamento dos conceitos.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroFAPESP: 2013/22975-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Paula Belegante da [UNESP]Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP]2016-07-19T12:59:56Z2016-07-19T12:59:56Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11025-11034application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11025-110342357-7819http://hdl.handle.net/11449/141663ISSN2357-7819-2014-11025-11034.pdf58752883438196830000-0003-4393-6127porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-14T06:09:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141663Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:55:33.736322Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos
title Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos
spellingShingle Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos
Silva, Ana Paula Belegante da [UNESP]
title_short Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos
title_full Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos
title_fullStr Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos
title_full_unstemmed Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos
title_sort Uma análise sobre a geometria nos livros didáticos
author Silva, Ana Paula Belegante da [UNESP]
author_facet Silva, Ana Paula Belegante da [UNESP]
Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP]
author_role author
author2 Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Belegante da [UNESP]
Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP]
description O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica (com bolsa BAAE) que esteve focada no estudo da Geometria dos livros didáticos. Mais precisamente, foram analisados os capítulos que tratam dos temas “Geometria de Posição”, “Poliedros” e “Corpos redondos”, de dois exemplares. Esse estudo é parte de um Projeto mais amplo (financiado pela FAPESP), que visa analisar a Geometria presente nos livros didáticos da Educação Básica. Durante quatro meses de estudo, foram tabulados os conteúdos apresentados nos livros e uma análise comparativa foi realizada posteriormente. Os resultados indicam semelhanças como a distribuição dos conteúdos e exemplos de exercícios e diferenças como o nível de formalização no tratamento dos conceitos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:56Z
2016-07-19T12:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11025-11034
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141663
ISSN2357-7819-2014-11025-11034.pdf
5875288343819683
0000-0003-4393-6127
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141663
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11025-11034
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11025-11034.pdf
5875288343819683
0000-0003-4393-6127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11025-11034
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128436976222208