Convívio, mulheres e corpos nas Artes Plásticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214283 |
Resumo: | O fio condutor da pesquisa é a reflexão sobre como são estabelecidas relações entre espectadores, obra e artista, a partir de obras das Artes Plástico-Visuais, com foco nas questões de gênero, feminilidade, construção corporal e de identidade de mulheres. Elaboro também maneiras de colocar a práxis artística e de observação/espectação como ferramentas válidas para uma pesquisa em artes. Assim, realizo essa pesquisa nos âmbitos teórico e prático, por meio de um aprofundamento na filosofia do teatro através dos textos e postulados do teatrólogo Jorge Dubatti, visando aplicar o conceito de convivialidade no campo das Artes Visuais, e também através de um aprofundamento bibliográfico nos escritos de teóricas feministas, como Judith Butler e Bell Hooks, teóricas que produzem conhecimento sobre arte com um ponto de vista crítico feminista, como Linda Nochlin, Luciana Grupelli Loponte, além do teórico que escreve sobre decolonialidade, Nelson Maldonado-Torres. Como reforço a importância da práxis numa pesquisa artística; escrevo na posição de pesquisadora-observador/espectadora sobre trabalhos de Rosana Paulino, Erika Verzutti e Julia Szabó, e como pesquisadora-artista sobre minha própria produção artística vinculada à pesquisa, com o objetivo de perceber registrar quais são as possibilidades de convívio estabelecidas por esses trabalhos artísticos. |
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Convívio, mulheres e corpos nas Artes PlásticasConviviality, women and bodies in plastical artsConvivialidadeGêneroArtes visuaisO fio condutor da pesquisa é a reflexão sobre como são estabelecidas relações entre espectadores, obra e artista, a partir de obras das Artes Plástico-Visuais, com foco nas questões de gênero, feminilidade, construção corporal e de identidade de mulheres. Elaboro também maneiras de colocar a práxis artística e de observação/espectação como ferramentas válidas para uma pesquisa em artes. Assim, realizo essa pesquisa nos âmbitos teórico e prático, por meio de um aprofundamento na filosofia do teatro através dos textos e postulados do teatrólogo Jorge Dubatti, visando aplicar o conceito de convivialidade no campo das Artes Visuais, e também através de um aprofundamento bibliográfico nos escritos de teóricas feministas, como Judith Butler e Bell Hooks, teóricas que produzem conhecimento sobre arte com um ponto de vista crítico feminista, como Linda Nochlin, Luciana Grupelli Loponte, além do teórico que escreve sobre decolonialidade, Nelson Maldonado-Torres. Como reforço a importância da práxis numa pesquisa artística; escrevo na posição de pesquisadora-observador/espectadora sobre trabalhos de Rosana Paulino, Erika Verzutti e Julia Szabó, e como pesquisadora-artista sobre minha própria produção artística vinculada à pesquisa, com o objetivo de perceber registrar quais são as possibilidades de convívio estabelecidas por esses trabalhos artísticos.The guiding line for this research is the reflexion about how are stablished relations between spectators, artwork and artist, in Plastical/Visual Art’s pieces, focusing ones that work with gender questions, feminility, body construction, and women identities. Also it’s aimed to use the artistical and observational/spectatorial práxis as a valuable instrument to a research in art’s field. So, this research is held in a practical and theoretical scope. For this purpose, I made a dive into theatrer’s philosopy throught writtens of the theater specialist Jorge Dubatti, aiming for aply the concept of conviviability in Visual Art’s field. Also happend a bibliographical deepening in Feminism theorie’s writtens by theorists as Judith Butler and Bell Hooks, theorists that produce knowlege over art with an critical feminist point of view, as Linda Nochlin and Luciana Grupelli Loponte, besides the theorist that writes about “decolonialidade”, Nelson Maldonado-Torres. How it’s reinforced the importance of práxis into an art’s research, I write from the position of researcher-observer/spectator about the artworks of Rosana Paulino, Erika Verzutti and Julia Szabó, and as researcher-artist about my own artwork linked to this research, with the will to perceive and register wich are the possibilities of conviviality established by those artworks.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2018/20312-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Agnaldo Valente Germano da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pontieri Augusto, Sofia Bastos2021-09-01T18:25:16Z2021-09-01T18:25:16Z2020-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/214283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-16T06:02:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214283Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:03:12.770757Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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