Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/4178
http://hdl.handle.net/11449/115071
Resumo: Exergames are a new educational tool, and have been used by teachers in physical education classes because it is an activity that provides entertainment and caloric expenditure. The goal of this study was to verify the opinion of students in an elementary school class on a program of adapted physical activity using the videogame, developed during physical education classes. Study participants were students in a fourth-grade elementary school class that had a student with disability. The researcher and the Physical Education teacher elaborated the planning program of an adapted physical activity with the use of videogames. The classes were recorded in a log book and group interviews were conducted at the end of each class. The results showed that the classes were nice, fun and interesting experiences. The study concluded that the program was successful.
id UNSP_a9d1c0177f43104f455c5b2e6643ac9a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115071
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?Adapted physical activity progra using video games: what do students think?video gamesparalisia cerebraleducação especialeducação físicaExergames are a new educational tool, and have been used by teachers in physical education classes because it is an activity that provides entertainment and caloric expenditure. The goal of this study was to verify the opinion of students in an elementary school class on a program of adapted physical activity using the videogame, developed during physical education classes. Study participants were students in a fourth-grade elementary school class that had a student with disability. The researcher and the Physical Education teacher elaborated the planning program of an adapted physical activity with the use of videogames. The classes were recorded in a log book and group interviews were conducted at the end of each class. The results showed that the classes were nice, fun and interesting experiences. The study concluded that the program was successful.Os exergames são uma nova ferramenta educacional, e têm sido utilizados pelos professores nas aulas de Educação Física por se tratar de atividade que proporciona gasto calórico e entretenimento. O objetivo do estudo foi verificar a opinião dos alunos de uma turma de ensino fundamental sobre um programa de atividade física adaptada com o uso do videogame, desenvolvido durante as aulas de Educação Física. Participaram do estudo alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental I que tinha um aluno com deficiência física matriculado. O pesquisador e pelo professor de Educação Física da turma, elaboraram o planejamento de um programa de atividade física adaptada com o uso de videogame. As aulas realizadas foram registradas em diário de campo e ao final de cada aula foram realizadas entrevistas coletivas. Os resultados apontaram que as aulas foram experiências legais, divertidas e interessantes. Conclui-se que o programa foi realizado com sucesso.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]2015-02-24T13:57:44Z2015-02-24T13:57:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article09-14application/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/4178Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 15, n. 2, p. 9-14, 2014.1413-9006http://hdl.handle.net/11449/115071ISSN1413-9006-2014-15-02-09-14.pdf5197619968036480Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115071Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?
Adapted physical activity progra using video games: what do students think?
title Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?
spellingShingle Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?
Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
video games
paralisia cerebral
educação especial
educação física
title_short Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?
title_full Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?
title_fullStr Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?
title_full_unstemmed Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?
title_sort Programa de Atividade Física Adaptada com Uso de Vídeo Game: o que Pensam os Alunos?
author Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
author_facet Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
author_role author
author2 Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP]
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv video games
paralisia cerebral
educação especial
educação física
topic video games
paralisia cerebral
educação especial
educação física
description Exergames are a new educational tool, and have been used by teachers in physical education classes because it is an activity that provides entertainment and caloric expenditure. The goal of this study was to verify the opinion of students in an elementary school class on a program of adapted physical activity using the videogame, developed during physical education classes. Study participants were students in a fourth-grade elementary school class that had a student with disability. The researcher and the Physical Education teacher elaborated the planning program of an adapted physical activity with the use of videogames. The classes were recorded in a log book and group interviews were conducted at the end of each class. The results showed that the classes were nice, fun and interesting experiences. The study concluded that the program was successful.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-24T13:57:44Z
2015-02-24T13:57:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/4178
Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 15, n. 2, p. 9-14, 2014.
1413-9006
http://hdl.handle.net/11449/115071
ISSN1413-9006-2014-15-02-09-14.pdf
5197619968036480
url http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/4178
http://hdl.handle.net/11449/115071
identifier_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 15, n. 2, p. 9-14, 2014.
1413-9006
ISSN1413-9006-2014-15-02-09-14.pdf
5197619968036480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09-14
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128216219516928