A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saladini, Ana Cláudia [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102245
Resumo: Adotamos, para esta tarefa, a Epistemologia Genética de Jean Piaget por entendermos que a gênese do conhecimento explica-se na relação solidária entre o sujeito e objeto, partindo de níveis menos elaborados de conhecimento para níveis mais complexos. Ao propormos esta pesquisa qualitativa, com aplicação do método clínico, tivemos como objetivo investigar como as aulas de Educação Física têm se ocupado com a tomada de consciência da ação motora da criança, tendo em vista uma professora que apresenta uma ação pedagógica tradicional e outra, com uma ação pedagógica construtivista. Para identificarmos estes pressupostos epistemológicos na ação docente das duas professoras, aplicamos três instrumentos: uma avaliação situacional, uma entrevista semi estruturada e observação de três aulas de cada uma. Diante das informações encontradas junto às crianças, pudemos organizar três níveis de consciência da ação motora do chute: nível um, nível dois e nível três, sendo o primeiro o mais primitivo e o último o mais elaborado que encontramos. Diante deste estudo concluímos que, antes que o sujeito construa conceitos, há uma consciência própria do corpo e o funcionamento deste não obedece a leis mecânicas. Portanto, na Educação Física Escolar, além de vivenciar as experiências motoras, o aluno deverá compreendê-las para que a construção e compreensão de sua motricidade seja uma realidade.
id UNSP_aa361f3c68cee87cf575c2ae3f55d122
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102245
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criançaEpistemologia geneticaEducação fisicaAção motoraEducação motoraGenetic epistemologyPhysical educationMotor actionsMotor education and awarenessAdotamos, para esta tarefa, a Epistemologia Genética de Jean Piaget por entendermos que a gênese do conhecimento explica-se na relação solidária entre o sujeito e objeto, partindo de níveis menos elaborados de conhecimento para níveis mais complexos. Ao propormos esta pesquisa qualitativa, com aplicação do método clínico, tivemos como objetivo investigar como as aulas de Educação Física têm se ocupado com a tomada de consciência da ação motora da criança, tendo em vista uma professora que apresenta uma ação pedagógica tradicional e outra, com uma ação pedagógica construtivista. Para identificarmos estes pressupostos epistemológicos na ação docente das duas professoras, aplicamos três instrumentos: uma avaliação situacional, uma entrevista semi estruturada e observação de três aulas de cada uma. Diante das informações encontradas junto às crianças, pudemos organizar três níveis de consciência da ação motora do chute: nível um, nível dois e nível três, sendo o primeiro o mais primitivo e o último o mais elaborado que encontramos. Diante deste estudo concluímos que, antes que o sujeito construa conceitos, há uma consciência própria do corpo e o funcionamento deste não obedece a leis mecânicas. Portanto, na Educação Física Escolar, além de vivenciar as experiências motoras, o aluno deverá compreendê-las para que a construção e compreensão de sua motricidade seja uma realidade.This task was based on Jean Piaget Genetic Epistemology, because we understand that the genesis of knowledge is founded on the cooperative relationship between subject and object, starting at less elaborate levels of knowledge towards to most complex ones. As we proposed this qualitative research, with use for clinic method, we aimed to investigate how Physical Education classes have placed the development of awareness in children motor action. We observed the classes of a teacher who has a traditional pedagogical approach and of another teacher whose approach is constructivist. In order to identify these epistemological assumptions in their teaching actions, we used three instruments: a situational evaluation, a semi-structured questionnaire and the observation of three classes of each. By considering the information gathered from the children, we were able to organize three levels of awareness of their motor action for kicking: phase one, phase two and phase three; being the first the more primitive and the last the more elaborate. Thus, we concluded that, before one constructs their concepts, there is a self-awareness of the body and its functioning doesn't obey to mechanics laws.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saladini, Ana Cláudia [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis224 f. : il.application/pdfSALADINI, Ana Cláudia. A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança. 2006. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/102245000474494saladini_ac_dr_mar.pdf33004110040P559473195852209230000-0003-2381-3445Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102245Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança
title A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança
spellingShingle A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança
Saladini, Ana Cláudia [UNESP]
Epistemologia genetica
Educação fisica
Ação motora
Educação motora
Genetic epistemology
Physical education
Motor actions
Motor education and awareness
title_short A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança
title_full A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança
title_fullStr A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança
title_full_unstemmed A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança
title_sort A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança
author Saladini, Ana Cláudia [UNESP]
author_facet Saladini, Ana Cláudia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Saladini, Ana Cláudia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genetica
Educação fisica
Ação motora
Educação motora
Genetic epistemology
Physical education
Motor actions
Motor education and awareness
topic Epistemologia genetica
Educação fisica
Ação motora
Educação motora
Genetic epistemology
Physical education
Motor actions
Motor education and awareness
description Adotamos, para esta tarefa, a Epistemologia Genética de Jean Piaget por entendermos que a gênese do conhecimento explica-se na relação solidária entre o sujeito e objeto, partindo de níveis menos elaborados de conhecimento para níveis mais complexos. Ao propormos esta pesquisa qualitativa, com aplicação do método clínico, tivemos como objetivo investigar como as aulas de Educação Física têm se ocupado com a tomada de consciência da ação motora da criança, tendo em vista uma professora que apresenta uma ação pedagógica tradicional e outra, com uma ação pedagógica construtivista. Para identificarmos estes pressupostos epistemológicos na ação docente das duas professoras, aplicamos três instrumentos: uma avaliação situacional, uma entrevista semi estruturada e observação de três aulas de cada uma. Diante das informações encontradas junto às crianças, pudemos organizar três níveis de consciência da ação motora do chute: nível um, nível dois e nível três, sendo o primeiro o mais primitivo e o último o mais elaborado que encontramos. Diante deste estudo concluímos que, antes que o sujeito construa conceitos, há uma consciência própria do corpo e o funcionamento deste não obedece a leis mecânicas. Portanto, na Educação Física Escolar, além de vivenciar as experiências motoras, o aluno deverá compreendê-las para que a construção e compreensão de sua motricidade seja uma realidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALADINI, Ana Cláudia. A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança. 2006. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/102245
000474494
saladini_ac_dr_mar.pdf
33004110040P5
5947319585220923
0000-0003-2381-3445
identifier_str_mv SALADINI, Ana Cláudia. A educação física e a tomada de consciência da ação motora da criança. 2006. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
000474494
saladini_ac_dr_mar.pdf
33004110040P5
5947319585220923
0000-0003-2381-3445
url http://hdl.handle.net/11449/102245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 224 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128128018546688