Comunicação e envolvimento: possibilidades de interconexões entre família-escola?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100011 http://hdl.handle.net/11449/29537 |
Resumo: | Família e escola são considerados contextos primordiais para o desenvolvimento humano, sendo desejável que haja um elo adequado entre esses espaços. Pautado nessa premissa, este artigo objetiva analisar as relações estabelecidas entre a escola e a família de crianças com baixo rendimento escolar, salientando que a escola pesquisada adota o regime de progressão continuada. O referencial teórico do estudo foi a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. Participaram da pesquisa seis crianças, seus respectivos responsáveis e professoras. A coleta de dados consistiu de entrevistas semiestruturadas e observações. Os dados foram coligidos em duas categorias: envolvimento e comunicação. Embora os resultados destaquem a comunicação como principal veículo de trocas entre os dois contextos, essa necessita ser aprimorada. A família e a escola compreendem que devem trabalhar em colaboração, mas tal relação precisa ser reconstruída, pois se mostra assimétrica e repleta de preconceitos. |
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Comunicação e envolvimento: possibilidades de interconexões entre família-escola?Comunicación y envolvimiento: ¿posibilidad de interconexión entre familia-escuela?Communication and Involvement: what are the Possibilities of Interconnection between Family-school?Relações Pais-escolaEnsino FundamentalCooperaçãoRelaciones Padre-escuelaEnseñanza de Primer GradoCooperaciónParent School RelationshipElementary EducationCooperationFamília e escola são considerados contextos primordiais para o desenvolvimento humano, sendo desejável que haja um elo adequado entre esses espaços. Pautado nessa premissa, este artigo objetiva analisar as relações estabelecidas entre a escola e a família de crianças com baixo rendimento escolar, salientando que a escola pesquisada adota o regime de progressão continuada. O referencial teórico do estudo foi a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. Participaram da pesquisa seis crianças, seus respectivos responsáveis e professoras. A coleta de dados consistiu de entrevistas semiestruturadas e observações. Os dados foram coligidos em duas categorias: envolvimento e comunicação. Embora os resultados destaquem a comunicação como principal veículo de trocas entre os dois contextos, essa necessita ser aprimorada. A família e a escola compreendem que devem trabalhar em colaboração, mas tal relação precisa ser reconstruída, pois se mostra assimétrica e repleta de preconceitos.La familia y la escuela son consideradas dos contextos primordiales para el desarrollo humano y es deseable que haya un enlace adecuado entre esos dos ambientes. Partiendo de esa premisa, el objetivo de este estudio es analizar las relaciones establecidas entre la escuela y la familia de niños con bajo rendimiento escolar dentro de un contexto que adopta la progresión continua. La perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner es el referencial teórico utilizado en este estudio. Participaron de la encuesta seis niños, sus respectivos responsables y profesoras. Se utilizó para recolectar los datos entrevistas semiestructuradas y observaciones. Los datos fueron evaluados en relación a dos categorías: envolvimiento y comunicación. Los resultados destacan la comunicación como principal vía de cambio entre los dos contextos, aún necesitada de mejorías. La familia y la escuela comprenden que deben trabajar en colaboración, pero esta relación necesita ser re-construida, ya que actualmente se muestra asimétrica y contaminada por prejuicios.Family and school are considered essential environments for human development and it is desirable that a close bond be established between them. Based on this premise, this study analyzes the relationships established between school and the families of children with low school performance in a context in which the school adopts the Continuous Progression system - an educational system that avoids holding students in the same grade at the end of the school year. Bronfenbrenner s bio-ecological perspective is the theoretical framework used in this study. Six children, their parents or caretakers, and teachers participated in the study. Semi-structured interviews and observation were used for collecting data, which were then evaluated regarding two categories: involvement and communication. Even though the results highlight communication as the main means of exchange between both contexts, communication still needs to be improved. Families and schools understand they must collaborate with each other, but such a relationship needs to be re-constructed because it is currently asymmetrical and loaded with prejudice.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marcondes, Keila Hellen Barbato [UNESP]Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]2014-05-20T15:15:17Z2014-05-20T15:15:17Z2012-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article91-99application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100011Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 22, n. 51, p. 91-99, 2012.0103-863Xhttp://hdl.handle.net/11449/2953710.1590/S0103-863X2012000100011S0103-863X2012000100011S0103-863X2012000100011.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29537Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:36:14.642191Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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