Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Henrique Garbelotto da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180794
Resumo: A presente pesquisa do curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual Paulista tem por objetivo estudar de forma analítica e qualitativa as possibilidades de aplicação das mídias digitais no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de História. Um dos desafios que se encontra posto nos dias atuais na instituição escolar é, como usar dessa nova linguagem para a transmissão de conhecimento na era da informação? Para tal problemática, trilhamos pelo caminho metodológico da pesquisa-ação em Thiollent (2007) para averiguar como é possível utilizar os celulares dos alunos de uma sala de oitavo ano no processo de ensino/aprendizagem. Com isso, debruçamos-nos em estudar os conceitos de internet, de ciberespaço e de cibercultura recorrendo aos aportes teóricos de Santaella (2002, 2010), Lemos (2013, 2018) como também de Lévy (1996, 1998, 1999). Juntos, percebemos que estamos imersos a um novo universo que por sua vez engendrou novas identidades culturais, isto posto, analisou-se esse fenômeno a partir da escola sociológica de Hall (2011) e Silva (2014) junto com Prensky (2011) e Gasser (2010) e compreendemos quais são essas novas identidades culturais; os Imigrantes e Nativos Digitais. Feito isso, a procura de respostas entre o discurso e a prática, levou-nos a ler analiticamente, como os documentos oficiais que legislam sobre educação no Brasil tratam o trabalho de ensino/aprendizagem com as mídias digitais no processo, então, emprestando das falas de Hobsbawm, é quase que uma “invenção da tradição”. Concomitantemente, de maneira furtiva, buscamos delinear a trajetória do ensino de História como campo de conhecimento próprio, ou seja, a história da História para que repensemos seu papel junto a sociedade que vive na era da informação. Por fim, como última etapa da pesquisa-ação, a de deixar uma cultura no ambiente social, desenvolveu-se, para o aluno, uma régua didática de passo a passo de como se fazer pesquisa na internet utilizando-se de sites históricos.
id UNSP_aae8ca6cd7ccdeaddf9ff118cc1b1b5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180794
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na ciberculturaEducation in the contemporary world: digital media as a teaching / learning process in cyberculture.Mídia digitalCiberculturaHistóriaEnsino/aprendizagemDigital mediaCybercultureHistoryTeaching/learningA presente pesquisa do curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual Paulista tem por objetivo estudar de forma analítica e qualitativa as possibilidades de aplicação das mídias digitais no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de História. Um dos desafios que se encontra posto nos dias atuais na instituição escolar é, como usar dessa nova linguagem para a transmissão de conhecimento na era da informação? Para tal problemática, trilhamos pelo caminho metodológico da pesquisa-ação em Thiollent (2007) para averiguar como é possível utilizar os celulares dos alunos de uma sala de oitavo ano no processo de ensino/aprendizagem. Com isso, debruçamos-nos em estudar os conceitos de internet, de ciberespaço e de cibercultura recorrendo aos aportes teóricos de Santaella (2002, 2010), Lemos (2013, 2018) como também de Lévy (1996, 1998, 1999). Juntos, percebemos que estamos imersos a um novo universo que por sua vez engendrou novas identidades culturais, isto posto, analisou-se esse fenômeno a partir da escola sociológica de Hall (2011) e Silva (2014) junto com Prensky (2011) e Gasser (2010) e compreendemos quais são essas novas identidades culturais; os Imigrantes e Nativos Digitais. Feito isso, a procura de respostas entre o discurso e a prática, levou-nos a ler analiticamente, como os documentos oficiais que legislam sobre educação no Brasil tratam o trabalho de ensino/aprendizagem com as mídias digitais no processo, então, emprestando das falas de Hobsbawm, é quase que uma “invenção da tradição”. Concomitantemente, de maneira furtiva, buscamos delinear a trajetória do ensino de História como campo de conhecimento próprio, ou seja, a história da História para que repensemos seu papel junto a sociedade que vive na era da informação. Por fim, como última etapa da pesquisa-ação, a de deixar uma cultura no ambiente social, desenvolveu-se, para o aluno, uma régua didática de passo a passo de como se fazer pesquisa na internet utilizando-se de sites históricos.The present research of the Master course in Education of the State University of São Paulo aims to study in an analytical and qualitative way the possibilities of applying digital media in the teaching / learning process in the History discipline. One of the challenges that is currently posed in the school institution is, how to use this new language for the transmission of knowledge in the information age? For this problem, we walk through the methodological path of action research in Thiollent (2007) to investigate how it is possible to use the cell phones of eighth grade students in the teaching / learning process. With this, we focus on studying the concepts of internet, cyberspace and cyberculture using the theoretical contributions of Santaella (2002, 2010), Lemos (2013, 2018) and Lévy (1996, 1998, 1999). Together, we perceive that we are immersed in a new universe that in turn engendered new cultural identities, that is, we have analyzed this phenomenon from the sociological school of Hall (2011) and Silva (2014) together with Prensky (2011) and Gasser (2010) and understand what these new cultural identities are; the Immigrants and Digital Natives. Having done this, the search for answers between discourse and practice, led us to read analytically, how the official documents that legislate about education in Brazil treat the teaching / learning work with the digital media in the process, then lending of speeches of Hobsbawm, is almost an "invention of tradition". Concurrently, in a stealthy way, we seek to delineate the history teaching as a field of knowledge, that is, history of the history so that we rethink its role with the society that lives in the information age. Lastly, as a last step in action research, to leave a culture in the social environment, the student developed a step-by-step didactic rule of how to do research on the internet using historical sites.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Paulo Henrique Garbelotto da2019-02-19T12:37:18Z2019-02-19T12:37:18Z2018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18079400091293733004056091P04837831739771633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-28T06:14:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180794Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:29:05.578829Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura
Education in the contemporary world: digital media as a teaching / learning process in cyberculture.
title Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura
spellingShingle Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura
Silva, Paulo Henrique Garbelotto da
Mídia digital
Cibercultura
História
Ensino/aprendizagem
Digital media
Cyberculture
History
Teaching/learning
title_short Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura
title_full Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura
title_fullStr Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura
title_full_unstemmed Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura
title_sort Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura
author Silva, Paulo Henrique Garbelotto da
author_facet Silva, Paulo Henrique Garbelotto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celeste Filho, Macioniro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Henrique Garbelotto da
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia digital
Cibercultura
História
Ensino/aprendizagem
Digital media
Cyberculture
History
Teaching/learning
topic Mídia digital
Cibercultura
História
Ensino/aprendizagem
Digital media
Cyberculture
History
Teaching/learning
description A presente pesquisa do curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual Paulista tem por objetivo estudar de forma analítica e qualitativa as possibilidades de aplicação das mídias digitais no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de História. Um dos desafios que se encontra posto nos dias atuais na instituição escolar é, como usar dessa nova linguagem para a transmissão de conhecimento na era da informação? Para tal problemática, trilhamos pelo caminho metodológico da pesquisa-ação em Thiollent (2007) para averiguar como é possível utilizar os celulares dos alunos de uma sala de oitavo ano no processo de ensino/aprendizagem. Com isso, debruçamos-nos em estudar os conceitos de internet, de ciberespaço e de cibercultura recorrendo aos aportes teóricos de Santaella (2002, 2010), Lemos (2013, 2018) como também de Lévy (1996, 1998, 1999). Juntos, percebemos que estamos imersos a um novo universo que por sua vez engendrou novas identidades culturais, isto posto, analisou-se esse fenômeno a partir da escola sociológica de Hall (2011) e Silva (2014) junto com Prensky (2011) e Gasser (2010) e compreendemos quais são essas novas identidades culturais; os Imigrantes e Nativos Digitais. Feito isso, a procura de respostas entre o discurso e a prática, levou-nos a ler analiticamente, como os documentos oficiais que legislam sobre educação no Brasil tratam o trabalho de ensino/aprendizagem com as mídias digitais no processo, então, emprestando das falas de Hobsbawm, é quase que uma “invenção da tradição”. Concomitantemente, de maneira furtiva, buscamos delinear a trajetória do ensino de História como campo de conhecimento próprio, ou seja, a história da História para que repensemos seu papel junto a sociedade que vive na era da informação. Por fim, como última etapa da pesquisa-ação, a de deixar uma cultura no ambiente social, desenvolveu-se, para o aluno, uma régua didática de passo a passo de como se fazer pesquisa na internet utilizando-se de sites históricos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2019-02-19T12:37:18Z
2019-02-19T12:37:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180794
000912937
33004056091P0
4837831739771633
url http://hdl.handle.net/11449/180794
identifier_str_mv 000912937
33004056091P0
4837831739771633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129325050888192