Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141619
Resumo: O presente trabalho tem a intenção de refletir acerca da formação de educadores a partir de situações vivenciadas por pessoas adultas que, ao longo de suas vidas, foram levadas a aprender a se utilizar da leitura e da escrita em situações escolares e não escolares. Pode-se afirmar que os saberes adquiridos passaram a se constituir em poderes, à medida que os sujeitos, tanto educandos quanto educadora / pesquisadora, foram se transformando com as experiências que viveram. Os dados foram obtidos ao longo de aproximadamente dez anos, em pesquisa de pós graduação que foi se delineando desde 2003, iniciando a partir do ingresso da autora no Curso de Especialização em Alfabetização, com continuidade no Mestrado em Educação e, atualmente, retomada em pesquisa de Doutorado. As metodologias de trabalho surgiram da trajetória de interlocução da autora com os sujeitos da pesquisa, tendo como mediador o contato com a arte, primeiramente como educadora em salas de aula de EJA, em seguida como pesquisadora em encontros com professoras da mesma modalidade de ensino e, num terceiro momento, como professora universitária com estudantes do Curso de Pedagogia. Autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Foucault e Rancière fundamentam este trabalho.
id UNSP_ab0448d29cfe16664eff50c2e9dfb277
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141619
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultasFormação de professoresLeitura e escritaEducação de jovens e adultosO presente trabalho tem a intenção de refletir acerca da formação de educadores a partir de situações vivenciadas por pessoas adultas que, ao longo de suas vidas, foram levadas a aprender a se utilizar da leitura e da escrita em situações escolares e não escolares. Pode-se afirmar que os saberes adquiridos passaram a se constituir em poderes, à medida que os sujeitos, tanto educandos quanto educadora / pesquisadora, foram se transformando com as experiências que viveram. Os dados foram obtidos ao longo de aproximadamente dez anos, em pesquisa de pós graduação que foi se delineando desde 2003, iniciando a partir do ingresso da autora no Curso de Especialização em Alfabetização, com continuidade no Mestrado em Educação e, atualmente, retomada em pesquisa de Doutorado. As metodologias de trabalho surgiram da trajetória de interlocução da autora com os sujeitos da pesquisa, tendo como mediador o contato com a arte, primeiramente como educadora em salas de aula de EJA, em seguida como pesquisadora em encontros com professoras da mesma modalidade de ensino e, num terceiro momento, como professora universitária com estudantes do Curso de Pedagogia. Autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Foucault e Rancière fundamentam este trabalho.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]2016-07-19T12:59:45Z2016-07-19T12:59:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6857-6867application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6857-68672357-7819http://hdl.handle.net/11449/141619ISSN2357-7819-2014-6857-6867.pdf3060869388251465porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:11:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141619Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:42:49.388258Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
title Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
spellingShingle Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
Formação de professores
Leitura e escrita
Educação de jovens e adultos
title_short Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
title_full Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
title_fullStr Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
title_full_unstemmed Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
title_sort Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
author Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
author_facet Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
author_role author
author2 Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Leitura e escrita
Educação de jovens e adultos
topic Formação de professores
Leitura e escrita
Educação de jovens e adultos
description O presente trabalho tem a intenção de refletir acerca da formação de educadores a partir de situações vivenciadas por pessoas adultas que, ao longo de suas vidas, foram levadas a aprender a se utilizar da leitura e da escrita em situações escolares e não escolares. Pode-se afirmar que os saberes adquiridos passaram a se constituir em poderes, à medida que os sujeitos, tanto educandos quanto educadora / pesquisadora, foram se transformando com as experiências que viveram. Os dados foram obtidos ao longo de aproximadamente dez anos, em pesquisa de pós graduação que foi se delineando desde 2003, iniciando a partir do ingresso da autora no Curso de Especialização em Alfabetização, com continuidade no Mestrado em Educação e, atualmente, retomada em pesquisa de Doutorado. As metodologias de trabalho surgiram da trajetória de interlocução da autora com os sujeitos da pesquisa, tendo como mediador o contato com a arte, primeiramente como educadora em salas de aula de EJA, em seguida como pesquisadora em encontros com professoras da mesma modalidade de ensino e, num terceiro momento, como professora universitária com estudantes do Curso de Pedagogia. Autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Foucault e Rancière fundamentam este trabalho.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:45Z
2016-07-19T12:59:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6857-6867
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141619
ISSN2357-7819-2014-6857-6867.pdf
3060869388251465
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141619
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6857-6867
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6857-6867.pdf
3060869388251465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6857-6867
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128848744677376