Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barichello, Leonardo [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91100
Resumo: A partir de uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, fundamentada nas idéias de Vigotski, procuramos investigar as potencialidades didáticopedagógicas de uma dinâmica de interação entre professor e aluno, baseada na escrita e orientada pela resolução de problemas, a qual chamamos de Dinâmica RCR. Essa dinâmica pode ser sintetizada pela seqüência resoluçãocomentárioresolução, na qual a cada resolução entregue por um aluno, o professor faz alguns comentários e devolve para que o aluno continue resolvendo. Os dados da pesquisa constituemse dos blocos de interações entre aluno e professor acerca dos problemas propostos e por uma Entrevista Coletiva realizada após a coleta dessas resoluções. Dentre esses dados, escolhemos, apresentamos, analisamos e discutimos cinco casos (compostos por uma ou mais resoluções e trechos da entrevista), cada qual evidenciando uma potencialidade específica da Dinâmica RCR. Finalizamos a Dissertação reforçando essas potencialidades e apontando essa dinâmica como um valioso recurso didáticopedagógico para o professor de Matemática em todos os níveis de ensino, além de suas limitações.
id UNSP_ab4448081203ed3253639f20618465b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91100
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escritaMatemática - Estudo e ensinoSolução de problemasAnalise de erros (Matematica)Educação matemáticaMathematics educationError analysisA partir de uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, fundamentada nas idéias de Vigotski, procuramos investigar as potencialidades didáticopedagógicas de uma dinâmica de interação entre professor e aluno, baseada na escrita e orientada pela resolução de problemas, a qual chamamos de Dinâmica RCR. Essa dinâmica pode ser sintetizada pela seqüência resoluçãocomentárioresolução, na qual a cada resolução entregue por um aluno, o professor faz alguns comentários e devolve para que o aluno continue resolvendo. Os dados da pesquisa constituemse dos blocos de interações entre aluno e professor acerca dos problemas propostos e por uma Entrevista Coletiva realizada após a coleta dessas resoluções. Dentre esses dados, escolhemos, apresentamos, analisamos e discutimos cinco casos (compostos por uma ou mais resoluções e trechos da entrevista), cada qual evidenciando uma potencialidade específica da Dinâmica RCR. Finalizamos a Dissertação reforçando essas potencialidades e apontando essa dinâmica como um valioso recurso didáticopedagógico para o professor de Matemática em todos os níveis de ensino, além de suas limitações.Assuming a interacionist conception of teaching and learning, grounded on the Vigotki's ideas, we investigated the didactic and pedagogical potentialities of a specific dynamic of interaction between teacher and student, based on writing and problem solving, which we named RCR Dynamics. This dynamic can be summed by the sequence resolutioncommentresolution, in which for each resolution presented by the student, the teacher makes some comments and returns the problem to the student so he continue his own solving process. The data of this research are composed by blocks of interactions about proposed problems and by a Group Interview made after we collected the resolutions. From these data, we chose, presented, analyzed and discussed five cases (consisting of one or more blocks of interactions and pieces of the interview), each one evidencing a specific potentiality of the RCR Dynamic. Then, we finish reinforcing those potentialities and pointing the dynamic as a valuable didactic and pedagogical resource to mathematics teachers in any school level, besides its limitations.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Seguerra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barichello, Leonardo [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2008-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f. : il., tabs. + 2 CD-ROMsapplication/pdfBARICHELLO, Leonardo. Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91100000570036barichello_l_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T06:15:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91100Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:26:16.906271Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita
title Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita
spellingShingle Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita
Barichello, Leonardo [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Analise de erros (Matematica)
Educação matemática
Mathematics education
Error analysis
title_short Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita
title_full Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita
title_fullStr Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita
title_full_unstemmed Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita
title_sort Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita
author Barichello, Leonardo [UNESP]
author_facet Barichello, Leonardo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miskulin, Rosana Giaretta Seguerra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barichello, Leonardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Analise de erros (Matematica)
Educação matemática
Mathematics education
Error analysis
topic Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Analise de erros (Matematica)
Educação matemática
Mathematics education
Error analysis
description A partir de uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, fundamentada nas idéias de Vigotski, procuramos investigar as potencialidades didáticopedagógicas de uma dinâmica de interação entre professor e aluno, baseada na escrita e orientada pela resolução de problemas, a qual chamamos de Dinâmica RCR. Essa dinâmica pode ser sintetizada pela seqüência resoluçãocomentárioresolução, na qual a cada resolução entregue por um aluno, o professor faz alguns comentários e devolve para que o aluno continue resolvendo. Os dados da pesquisa constituemse dos blocos de interações entre aluno e professor acerca dos problemas propostos e por uma Entrevista Coletiva realizada após a coleta dessas resoluções. Dentre esses dados, escolhemos, apresentamos, analisamos e discutimos cinco casos (compostos por uma ou mais resoluções e trechos da entrevista), cada qual evidenciando uma potencialidade específica da Dinâmica RCR. Finalizamos a Dissertação reforçando essas potencialidades e apontando essa dinâmica como um valioso recurso didáticopedagógico para o professor de Matemática em todos os níveis de ensino, além de suas limitações.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-05
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARICHELLO, Leonardo. Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91100
000570036
barichello_l_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv BARICHELLO, Leonardo. Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000570036
barichello_l_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il., tabs. + 2 CD-ROMs
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128931584278528