Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91100 |
Resumo: | A partir de uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, fundamentada nas idéias de Vigotski, procuramos investigar as potencialidades didáticopedagógicas de uma dinâmica de interação entre professor e aluno, baseada na escrita e orientada pela resolução de problemas, a qual chamamos de Dinâmica RCR. Essa dinâmica pode ser sintetizada pela seqüência resoluçãocomentárioresolução, na qual a cada resolução entregue por um aluno, o professor faz alguns comentários e devolve para que o aluno continue resolvendo. Os dados da pesquisa constituemse dos blocos de interações entre aluno e professor acerca dos problemas propostos e por uma Entrevista Coletiva realizada após a coleta dessas resoluções. Dentre esses dados, escolhemos, apresentamos, analisamos e discutimos cinco casos (compostos por uma ou mais resoluções e trechos da entrevista), cada qual evidenciando uma potencialidade específica da Dinâmica RCR. Finalizamos a Dissertação reforçando essas potencialidades e apontando essa dinâmica como um valioso recurso didáticopedagógico para o professor de Matemática em todos os níveis de ensino, além de suas limitações. |
id |
UNSP_ab4448081203ed3253639f20618465b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91100 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escritaMatemática - Estudo e ensinoSolução de problemasAnalise de erros (Matematica)Educação matemáticaMathematics educationError analysisA partir de uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, fundamentada nas idéias de Vigotski, procuramos investigar as potencialidades didáticopedagógicas de uma dinâmica de interação entre professor e aluno, baseada na escrita e orientada pela resolução de problemas, a qual chamamos de Dinâmica RCR. Essa dinâmica pode ser sintetizada pela seqüência resoluçãocomentárioresolução, na qual a cada resolução entregue por um aluno, o professor faz alguns comentários e devolve para que o aluno continue resolvendo. Os dados da pesquisa constituemse dos blocos de interações entre aluno e professor acerca dos problemas propostos e por uma Entrevista Coletiva realizada após a coleta dessas resoluções. Dentre esses dados, escolhemos, apresentamos, analisamos e discutimos cinco casos (compostos por uma ou mais resoluções e trechos da entrevista), cada qual evidenciando uma potencialidade específica da Dinâmica RCR. Finalizamos a Dissertação reforçando essas potencialidades e apontando essa dinâmica como um valioso recurso didáticopedagógico para o professor de Matemática em todos os níveis de ensino, além de suas limitações.Assuming a interacionist conception of teaching and learning, grounded on the Vigotki's ideas, we investigated the didactic and pedagogical potentialities of a specific dynamic of interaction between teacher and student, based on writing and problem solving, which we named RCR Dynamics. This dynamic can be summed by the sequence resolutioncommentresolution, in which for each resolution presented by the student, the teacher makes some comments and returns the problem to the student so he continue his own solving process. The data of this research are composed by blocks of interactions about proposed problems and by a Group Interview made after we collected the resolutions. From these data, we chose, presented, analyzed and discussed five cases (consisting of one or more blocks of interactions and pieces of the interview), each one evidencing a specific potentiality of the RCR Dynamic. Then, we finish reinforcing those potentialities and pointing the dynamic as a valuable didactic and pedagogical resource to mathematics teachers in any school level, besides its limitations.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Seguerra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barichello, Leonardo [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2008-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f. : il., tabs. + 2 CD-ROMsapplication/pdfBARICHELLO, Leonardo. Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91100000570036barichello_l_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T06:15:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91100Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:26:16.906271Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita |
title |
Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita |
spellingShingle |
Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita Barichello, Leonardo [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Solução de problemas Analise de erros (Matematica) Educação matemática Mathematics education Error analysis |
title_short |
Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita |
title_full |
Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita |
title_fullStr |
Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita |
title_full_unstemmed |
Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita |
title_sort |
Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita |
author |
Barichello, Leonardo [UNESP] |
author_facet |
Barichello, Leonardo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miskulin, Rosana Giaretta Seguerra [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barichello, Leonardo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Solução de problemas Analise de erros (Matematica) Educação matemática Mathematics education Error analysis |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Solução de problemas Analise de erros (Matematica) Educação matemática Mathematics education Error analysis |
description |
A partir de uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, fundamentada nas idéias de Vigotski, procuramos investigar as potencialidades didáticopedagógicas de uma dinâmica de interação entre professor e aluno, baseada na escrita e orientada pela resolução de problemas, a qual chamamos de Dinâmica RCR. Essa dinâmica pode ser sintetizada pela seqüência resoluçãocomentárioresolução, na qual a cada resolução entregue por um aluno, o professor faz alguns comentários e devolve para que o aluno continue resolvendo. Os dados da pesquisa constituemse dos blocos de interações entre aluno e professor acerca dos problemas propostos e por uma Entrevista Coletiva realizada após a coleta dessas resoluções. Dentre esses dados, escolhemos, apresentamos, analisamos e discutimos cinco casos (compostos por uma ou mais resoluções e trechos da entrevista), cada qual evidenciando uma potencialidade específica da Dinâmica RCR. Finalizamos a Dissertação reforçando essas potencialidades e apontando essa dinâmica como um valioso recurso didáticopedagógico para o professor de Matemática em todos os níveis de ensino, além de suas limitações. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-05 2014-06-11T19:24:54Z 2014-06-11T19:24:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARICHELLO, Leonardo. Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008. http://hdl.handle.net/11449/91100 000570036 barichello_l_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
BARICHELLO, Leonardo. Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008. 000570036 barichello_l_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 f. : il., tabs. + 2 CD-ROMs application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128931584278528 |