Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tiago Grajanin de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/134322
Resumo: As vantagens de utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica são cada vez mais evidenciadas em publicações acadêmicas que demonstram que aplicadas ao ensino promovem a dinamização do conteúdo e da forma de transmiti-lo e, de modo geral, proporcionam autonomia e a criatividade aos alunos. Este trabalho apresenta uma investigação sobre as concepções metodológicas em relação ao uso e, sobretudo, à seleção e implantação de tecnologias da informação e comunicação por meio de uma revisão sistemática. A partir dos resultados da pesquisa foi proposta uma abordagem metodológica baseada em duas etapas que sistematizam o processo de seleção e implantação de TIC, levando em consideração as particularidades do ambiente escolar das instituições de ensino. Cada etapa está subdividida em passos que identificam fatores que quando não considerados podem gerar lacunas que venham a interferir no processo de ensino e aprendizagem. Para identificar e analisar o uso de TIC e a necessidade de uma abordagem metodológica nesse processo, foi realizada uma pesquisa a partir de um questionário aplicado aos gestores e professores de escolas públicas e particulares. Os resultados evidenciam que, apesar dos profissionais fazerem uso das TIC, as principais dificuldades ou necessidades estão relacionadas com a falta de planejamento para o seu uso o que poderia ser evitada com a aplicação de uma metodologia de seleção e implantação de TIC no processo de ensino e aprendizagem.
id UNSP_ab46c6ef3abe2542fd26a509d385d912
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134322
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básicaMethodology for selection and implementation of Information and Communication Technology in basic education teachingEducação básicaTecnologia da Informação e ComunicaçãoCidadaniaProcesso de ensino e aprendizagemMetodologia de seleção e implantaçãoTeaching and learning processBasic educationInformation and Communication Technologies (ICT)CitizenshipSelection and implementation methodologyAs vantagens de utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica são cada vez mais evidenciadas em publicações acadêmicas que demonstram que aplicadas ao ensino promovem a dinamização do conteúdo e da forma de transmiti-lo e, de modo geral, proporcionam autonomia e a criatividade aos alunos. Este trabalho apresenta uma investigação sobre as concepções metodológicas em relação ao uso e, sobretudo, à seleção e implantação de tecnologias da informação e comunicação por meio de uma revisão sistemática. A partir dos resultados da pesquisa foi proposta uma abordagem metodológica baseada em duas etapas que sistematizam o processo de seleção e implantação de TIC, levando em consideração as particularidades do ambiente escolar das instituições de ensino. Cada etapa está subdividida em passos que identificam fatores que quando não considerados podem gerar lacunas que venham a interferir no processo de ensino e aprendizagem. Para identificar e analisar o uso de TIC e a necessidade de uma abordagem metodológica nesse processo, foi realizada uma pesquisa a partir de um questionário aplicado aos gestores e professores de escolas públicas e particulares. Os resultados evidenciam que, apesar dos profissionais fazerem uso das TIC, as principais dificuldades ou necessidades estão relacionadas com a falta de planejamento para o seu uso o que poderia ser evitada com a aplicação de uma metodologia de seleção e implantação de TIC no processo de ensino e aprendizagem.The advantages of using Information and Communication Technologies (ICT) as a pedagogical tool are increasingly evidenced in academic publications, showing that when applied to teaching they promote dynamic content and how to transmit it and, in general, provide autonomy and creativity to the students. This paper presents an investigation into the methodological conceptions regarding the use and, above all, to the selection and implementation of information technologies and communication through a systematic review. From the survey results, a methodological approach was proposed in two stages that systematize the process of selection and implementation of ICT, taking into consideration the particularities of the school environment of educational institutions. Each stage is divided into steps that identify factors that if not considered may cause gaps that may interfere with the process of teaching and learning. To identify and analyze the use of ICT and the need for a methodological approach in this process, a survey was conducted from a questionnaire administered to managers and teachers from public and private schools. The results show that despite the professionals using ICT, the main difficulties or needs are related to the lack of planning for their use, which could be avoided with the application of a methodology for selection and implementation of ICT in the teaching and learning process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correia, Ronaldo Celso Messias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Tiago Grajanin de [UNESP]2016-02-24T13:08:55Z2016-02-24T13:08:55Z2016-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13432200086807531075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-02T06:13:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134322Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:25.865306Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica
Methodology for selection and implementation of Information and Communication Technology in basic education teaching
title Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica
spellingShingle Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica
Souza, Tiago Grajanin de [UNESP]
Educação básica
Tecnologia da Informação e Comunicação
Cidadania
Processo de ensino e aprendizagem
Metodologia de seleção e implantação
Teaching and learning process
Basic education
Information and Communication Technologies (ICT)
Citizenship
Selection and implementation methodology
title_short Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica
title_full Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica
title_fullStr Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica
title_full_unstemmed Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica
title_sort Metodologia para seleção e implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da educação básica
author Souza, Tiago Grajanin de [UNESP]
author_facet Souza, Tiago Grajanin de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Ronaldo Celso Messias [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tiago Grajanin de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Tecnologia da Informação e Comunicação
Cidadania
Processo de ensino e aprendizagem
Metodologia de seleção e implantação
Teaching and learning process
Basic education
Information and Communication Technologies (ICT)
Citizenship
Selection and implementation methodology
topic Educação básica
Tecnologia da Informação e Comunicação
Cidadania
Processo de ensino e aprendizagem
Metodologia de seleção e implantação
Teaching and learning process
Basic education
Information and Communication Technologies (ICT)
Citizenship
Selection and implementation methodology
description As vantagens de utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica são cada vez mais evidenciadas em publicações acadêmicas que demonstram que aplicadas ao ensino promovem a dinamização do conteúdo e da forma de transmiti-lo e, de modo geral, proporcionam autonomia e a criatividade aos alunos. Este trabalho apresenta uma investigação sobre as concepções metodológicas em relação ao uso e, sobretudo, à seleção e implantação de tecnologias da informação e comunicação por meio de uma revisão sistemática. A partir dos resultados da pesquisa foi proposta uma abordagem metodológica baseada em duas etapas que sistematizam o processo de seleção e implantação de TIC, levando em consideração as particularidades do ambiente escolar das instituições de ensino. Cada etapa está subdividida em passos que identificam fatores que quando não considerados podem gerar lacunas que venham a interferir no processo de ensino e aprendizagem. Para identificar e analisar o uso de TIC e a necessidade de uma abordagem metodológica nesse processo, foi realizada uma pesquisa a partir de um questionário aplicado aos gestores e professores de escolas públicas e particulares. Os resultados evidenciam que, apesar dos profissionais fazerem uso das TIC, as principais dificuldades ou necessidades estão relacionadas com a falta de planejamento para o seu uso o que poderia ser evitada com a aplicação de uma metodologia de seleção e implantação de TIC no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24T13:08:55Z
2016-02-24T13:08:55Z
2016-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/134322
000868075
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/134322
identifier_str_mv 000868075
31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128697100664832