Clima escolar e desempenho em avaliação externa: adaptação de um instrumento de avaliação do clima e relação com os resultados obtidos em prova externa municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castellini, Thaís São João [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181716
Resumo: O tema da presente dissertação é o clima escolar. O clima escolar não é um conceito simples, no sentido de que não pode ser reduzido a uma única dimensão mensurada objetivamente. Diz respeito às percepções, sentimentos, cognições que os sujeitos integrantes do ambiente escolar possuem em relação a ele. Pode-se dizer também que o clima é a pintura do ambiente escolar, percebendo os aspectos de relações sociais, aprendizagem, comportamento, qualidade de vida e comunicação dentro desse ambiente. Nesse sentido, o clima depende das pessoas que estão envolvidas nele, das relações estabelecidas entre elas e ainda, das pessoas com a estrutura física e organizacional da escola. Esse é um tema atual que já vem sendo estudado em algumas pesquisas realizadas nas escolas do Brasil por meio de aplicação de questionários com estudantes, professores e equipe gestora. Essas pesquisas abordam estudantes de 7º, 8º e 9º anos e do Ensino Médio. Tivemos como objetivos avaliar o clima escolar segundo a perspectiva de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ciclo I, adaptação de um instrumento de clima escolar e validação deste instrumento de clima. Buscou-se também avaliar as relações entre a avaliação do clima e os resultados obtidos em avaliações externas, no caso o sistema de avaliação de rendimento escolar de uma cidade do interior de São Paulo. Os procedimentos metodológicos consistiram em: levantamento bibliográfico sobre clima escolar e avaliações externas governamentais, adaptação do questionário de avaliação do clima para estudantes, levantamento das escolas municipais da cidade estudada em relação aos resultados obtidos na avaliação externa com o objetivo de selecionar duas escolas com notas melhores e duas com notas piores, aplicando o questionário nas escolas selecionadas e relação dos resultados obtidos com os resultados da avaliação externa. Concluímos que por meio das análises e resultados obtidos nas escolas participantes denominadas B, D, F e H, a percepção do clima é melhor nas dimensões intimidação, afetividade, autoridade, regras, sanções e segurança nas escolas em que a nota na avaliação externa é maior.
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Nesse sentido, o clima depende das pessoas que estão envolvidas nele, das relações estabelecidas entre elas e ainda, das pessoas com a estrutura física e organizacional da escola. Esse é um tema atual que já vem sendo estudado em algumas pesquisas realizadas nas escolas do Brasil por meio de aplicação de questionários com estudantes, professores e equipe gestora. Essas pesquisas abordam estudantes de 7º, 8º e 9º anos e do Ensino Médio. Tivemos como objetivos avaliar o clima escolar segundo a perspectiva de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ciclo I, adaptação de um instrumento de clima escolar e validação deste instrumento de clima. Buscou-se também avaliar as relações entre a avaliação do clima e os resultados obtidos em avaliações externas, no caso o sistema de avaliação de rendimento escolar de uma cidade do interior de São Paulo. Os procedimentos metodológicos consistiram em: levantamento bibliográfico sobre clima escolar e avaliações externas governamentais, adaptação do questionário de avaliação do clima para estudantes, levantamento das escolas municipais da cidade estudada em relação aos resultados obtidos na avaliação externa com o objetivo de selecionar duas escolas com notas melhores e duas com notas piores, aplicando o questionário nas escolas selecionadas e relação dos resultados obtidos com os resultados da avaliação externa. Concluímos que por meio das análises e resultados obtidos nas escolas participantes denominadas B, D, F e H, a percepção do clima é melhor nas dimensões intimidação, afetividade, autoridade, regras, sanções e segurança nas escolas em que a nota na avaliação externa é maior.The theme of this dissertation is the school climate. The school climate is not a simple concept, in the sense that it can not be reduced to a single dimension measured objectively. It concerns the perceptions, feelings, and cognitions that the members of the school environment have in relation to it. One can also say that the climate is the painting of the school environment, perceiving the aspects of social relations, learning, behavior, quality of life and communication within this environment. In this sense, the climate depends on the people who are involved in it, the relations established between them and still, on the people with the physical and organizational structure of the school. This is a current topic that has already been studied in some studies conducted in schools in Brazil through the application of questionnaires with students, teachers and management team. These surveys address students in grades 7, 8 and 9 and in high school. We aimed to evaluate the school climate according to the perspective of students of the 4th year of elementary school cycle I, adaptation of a school climate instrument and validation of this climate instrument. It was also sought to evaluate the relationship between climate assessment and the results obtained in external evaluations, in the case of the school performance evaluation system of a city in the interior of São Paulo. The methodological procedures consisted of: bibliographical survey on school climate and external governmental evaluations, adaptation of the questionnaire to assess the climate for students, survey of the municipal schools of the city studied in relation to the results obtained in the external evaluation with the objective of selecting two schools with notes better and two with worse scores, applying the questionnaire in the selected schools and the relation of the results obtained with the results of the external evaluation. We conclude that the perception of climate is better in the dimensions of intimidation, affectivity, authority, rules, sanctions and safety in schools in which the grade in the external evaluation is evaluated by means of the analyzes and results obtained in the participating schools called B, D, F and H. bigger.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bataglia, Patrícia Unger Raphael [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castellini, Thaís São João [UNESP]2019-04-24T13:32:43Z2019-04-24T13:32:43Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18171600091558833004110040P548239367388522640000-0002-2575-3020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181716Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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