A eficácia no desenvolvimento da criatividade em alunos com e sem superdotação por meio de suplementação em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Remoli, Taís Crema [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149800
Resumo: Sabe-se que, no Brasil, poucos alunos com superdotação são identificados e que, ainda mais problemática, é a questão do oferecimento de atividades suplementares a tal público-alvo a partir de áreas de seu interesse. Por isto, optou-se por realizar um programa de suplementação para crianças com superdotação que demonstraram entusiasmo em aprender língua inglesa, visto que tal disciplina ainda não fazia parte de sua grade curricular por estudarem em uma escola estadual para alunos até 5º ano do Ensino Fundamental. Tal programa foi elaborado com o objetivo de desenvolver não apenas a língua inglesa, mas também a criatividade dos participantes a partir da concepção dos três anéis de Renzulli. Alunos sem superdotação e com as mesmas características do primeiro grupo ingressaram no projeto, totalizando 12 participantes, seis meninos e seis meninas. O trabalho foi realizado durante o segundo semestre de 2015 em uma escola periférica localizada em uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo, tendo como objetivos verificar o desenvolvimento da criatividade antes e após o programa de suplementação, comparar o desempenho dos grupos e analisar a intervenção realizada. As doze crianças fizeram parte do programa de desenvolvimento da criatividade por meio da língua inglesa simultaneamente, compondo um único grupo que se reuniu semanalmente por duas horas, após o período de aulas regulares, em um total de quatorze encontros. Os instrumentos utilizados para a comparação dos resultados de pré e pós-testes de ambos os grupos foram: atividade de língua inglesa (elaborada pela pesquisadora), Teste de Torrance e Teste de Criatividade Figural Infantil. Como resultados, obteve-se que ambos os grupos apresentaram rendimento no aprendizado da segunda língua, com destaque para o grupo sem superdotação. Após a comparação estatística efetuada pelos testes Wilcoxon e Mann-Whitney, verificou-se que diferentes medidas de criatividade foram ampliadas nos grupos, havendo maior significância para os alunos sem superdotação. Dois questionários foram utilizados como medida de validade social, um a respeito da opinião dos participantes e um para seus responsáveis, avaliando suas impressões a respeito do programa oferecido. Por meio das respostas dos participantes e de seus responsáveis, conclui-se que o programa de suplementação foi considerado relevante e despertou o interesse pelo aprendizado da língua inglesa.
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