Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Fernanda [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141683
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como professoras de Educação Física, Pedagogia e Artes se referem à questão da (re)construção da identidade docente no espaço e tempo da formação continuada. Este trabalho apresenta análises preliminares de uma pesquisa longitudinal (2012-2017) que tem como objetivo principal analisar o processo da formação continuada relacionado à identidade docente no cenário contemporâneo e possibilitar análises críticas compartilhadas entre professores(as) da educação básica, docentes universitários e estudantes da graduação. A pesquisa é de natureza qualitativa e participam dezessete professoras (da ed. infantil e ens. fundamental), cursistas de um programa de formação continuada no âmbito da Cultura Corporal de Movimento, promovido por uma Universidade Pública em parceria com uma Secretaria Municipal de Educação paulista. Os dados foram coletados por grupo focal e observações de campo. Concluiu-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada com a constituição da identidade docente, valorizada pelas professoras como um elemento que possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais e assim manter o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade revelou-se no espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente concepções sobre o que é ser professor. As professoras revelaram, ainda, a necessidade de oportunidades para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, portadoras de uma identidade profissional própria. Entende-se que a formação desenvolvida na perspectiva crítica e colaborativa é propícia para (re)construir a identidade coletiva.
id UNSP_ab9364f58087f56c18a47387cf81bc4a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141683
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docenteO objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como professoras de Educação Física, Pedagogia e Artes se referem à questão da (re)construção da identidade docente no espaço e tempo da formação continuada. Este trabalho apresenta análises preliminares de uma pesquisa longitudinal (2012-2017) que tem como objetivo principal analisar o processo da formação continuada relacionado à identidade docente no cenário contemporâneo e possibilitar análises críticas compartilhadas entre professores(as) da educação básica, docentes universitários e estudantes da graduação. A pesquisa é de natureza qualitativa e participam dezessete professoras (da ed. infantil e ens. fundamental), cursistas de um programa de formação continuada no âmbito da Cultura Corporal de Movimento, promovido por uma Universidade Pública em parceria com uma Secretaria Municipal de Educação paulista. Os dados foram coletados por grupo focal e observações de campo. Concluiu-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada com a constituição da identidade docente, valorizada pelas professoras como um elemento que possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais e assim manter o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade revelou-se no espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente concepções sobre o que é ser professor. As professoras revelaram, ainda, a necessidade de oportunidades para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, portadoras de uma identidade profissional própria. Entende-se que a formação desenvolvida na perspectiva crítica e colaborativa é propícia para (re)construir a identidade coletiva.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências (FC)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências (FC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Fernanda [UNESP]Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]2016-07-19T13:00:01Z2016-07-19T13:00:01Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6308-6320application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6308-63202357-7819http://hdl.handle.net/11449/141683ISSN2357-7819-2014-6308-6320.pdf98469553071865510000-0002-4760-4712porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-07T06:07:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141683Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:16:58.676087Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente
title Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente
spellingShingle Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente
Rossi, Fernanda [UNESP]
title_short Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente
title_full Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente
title_fullStr Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente
title_full_unstemmed Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente
title_sort Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente
author Rossi, Fernanda [UNESP]
author_facet Rossi, Fernanda [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
author_role author
author2 Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Fernanda [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
description O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como professoras de Educação Física, Pedagogia e Artes se referem à questão da (re)construção da identidade docente no espaço e tempo da formação continuada. Este trabalho apresenta análises preliminares de uma pesquisa longitudinal (2012-2017) que tem como objetivo principal analisar o processo da formação continuada relacionado à identidade docente no cenário contemporâneo e possibilitar análises críticas compartilhadas entre professores(as) da educação básica, docentes universitários e estudantes da graduação. A pesquisa é de natureza qualitativa e participam dezessete professoras (da ed. infantil e ens. fundamental), cursistas de um programa de formação continuada no âmbito da Cultura Corporal de Movimento, promovido por uma Universidade Pública em parceria com uma Secretaria Municipal de Educação paulista. Os dados foram coletados por grupo focal e observações de campo. Concluiu-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada com a constituição da identidade docente, valorizada pelas professoras como um elemento que possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais e assim manter o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade revelou-se no espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente concepções sobre o que é ser professor. As professoras revelaram, ainda, a necessidade de oportunidades para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, portadoras de uma identidade profissional própria. Entende-se que a formação desenvolvida na perspectiva crítica e colaborativa é propícia para (re)construir a identidade coletiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:01Z
2016-07-19T13:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6308-6320
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141683
ISSN2357-7819-2014-6308-6320.pdf
9846955307186551
0000-0002-4760-4712
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141683
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6308-6320
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6308-6320.pdf
9846955307186551
0000-0002-4760-4712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6308-6320
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128339368476672