A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042 http://hdl.handle.net/11449/244843 |
Resumo: | Studies in the area of Science Education argue for the inclusion of literary texts in science classes due to motivation that they would supposedly provoke in students. In this theoretical-empirical article, we aim to defend that the category of motive should prevail because it includes concerns about motivation highlighted by research in Science Education that deal with the relationship between science and literature. To do that, we first present a systematic bibliographic review of historical-dialectical materialism and historical-cultural psychology to explain that motivation is a complex psychopedagogical process, and that such complexity is not taken into account by some studies in the area. We argue that the category of motive works better by incorporating this notion of motivation. We argue that, in addition to motivating the student with books, as proposed by the research area, it is necessary to create motives to migrate from this object in order to get to know the scientific contents. |
id |
UNSP_abd1f7139e3a1fe0ae477387c3f1d93f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244843 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de LeontievLiterature as motivation in Science classes: an analysis based on Leontiev's motive categoryScience teachingMotivation for learningScience and literatureDialectical historical materialismCultural historical psychologyEnsino de ciênciasMotivação para aprendizagemCiência e literaturaMaterialismo histórico-dialéticoPsicologia histórico-culturalStudies in the area of Science Education argue for the inclusion of literary texts in science classes due to motivation that they would supposedly provoke in students. In this theoretical-empirical article, we aim to defend that the category of motive should prevail because it includes concerns about motivation highlighted by research in Science Education that deal with the relationship between science and literature. To do that, we first present a systematic bibliographic review of historical-dialectical materialism and historical-cultural psychology to explain that motivation is a complex psychopedagogical process, and that such complexity is not taken into account by some studies in the area. We argue that the category of motive works better by incorporating this notion of motivation. We argue that, in addition to motivating the student with books, as proposed by the research area, it is necessary to create motives to migrate from this object in order to get to know the scientific contents.Alguns estudos da área de Educação em Ciências defendem a inserção de textos literários nas aulas de Ciências em função de uma suposta motivação que eles provocariam nos estudantes. Neste artigo, de natureza teórico-empírica, temos o objetivo de defender que a categoria de motivo supera por incorporação as preocupações com a motivação destacadas por algumas pesquisas em Educação em Ciências que tratam da relação entre Ciência e Literatura. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sistemática do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural para explicitar que a motivação é um processo psicopedagógico complexo e que tal complexidade não é levada em consideração por alguns estudos da área. Defendemos que a categoria de motivo supera por incorporação essa noção de motivação. Argumentamos que, para além de motivar o aluno por meio dos livros, como proposto pela área de pesquisa, é preciso criar motivos para migrar desse objeto para o conhecimento dos conteúdos científicos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e LetrasCAPES: 001Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Valero, Rafaela [UNESP]Massi, Luciana [UNESP]2023-07-29T11:14:53Z2023-07-29T11:14:53Z2022-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.1516-73131980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/24484310.1590/1516-731320220042S1516-73132022000100240S1516-73132022000100240.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:14:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:09:25.046983Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev Literature as motivation in Science classes: an analysis based on Leontiev's motive category |
title |
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev |
spellingShingle |
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev Valero, Rafaela [UNESP] Science teaching Motivation for learning Science and literature Dialectical historical materialism Cultural historical psychology Ensino de ciências Motivação para aprendizagem Ciência e literatura Materialismo histórico-dialético Psicologia histórico-cultural |
title_short |
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev |
title_full |
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev |
title_fullStr |
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev |
title_full_unstemmed |
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev |
title_sort |
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev |
author |
Valero, Rafaela [UNESP] |
author_facet |
Valero, Rafaela [UNESP] Massi, Luciana [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Massi, Luciana [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valero, Rafaela [UNESP] Massi, Luciana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Science teaching Motivation for learning Science and literature Dialectical historical materialism Cultural historical psychology Ensino de ciências Motivação para aprendizagem Ciência e literatura Materialismo histórico-dialético Psicologia histórico-cultural |
topic |
Science teaching Motivation for learning Science and literature Dialectical historical materialism Cultural historical psychology Ensino de ciências Motivação para aprendizagem Ciência e literatura Materialismo histórico-dialético Psicologia histórico-cultural |
description |
Studies in the area of Science Education argue for the inclusion of literary texts in science classes due to motivation that they would supposedly provoke in students. In this theoretical-empirical article, we aim to defend that the category of motive should prevail because it includes concerns about motivation highlighted by research in Science Education that deal with the relationship between science and literature. To do that, we first present a systematic bibliographic review of historical-dialectical materialism and historical-cultural psychology to explain that motivation is a complex psychopedagogical process, and that such complexity is not taken into account by some studies in the area. We argue that the category of motive works better by incorporating this notion of motivation. We argue that, in addition to motivating the student with books, as proposed by the research area, it is necessary to create motives to migrate from this object in order to get to know the scientific contents. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24 2023-07-29T11:14:53Z 2023-07-29T11:14:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022. 1516-7313 1980-850X http://hdl.handle.net/11449/244843 10.1590/1516-731320220042 S1516-73132022000100240 S1516-73132022000100240.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042 http://hdl.handle.net/11449/244843 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022. 1516-7313 1980-850X 10.1590/1516-731320220042 S1516-73132022000100240 S1516-73132022000100240.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
- application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128902670843904 |