A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valero, Rafaela [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Massi, Luciana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042
http://hdl.handle.net/11449/244843
Resumo: Studies in the area of Science Education argue for the inclusion of literary texts in science classes due to motivation that they would supposedly provoke in students. In this theoretical-empirical article, we aim to defend that the category of motive should prevail because it includes concerns about motivation highlighted by research in Science Education that deal with the relationship between science and literature. To do that, we first present a systematic bibliographic review of historical-dialectical materialism and historical-cultural psychology to explain that motivation is a complex psychopedagogical process, and that such complexity is not taken into account by some studies in the area. We argue that the category of motive works better by incorporating this notion of motivation. We argue that, in addition to motivating the student with books, as proposed by the research area, it is necessary to create motives to migrate from this object in order to get to know the scientific contents.
id UNSP_abd1f7139e3a1fe0ae477387c3f1d93f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244843
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de LeontievLiterature as motivation in Science classes: an analysis based on Leontiev's motive categoryScience teachingMotivation for learningScience and literatureDialectical historical materialismCultural historical psychologyEnsino de ciênciasMotivação para aprendizagemCiência e literaturaMaterialismo histórico-dialéticoPsicologia histórico-culturalStudies in the area of Science Education argue for the inclusion of literary texts in science classes due to motivation that they would supposedly provoke in students. In this theoretical-empirical article, we aim to defend that the category of motive should prevail because it includes concerns about motivation highlighted by research in Science Education that deal with the relationship between science and literature. To do that, we first present a systematic bibliographic review of historical-dialectical materialism and historical-cultural psychology to explain that motivation is a complex psychopedagogical process, and that such complexity is not taken into account by some studies in the area. We argue that the category of motive works better by incorporating this notion of motivation. We argue that, in addition to motivating the student with books, as proposed by the research area, it is necessary to create motives to migrate from this object in order to get to know the scientific contents.Alguns estudos da área de Educação em Ciências defendem a inserção de textos literários nas aulas de Ciências em função de uma suposta motivação que eles provocariam nos estudantes. Neste artigo, de natureza teórico-empírica, temos o objetivo de defender que a categoria de motivo supera por incorporação as preocupações com a motivação destacadas por algumas pesquisas em Educação em Ciências que tratam da relação entre Ciência e Literatura. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sistemática do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural para explicitar que a motivação é um processo psicopedagógico complexo e que tal complexidade não é levada em consideração por alguns estudos da área. Defendemos que a categoria de motivo supera por incorporação essa noção de motivação. Argumentamos que, para além de motivar o aluno por meio dos livros, como proposto pela área de pesquisa, é preciso criar motivos para migrar desse objeto para o conhecimento dos conteúdos científicos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e LetrasCAPES: 001Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Valero, Rafaela [UNESP]Massi, Luciana [UNESP]2023-07-29T11:14:53Z2023-07-29T11:14:53Z2022-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.1516-73131980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/24484310.1590/1516-731320220042S1516-73132022000100240S1516-73132022000100240.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:14:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:09:25.046983Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
Literature as motivation in Science classes: an analysis based on Leontiev's motive category
title A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
spellingShingle A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
Valero, Rafaela [UNESP]
Science teaching
Motivation for learning
Science and literature
Dialectical historical materialism
Cultural historical psychology
Ensino de ciências
Motivação para aprendizagem
Ciência e literatura
Materialismo histórico-dialético
Psicologia histórico-cultural
title_short A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
title_full A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
title_fullStr A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
title_full_unstemmed A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
title_sort A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
author Valero, Rafaela [UNESP]
author_facet Valero, Rafaela [UNESP]
Massi, Luciana [UNESP]
author_role author
author2 Massi, Luciana [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valero, Rafaela [UNESP]
Massi, Luciana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Science teaching
Motivation for learning
Science and literature
Dialectical historical materialism
Cultural historical psychology
Ensino de ciências
Motivação para aprendizagem
Ciência e literatura
Materialismo histórico-dialético
Psicologia histórico-cultural
topic Science teaching
Motivation for learning
Science and literature
Dialectical historical materialism
Cultural historical psychology
Ensino de ciências
Motivação para aprendizagem
Ciência e literatura
Materialismo histórico-dialético
Psicologia histórico-cultural
description Studies in the area of Science Education argue for the inclusion of literary texts in science classes due to motivation that they would supposedly provoke in students. In this theoretical-empirical article, we aim to defend that the category of motive should prevail because it includes concerns about motivation highlighted by research in Science Education that deal with the relationship between science and literature. To do that, we first present a systematic bibliographic review of historical-dialectical materialism and historical-cultural psychology to explain that motivation is a complex psychopedagogical process, and that such complexity is not taken into account by some studies in the area. We argue that the category of motive works better by incorporating this notion of motivation. We argue that, in addition to motivating the student with books, as proposed by the research area, it is necessary to create motives to migrate from this object in order to get to know the scientific contents.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
2023-07-29T11:14:53Z
2023-07-29T11:14:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.
1516-7313
1980-850X
http://hdl.handle.net/11449/244843
10.1590/1516-731320220042
S1516-73132022000100240
S1516-73132022000100240.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042
http://hdl.handle.net/11449/244843
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.
1516-7313
1980-850X
10.1590/1516-731320220042
S1516-73132022000100240
S1516-73132022000100240.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128902670843904