A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valero,Rafaela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Massi,Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100240
Resumo: Resumo Alguns estudos da área de Educação em Ciências defendem a inserção de textos literários nas aulas de Ciências em função de uma suposta motivação que eles provocariam nos estudantes. Neste artigo, de natureza teórico-empírica, temos o objetivo de defender que a categoria de motivo supera por incorporação as preocupações com a motivação destacadas por algumas pesquisas em Educação em Ciências que tratam da relação entre Ciência e Literatura. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sistemática do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural para explicitar que a motivação é um processo psicopedagógico complexo e que tal complexidade não é levada em consideração por alguns estudos da área. Defendemos que a categoria de motivo supera por incorporação essa noção de motivação. Argumentamos que, para além de motivar o aluno por meio dos livros, como proposto pela área de pesquisa, é preciso criar motivos para migrar desse objeto para o conhecimento dos conteúdos científicos.
id UNESP-22_04480e88e2c7b2165c0369424e335600
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100240
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de LeontievEnsino de ciênciasMotivação para aprendizagemCiência e literaturaMaterialismo histórico-dialéticoPsicologia histórico-culturalResumo Alguns estudos da área de Educação em Ciências defendem a inserção de textos literários nas aulas de Ciências em função de uma suposta motivação que eles provocariam nos estudantes. Neste artigo, de natureza teórico-empírica, temos o objetivo de defender que a categoria de motivo supera por incorporação as preocupações com a motivação destacadas por algumas pesquisas em Educação em Ciências que tratam da relação entre Ciência e Literatura. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sistemática do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural para explicitar que a motivação é um processo psicopedagógico complexo e que tal complexidade não é levada em consideração por alguns estudos da área. Defendemos que a categoria de motivo supera por incorporação essa noção de motivação. Argumentamos que, para além de motivar o aluno por meio dos livros, como proposto pela área de pesquisa, é preciso criar motivos para migrar desse objeto para o conhecimento dos conteúdos científicos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100240Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220042info:eu-repo/semantics/openAccessValero,RafaelaMassi,Lucianapor2022-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100240Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:23.203843Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
title A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
spellingShingle A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
Valero,Rafaela
Ensino de ciências
Motivação para aprendizagem
Ciência e literatura
Materialismo histórico-dialético
Psicologia histórico-cultural
title_short A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
title_full A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
title_fullStr A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
title_full_unstemmed A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
title_sort A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev
author Valero,Rafaela
author_facet Valero,Rafaela
Massi,Luciana
author_role author
author2 Massi,Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valero,Rafaela
Massi,Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Motivação para aprendizagem
Ciência e literatura
Materialismo histórico-dialético
Psicologia histórico-cultural
topic Ensino de ciências
Motivação para aprendizagem
Ciência e literatura
Materialismo histórico-dialético
Psicologia histórico-cultural
description Resumo Alguns estudos da área de Educação em Ciências defendem a inserção de textos literários nas aulas de Ciências em função de uma suposta motivação que eles provocariam nos estudantes. Neste artigo, de natureza teórico-empírica, temos o objetivo de defender que a categoria de motivo supera por incorporação as preocupações com a motivação destacadas por algumas pesquisas em Educação em Ciências que tratam da relação entre Ciência e Literatura. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sistemática do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural para explicitar que a motivação é um processo psicopedagógico complexo e que tal complexidade não é levada em consideração por alguns estudos da área. Defendemos que a categoria de motivo supera por incorporação essa noção de motivação. Argumentamos que, para além de motivar o aluno por meio dos livros, como proposto pela área de pesquisa, é preciso criar motivos para migrar desse objeto para o conhecimento dos conteúdos científicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100240
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959293775872