Construção da imagem corporal na fase pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Andréa Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118355
Resumo: Schilder(1980) defines body image as the figuration of the body in your mind,ie to the way the body is presented to all. This image is constructed from six months in the infant´s contact with his mother by touch,thought the reflection of his image in the mirror and then in the contexto f activies préschool- didatic educator pedagogical proposes by consolidating the six years age. This importance of stdying the construction of body image pré-school educator is to prevent a failure in the process causing the child to change that image generating blocks and physical or psychological dificulties in the socialization process of children by promoting distortion of body image . O study objective is to understand how such package is the process of building up this image in preschool and your contribution to the process of learning of child. A methodology was a research review on amaig body, enconpassing the overall development of child and adult disorders the failure of the process constructive in this picture and a brief educational propose of how early childhood educator can work with this theme in pré-school. This study concluded that this topic is important to be working in the Field of education encompasses a degree in Physical Education and Pedagogy words.
id UNSP_ac65b74d09dbd72c5ea05f155d6360ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118355
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Construção da imagem corporal na fase pré-escolarPsicologia da aprendizagemCrescimento humanoDesenvolvimento humanoSchilder(1980) defines body image as the figuration of the body in your mind,ie to the way the body is presented to all. This image is constructed from six months in the infant´s contact with his mother by touch,thought the reflection of his image in the mirror and then in the contexto f activies préschool- didatic educator pedagogical proposes by consolidating the six years age. This importance of stdying the construction of body image pré-school educator is to prevent a failure in the process causing the child to change that image generating blocks and physical or psychological dificulties in the socialization process of children by promoting distortion of body image . O study objective is to understand how such package is the process of building up this image in preschool and your contribution to the process of learning of child. A methodology was a research review on amaig body, enconpassing the overall development of child and adult disorders the failure of the process constructive in this picture and a brief educational propose of how early childhood educator can work with this theme in pré-school. This study concluded that this topic is important to be working in the Field of education encompasses a degree in Physical Education and Pedagogy words.Schilder (1980) define a imagem corporal como sendo a figuração do nosso corpo em nossa mente, ou seja, o modo pelo qual o corpo se apresenta para nós. Essa imagem se constrói desde os seis meses, no contato do bebê com sua mãe pelo toque, através da reflexão de sua imagem no espelho e, posteriormente no contexto préescolar, por atividades didático-pedagógicas propostas pelo educador se consolidando aos seis anos de idade. A importância do estudo da construção dessa imagem pelo educador pré-escolar é evitar que ocorra uma falha nesse processo fazendo com que a criança apresente alterações dessa imagem gerando bloqueios físicos ou psicológicos e dificuldades no processo de sociabilização da criança ou promovendo distorções dessa imagem corporal. O objetivo desse estudo é compreender como ocorre o processo da construção dessa imagem na fase pré-escolar e sua contribuição para o processo da aprendizagem infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre a imagem corporal, englobando o desenvolvimento geral da criança e do adulto, os distúrbios decorrentes da falha do processo construtivo dessa imagem e uma breve proposta pedagógica de como o educador infantil pode trabalhar com este tema na pré-escola. Este estudo concluiu que este tema é importante para ser trabalhado na área de educação englobando a licenciatura em Pedagogia e Educação Física.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Anaruma, Silvia Marina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Andréa Cristina [UNESP]2015-03-23T15:08:26Z2015-03-23T15:08:26Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25 f.application/pdfBORGES, Andréa Cristina. Construção da imagem corporal na fase pré-escolar. 2010. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118355000634563borges_ac_tcc_rcla.pdf0867713879212166Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:47:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118355Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:13.638290Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da imagem corporal na fase pré-escolar
title Construção da imagem corporal na fase pré-escolar
spellingShingle Construção da imagem corporal na fase pré-escolar
Borges, Andréa Cristina [UNESP]
Psicologia da aprendizagem
Crescimento humano
Desenvolvimento humano
title_short Construção da imagem corporal na fase pré-escolar
title_full Construção da imagem corporal na fase pré-escolar
title_fullStr Construção da imagem corporal na fase pré-escolar
title_full_unstemmed Construção da imagem corporal na fase pré-escolar
title_sort Construção da imagem corporal na fase pré-escolar
author Borges, Andréa Cristina [UNESP]
author_facet Borges, Andréa Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anaruma, Silvia Marina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Andréa Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da aprendizagem
Crescimento humano
Desenvolvimento humano
topic Psicologia da aprendizagem
Crescimento humano
Desenvolvimento humano
description Schilder(1980) defines body image as the figuration of the body in your mind,ie to the way the body is presented to all. This image is constructed from six months in the infant´s contact with his mother by touch,thought the reflection of his image in the mirror and then in the contexto f activies préschool- didatic educator pedagogical proposes by consolidating the six years age. This importance of stdying the construction of body image pré-school educator is to prevent a failure in the process causing the child to change that image generating blocks and physical or psychological dificulties in the socialization process of children by promoting distortion of body image . O study objective is to understand how such package is the process of building up this image in preschool and your contribution to the process of learning of child. A methodology was a research review on amaig body, enconpassing the overall development of child and adult disorders the failure of the process constructive in this picture and a brief educational propose of how early childhood educator can work with this theme in pré-school. This study concluded that this topic is important to be working in the Field of education encompasses a degree in Physical Education and Pedagogy words.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:08:26Z
2015-03-23T15:08:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Andréa Cristina. Construção da imagem corporal na fase pré-escolar. 2010. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/118355
000634563
borges_ac_tcc_rcla.pdf
0867713879212166
identifier_str_mv BORGES, Andréa Cristina. Construção da imagem corporal na fase pré-escolar. 2010. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000634563
borges_ac_tcc_rcla.pdf
0867713879212166
url http://hdl.handle.net/11449/118355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129588505608192